23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos sobre as leis de trânsito:
Sugestão de perguntas:
- meio de transporte utilizado para chegar à escola;
- a família possui algum meio de transporte automotor: carro, moto, ônibus, caminhão, trator, van, barco, etc.;
- quais os cuidados necessários ao utilizar esse meio de transporte;
- se alguém (o aluno ou casos na família) já sofreu ou cometeu alguma violência no trânsito.
Após a breve discussão o professor pode utilizar a música Rua da Passagem (trânsito) composição de Arnaldo Antunes e Lenine. Caso o professor não tenha acesso ao áudio pode utilizar o vídeo clip disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks
Agora apresente à turma a letra da música:
rua da passagem (trânsito) - Arnaldo Antunes Composição: Arnaldo Antunes / Lenine
os curiosos atrapalham o trânsito não adianta esquentar a cabeça dando seta pra mudar de pista pisca alerta pra encostar na guia já buzinou, espere, não insista, devagar pra contemplar a vista não se deve atropelar um cachorro todo mundo tem direito à vida motoqueiro caminhão pedestre mas tem que dirigir direito tanto faz você chegar primeiro é melhor você chegar inteiro a cidade é tanto do mendigo todo mundo tem direito à vida travesti trabalhador turista todo mundo tem direito à vida sem ter medo de andar na rua todo mundo tem direito à vida boa noite, tudo bem, bom dia, pisca alerta pra encostar na guia |
Discuta com os alunos o significado de algumas expressões e relacione com o cotidiano dos alunos, as situações relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos e deveres do cidadão tanto no trânsito quanto no convívio na sociedade.
Atividade: Atenção professor! Prepare seu material, selecione algumas placas, amplie e reproduza para facilitar a visualização dos alunos. Consulte em Recursos Complementares alguns sites que abordam o tema. |
Aula 02:
É hora dos alunos apresentarem os resultados da pesquisa, cada aluno ou grupo deverá apresentar a placa escolhida e seu significado.
Durante as apresentações o professor deverá explicar os significados de índice, signo e símbolo e de que forma nos relacionamos com esses termos.
Ícone é um signo que tem alguma semelhança com o objeto representado. Exemplos de signo icônico: a escultura de uma mulher, uma fotografia de um carro, e mais genericamente, um diagrama, um esquema.
Índice é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. O signo inicial tem alguma qualidade em comum com o objeto especial, embora não seja isto que o torna um signo, mas sim, o fato de ser modificado pelo objeto. Por exemplo: fumaça é signo indicial de fogo, um campo molhado é índice de que choveu, uma seta colocada em cruzamento é índice do caminho a ser seguido.
Símbolo é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de uma associação de idéias produzidas por uma convenção. O signo é marcado pela arbitrariedade. Peirce observa que o símbolo é de natureza geral, tanto quanto o objeto denotado; mas, como aquilo que é geral também deve existir nos casos determinados, pode-se dizer que esses casos indiretamente afetam o símbolo, razão pela qual há no símbolo uma certa espécie de índice. Mesmo assim, a razão de existência do símbolo não deve ser procurada nessa afetação, mas em seu caráter convencional, arbitrário. Exemplo: qualquer das palavras de uma língua, a cor verde como símbolo de esperança, etc. NETO, J. T. C. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. p. 58. |
Para complementar a explicação apresente à turma algumas placas que não foram indicadas pelos alunos e comente o significado delas.
Agora é hora dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, para isso o professor deverá reservar o laboratório de informática da escola.
Em duplas os alunos deverão acessar o recurso: Trânsito legal disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13105/transitolegal.swf e organizar o trânsito da cidade. Após o termino da atividade cada aluno deverá fazer uma redação sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema, as dificuldades encontradas e de que forma esse tema irá contribuir para sua formação e convívio na sociedade.
|
Sugestão de avaliação:
Critérios | Razoável | Mediano | Bom |
Participação durante as discussões | |||
Participação nas atividades | |||
Envolvimento com o tema | |||
Respeito à contribuição dos colegas | |||
Comportamento durante a discussão | |||
Comportamento durante a elaboração da atividade |
Nome | Tipo |
---|---|
Trânsito legal | Animação/simulação |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2011
Cinco estrelasmuito legal adquiri muitos conhecimento...
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela elaboração da proposta! Além de clara e objetiva, há diversas sugestões de recursos úteis e motivantes para os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula achei bem interessante e criativa.
24/03/2010
Sem estrelasParabenizo pelo desenvolver da sua aula,pois são questões muito poucas lembradas nas salas de aula,desperta a curiosidade do seu aluno e desenvolve o seu intelecto em relação ao trânsito.Isoo acaba beneficiando seu aluno na questão de uma educação de qualidade e respeito mutuo no trânsito.Respeitando a propiria vida e a vida dos proximos.Bjuxx e abracos
24/03/2010
Sem estrelaso CONTEÚDO SOBRE èTICA, ESTÁ MUITO BEM ELABORADO, É SOBRE TRÂNSITO, mas não é o que procuro:moro cidade muito pequena,3000 hab.O que estou procurando é exatamente assuntos relacionados sobre,comportamento,violência,respeito mútuo,já que minha turma é muito briguenta, mau comportados,etc..Seria ,assuntos para eu poder dar em aulas de SOCIEDADE E CULTURA. sIM E SSOBRE TRANSITO, AQUI ONDE MORO ,não em semáforos, transito pouco.abraços a todos vocês.Profª Áurea
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo ótimo trabalho. Esta atividade é o que eu preciso para trabalhar ética e cidadania sem tornar o assunto massante. Gostei muito. Obrigada.