Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Doenças Neurodegenerativas

 

29/04/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as doenças neurodegenerativas e seu funcionamento.

Refletir sobre as pesquisas na área e o papel dos avanços na medicina para prevenir e remediar estas doenças.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (eventualmente uma aula a mais para visitação ao lar de idosos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meiose e Mitose.

Alelos, 1° lei de Mendel.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Pergunte aos alunos se eles conhecem o que são as doenças neurodegenerativas. Eles sabem indicar algum exemplo? Quem está mais suscetível a ter doenças assim? As dúvidas que eles tem devem ser registradas por escrito para serem respondidas na instrumentalização.

 

 Pergunte se já ouviram falar sobre o físico Stephen Hawkins. (Biografia deste físico em: http://historia.abril.com.br/ciencia/stephen-hawking-fisico-celebridade-434491.shtml acessado dia 10/04/10).  

Este famoso cientista sofre de uma doença neurodegenerativa. Apresente aos alunos um vídeo em que Stephen Hawkins, disponível em: http://www.radiodelicatessen.com.br/?p=3010 acessado dia 10/04/10.

 Após o vídeo, discutir com os alunos:

Qual é a doença que acomete o famoso físico?

Que sentimentos a presença dele desperta?

A doença dele afetou a sua inteligência?

 Quais as inovações na tecnologia e medicina podem ajudar pessoas com essas doenças?   

AULA 2

 

No laboratório de informática poderemos trabalhar com a pesquisa sobre o que são as doenças neurodegenerativas, visualizar recursos que ilustrem melhor seu funcionamento e trabalhar com a modalidade webquest, que será a base do trabalho de seminário que os alunos irão apresentar ao fim das aulas. A pesquisa inicial poderá ser feita utilizando os sítios recomendados nos recursos adicionais.

No Portal do Professor, temos alguns recursos que ilustram e explicam um pouco mais sobre o tema de nossas aulas.

A vaca louca 

Qual o nome científico desta doença?

Qual o funcionamento desta doença? Que agente é o causador da degeneração neuronal? Há cura?

Como que a doença pode chegar aos humanos?

Outras doenças neurodegenerativas são de herança genética. O recurso de imagem abaixo poderá auxiliar no entendimento da transmissão desta herança.

Auto recessivo 

Que doenças neurodegenerativas são de origem genética? Tem como prever se alguém terá estas doenças? Como?

E o recurso abaixo, fala sobre uma das doenças neurodegenerativas, a Doença de Huntington.

Doença de Huntington   (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10125 acessado dia 09/04/10).  

Como a animação explica os sintomas de um doente de Huntington?

O que é possível de se fazer para minimizar os sintomas desta doença?

AULA 3

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas.

Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest . 

Agora que os alunos já conhecem o básico sobre as doenças neurodegenerativas instrua-os a fazer a webquest desenvolvida para este fim, que se encontra no seguinte endereço: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=15993&id_pagina=1   acessado dia 11/04/10. 

AULA 4

Após a realização da webquest proponha uma problematização aos alunos. Em suas equipes eles deverão analisar o caso abaixo e dar o diagnóstico do que o paciente tem e como deve ser medicado. Eles deverão elaborar seu diagnóstico em um documento e entregar para o professor. Esta será uma parte da avaliação das aulas.

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

O paciente de 45 anos, apresenta movimentos irregulares e bruscos nas mãos e também movimentos involutários na face. Tem dificuldade de engolir e caminhar. Apresenta traços de depressão e irritabilidade.

Como pode ser visto, as doenças neurodegenerativas acometem principalmente os idosos e infelizmente a maioria delas não tem cura, apenas tratamento para amenizar os sintomas. Proponha aos alunos uma visita a algum lar de idosos. A atenção e presença dos jovens poderá ser um bom “remédio” aos velhinhos que muitas vezes não recebem nem a visita dos familiares.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Auto recessivo Imagem
A vaca louca Áudio
Doença de Huntington Animação/simulação
Recursos Complementares

Tutorial Webquest. Disponível em: TUTORIAL PARA CRIAR E EDITAR WEBQUEST: RECURSOS BÁSICOS 1 WebQuest ... (acessado dia 08/04/10). http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf   (acessado dia 12/04/10). 

 

 

Avaliação

AVALIAÇÃO

A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos alunos.

Alguns critérios que podem ser avaliados no seminário: conteúdo, número e qualidade das fontes pesquisadas, oralidade, postura, organização, integração da equipe, pontualidade.

Também poderá propor que os alunos se autoavaliem, para isto utilize a tabela a seguir.

Regular: 1,0

Bom: 2,0

Ótimo: 2,5

Interesse

Meu interesse foi pouco, o tema não despertou interesse.

O tema despertou meu interesse, mas de maneira superficial. Pesquisei em alguns sites apenas.

O tema despertou meu interesse de maneira aprofundada. Pesquisei em mais de 3 sites sobre o assunto.

Participação

Participei pouco ou faltei em algumas atividades.

Participei em todas as atividades.

Participei em todas as atividades de maneira ativa, buscando respostas e propondo perguntas.

Pontualidade e organização

Não entreguei as tarefas ou as entreguei atrasadas.

Entreguei algumas tarefas pontualmente. A organização poderia ser melhor.

Entreguei todas tarefas pontualmente. Todas bem organizadas.

Resolução das atividades

As atividades não foram resolvidas a contento.

As atividades foram resolvidas de maneira eficaz mas superficial.

As atividades foram resolvidas de maneira eficaz e bem aprofundadas.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.