Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A vida em trânsito

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar nos alunos a consciência no trânsito, as relações sociais, acordos e limites para o convívio em sociedade, o respeito mútuo e a solidariedade, a diferença entre ícones, índice e símbolo, e a interpretação dos mesmos no trânsito.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos sobre as leis de trânsito:
Sugestão de perguntas:
- meio de transporte utilizado para chegar à escola;
- a família possui algum meio de transporte automotor: carro, moto, ônibus, caminhão, trator, van, barco, etc.;
- quais os cuidados necessários ao utilizar esse meio de transporte;
- se alguém (o aluno ou casos na família) já sofreu ou cometeu alguma violência no trânsito.

Após a breve discussão o professor pode utilizar a música Rua da Passagem (trânsito) composição de Arnaldo Antunes e Lenine. Caso o professor não tenha acesso ao áudio pode utilizar o vídeo clip disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks

Agora apresente à turma a letra da música:

rua da passagem (trânsito) - Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Lenine

 

os curiosos atrapalham o trânsito
gentileza é fundamental

não adianta esquentar a cabeça
não precisa avançar no sinal

dando seta pra mudar de pista
ou pra entrar na transversal

pisca alerta pra encostar na guia
pára brisa para o temporal

já buzinou, espere, não insista,
desencoste o seu do meu metal

devagar pra contemplar a vista
menos peso do pé no pedal

não se deve atropelar um cachorro
nem qualquer outro animal

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

motoqueiro caminhão pedestre
carro importado carro nacional

mas tem que dirigir direito
para não congestionar o local

tanto faz você chegar primeiro
o primeiro foi seu ancestral

é melhor você chegar inteiro
com seu venoso e seu arterial

a cidade é tanto do mendigo
quanto do policial

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

travesti trabalhador turista
solitário família casal

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

sem ter medo de andar na rua
porque a rua é o seu quintal

todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual

boa noite, tudo bem, bom dia,
gentileza é fundamental

pisca alerta pra encostar na guia
com licença, obrigado, até logo, tiau.

 

 Discuta com os alunos o significado de algumas expressões e relacione com o cotidiano dos alunos, as situações relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos e deveres do cidadão tanto no trânsito quanto no convívio na sociedade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1858/imagens/sugestoes.gif

Atividade:
Para a próxima aula a turma deverá trazer desenhos, imagens, fotos, sobre os sinais de trânsito disponíveis em sua cidade, bairro ou no trajeto para escola. 

Atenção professor! Prepare seu material, selecione algumas placas, amplie e reproduza para facilitar a visualização dos alunos. Consulte em Recursos Complementares alguns sites que abordam o tema.



Aula 02:
É hora dos alunos apresentarem os resultados da pesquisa, cada aluno ou grupo deverá apresentar a placa escolhida e seu significado.

Durante as apresentações o professor deverá explicar os significados de índice, signo e símbolo e de que forma nos relacionamos com esses termos.

 

Ícone é um signo que tem alguma semelhança com o objeto representado. Exemplos de signo icônico: a escultura de uma mulher, uma fotografia de um carro, e mais genericamente, um diagrama, um esquema.

 

Índice é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. O signo inicial tem alguma qualidade em comum com o objeto especial, embora não seja isto que o torna um signo, mas sim, o fato de ser modificado pelo objeto. Por exemplo: fumaça é signo indicial de fogo, um campo molhado é índice de que choveu, uma seta colocada em cruzamento é índice do caminho a ser seguido.

 

Símbolo é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de uma associação de idéias produzidas por uma convenção. O signo é marcado pela arbitrariedade. Peirce observa que o símbolo é de natureza geral, tanto quanto o objeto denotado; mas, como aquilo que é geral também deve existir nos casos determinados, pode-se dizer que esses casos indiretamente afetam o símbolo, razão pela qual há no símbolo uma certa espécie de índice. Mesmo assim, a razão de existência do símbolo não deve ser procurada nessa afetação, mas em seu caráter convencional, arbitrário. Exemplo: qualquer das palavras de uma língua, a cor verde como símbolo de esperança, etc.

NETO, J. T. C. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. p. 58.

 

Para complementar a explicação apresente à turma algumas placas que não foram indicadas pelos alunos e comente o significado delas.

Agora é hora dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, para isso o professor deverá reservar o laboratório de informática da escola.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1858/imagens/ROTEIROS.gif

Em duplas os alunos deverão acessar o recurso: Trânsito legal disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13105/transitolegal.swf e organizar o trânsito da cidade.


Após o termino da atividade cada aluno deverá fazer uma redação sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema, as dificuldades encontradas e de que forma esse tema irá contribuir para sua formação e convívio na sociedade.

 

Sugestão de avaliação:

Critérios Razoável Mediano Bom
Participação durante as discussões      
Participação nas atividades      
Envolvimento com o tema      
Respeito à contribuição dos colegas      
Comportamento durante a discussão      
Comportamento durante a elaboração da atividade      

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trânsito legal Animação/simulação
Recursos Complementares
Indicações de placas de trânsito e quis para testar os conhecimentos: http://www.tuduseu.com/placas.htm Placas de sinalização de trânsito: http://www.detran.ba.gov.br/educacao/regulamentacao.php
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade. Para auxiliar na avaliação sugerimos uma tabela em Estratégias da Aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • valdirene pereira dos santos, porto vilma , Mato Grosso do Sul - disse:
    val.gloria@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    muito legal adquiri muitos conhecimento...


  • LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    luciannadelima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela elaboração da proposta! Além de clara e objetiva, há diversas sugestões de recursos úteis e motivantes para os alunos.


  • Nilson Francisco da Silva, EM PROFª. ELZA FARIAS KINTSCHEV REAL , Mato Grosso do Sul - disse:
    nil0911@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula achei bem interessante e criativa.


  • Simone Carneiro Machado Martins, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    batonrosa1@bol.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Parabenizo pelo desenvolver da sua aula,pois são questões muito poucas lembradas nas salas de aula,desperta a curiosidade do seu aluno e desenvolve o seu intelecto em relação ao trânsito.Isoo acaba beneficiando seu aluno na questão de uma educação de qualidade e respeito mutuo no trânsito.Respeitando a propiria vida e a vida dos proximos.Bjuxx e abracos


  • Aurea Ferreira da silva oliveira, COLEGIO ESTADUAL AUGUSTO FRANCO , Sergipe - disse:
    Aureafos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    o CONTEÚDO SOBRE èTICA, ESTÁ MUITO BEM ELABORADO, É SOBRE TRÂNSITO, mas não é o que procuro:moro cidade muito pequena,3000 hab.O que estou procurando é exatamente assuntos relacionados sobre,comportamento,violência,respeito mútuo,já que minha turma é muito briguenta, mau comportados,etc..Seria ,assuntos para eu poder dar em aulas de SOCIEDADE E CULTURA. sIM E SSOBRE TRANSITO, AQUI ONDE MORO ,não em semáforos, transito pouco.abraços a todos vocês.Profª Áurea


  • Ione Gonçalves, C.E. Natividade Patrício Antunes , Rio de Janeiro - disse:
    ionegmsilveira@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo ótimo trabalho. Esta atividade é o que eu preciso para trabalhar ética e cidadania sem tornar o assunto massante. Gostei muito. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.