29/04/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar as doenças neurodegenerativas e seu funcionamento.
Refletir sobre as pesquisas na área e o papel dos avanços na medicina para prevenir e remediar estas doenças.
Meiose e Mitose.
Alelos, 1° lei de Mendel.
AULA 1
Pergunte aos alunos se eles conhecem o que são as doenças neurodegenerativas. Eles sabem indicar algum exemplo? Quem está mais suscetível a ter doenças assim? As dúvidas que eles tem devem ser registradas por escrito para serem respondidas na instrumentalização.
Pergunte se já ouviram falar sobre o físico Stephen Hawkins. (Biografia deste físico em: http://historia.abril.com.br/ciencia/stephen-hawking-fisico-celebridade-434491.shtml acessado dia 10/04/10).
Este famoso cientista sofre de uma doença neurodegenerativa. Apresente aos alunos um vídeo em que Stephen Hawkins, disponível em: http://www.radiodelicatessen.com.br/?p=3010 acessado dia 10/04/10.
Após o vídeo, discutir com os alunos:
Qual é a doença que acomete o famoso físico?
Que sentimentos a presença dele desperta?
A doença dele afetou a sua inteligência?
Quais as inovações na tecnologia e medicina podem ajudar pessoas com essas doenças?
AULA 2
No laboratório de informática poderemos trabalhar com a pesquisa sobre o que são as doenças neurodegenerativas, visualizar recursos que ilustrem melhor seu funcionamento e trabalhar com a modalidade webquest, que será a base do trabalho de seminário que os alunos irão apresentar ao fim das aulas. A pesquisa inicial poderá ser feita utilizando os sítios recomendados nos recursos adicionais.
No Portal do Professor, temos alguns recursos que ilustram e explicam um pouco mais sobre o tema de nossas aulas.
Qual o nome científico desta doença?
Qual o funcionamento desta doença? Que agente é o causador da degeneração neuronal? Há cura?
Como que a doença pode chegar aos humanos?
Outras doenças neurodegenerativas são de herança genética. O recurso de imagem abaixo poderá auxiliar no entendimento da transmissão desta herança.
Que doenças neurodegenerativas são de origem genética? Tem como prever se alguém terá estas doenças? Como?
E o recurso abaixo, fala sobre uma das doenças neurodegenerativas, a Doença de Huntington.
Doença de Huntington (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10125 acessado dia 09/04/10).
Como a animação explica os sintomas de um doente de Huntington?
O que é possível de se fazer para minimizar os sintomas desta doença?
É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas.
Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest .
Agora que os alunos já conhecem o básico sobre as doenças neurodegenerativas instrua-os a fazer a webquest desenvolvida para este fim, que se encontra no seguinte endereço: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=15993&id_pagina=1 acessado dia 11/04/10.
AULA 4
Após a realização da webquest proponha uma problematização aos alunos. Em suas equipes eles deverão analisar o caso abaixo e dar o diagnóstico do que o paciente tem e como deve ser medicado. Eles deverão elaborar seu diagnóstico em um documento e entregar para o professor. Esta será uma parte da avaliação das aulas.
ESTUDO DE CASO CLÍNICO
O paciente de 45 anos, apresenta movimentos irregulares e bruscos nas mãos e também movimentos involutários na face. Tem dificuldade de engolir e caminhar. Apresenta traços de depressão e irritabilidade.
Como pode ser visto, as doenças neurodegenerativas acometem principalmente os idosos e infelizmente a maioria delas não tem cura, apenas tratamento para amenizar os sintomas. Proponha aos alunos uma visita a algum lar de idosos. A atenção e presença dos jovens poderá ser um bom “remédio” aos velhinhos que muitas vezes não recebem nem a visita dos familiares.
Nome | Tipo |
---|---|
Auto recessivo | Imagem |
A vaca louca | Áudio |
Doença de Huntington | Animação/simulação |
Tutorial Webquest. Disponível em: TUTORIAL PARA CRIAR E EDITAR WEBQUEST: RECURSOS BÁSICOS 1 WebQuest ... (acessado dia 08/04/10). http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado dia 12/04/10).
AVALIAÇÃO
A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos alunos.
Alguns critérios que podem ser avaliados no seminário: conteúdo, número e qualidade das fontes pesquisadas, oralidade, postura, organização, integração da equipe, pontualidade.
Também poderá propor que os alunos se autoavaliem, para isto utilize a tabela a seguir.
|
Regular: 1,0 |
Bom: 2,0 |
Ótimo: 2,5 |
Interesse |
Meu interesse foi pouco, o tema não despertou interesse. |
O tema despertou meu interesse, mas de maneira superficial. Pesquisei em alguns sites apenas. |
O tema despertou meu interesse de maneira aprofundada. Pesquisei em mais de 3 sites sobre o assunto. |
Participação |
Participei pouco ou faltei em algumas atividades. |
Participei em todas as atividades. |
Participei em todas as atividades de maneira ativa, buscando respostas e propondo perguntas. |
Pontualidade e organização |
Não entreguei as tarefas ou as entreguei atrasadas. |
Entreguei algumas tarefas pontualmente. A organização poderia ser melhor. |
Entreguei todas tarefas pontualmente. Todas bem organizadas. |
Resolução das atividades |
As atividades não foram resolvidas a contento. |
As atividades foram resolvidas de maneira eficaz mas superficial. |
As atividades foram resolvidas de maneira eficaz e bem aprofundadas. |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!