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O editorial: um recurso jornalístico de opinião

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, a partir desta sequência de aulas, o aluno deverá ser capaz de:

  • Refletir sobre o gênero editorial.
  • Problematizar e analisar o conceito de formalidade e informalidade, no que diz respeito ao conteúdo de um editorial jornalístico.
  • Observar a linguagem empregada nesse formato de texto e sua intercessão com o público alvo.
  • Produzir textos a partir do gênero em estudo.
  • Extrair informações relevantes do gênero textual em questão.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para ter sucesso com essa proposta de aula, é importante que os alunos saibam reconhecer um editorial, diferenciando-o de outras partes de um jornal. Para encontrar essas informações, acesse o site http://pessoas.hsw.uol.com.br/jornais3.htm - O que são editoriais? - acesso em 11/04/2010, ou ainda o site http://resistir.info/mur/sobre_o_editorial.html - Sobre o editorial - acesso em 11/04/2010.

Além disso, é preciso que eles saibam previamente como criar um blog, pois isso será necessário em uma das estratégias de aula. No site do Portal do Professor está disponível a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804 - Literoblog: a criação de um diário de classe em sala de aula - acesso em 11/04/2010.

Outro conhecimento importante é que os alunos saibam no que consiste um seminário. Encontre informações sobre isso na aula do Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277 – Expondo ideias: como se apresentar um seminário - acesso em 11/04/2010. 

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Professor, os objetivos dessa aula são de que os alunos saibam diferenciar o editorial das outras partes que compõem um jornal. Então, comece explicando a eles que o editorial é um texto que se dedica a demonstrar a opinião de uma empresa, da direção ou da equipe de redação sobre um determinado tópico de discussão. Essa opinião não precisa ser necessariamente imparcial e objetiva, já que é a expressão do ponto de vista de apenas um dos lados envolvidos em alguma questão. Esse gênero textual é normalmente encontrado em jornais, revistas e textos da internet.

Não se esqueça, professor, de não exigir dos alunos conhecimentos prévios que eles não dominem. Por isso, ofereça a eles uma definição sobre a palavra ‘imparcialidade’, ou destine uns minutos da aula para que eles chequem o significado da palavra no dicionário. Só então, dê continuidade à aula.

Então, explique que um dos formatos de editorial mais comum aparece nas primeiras páginas internas dos jornais, e apresenta uma tipografia bem diferenciada dos demais textos, para demonstrar que é um texto opinativo e não informativo.

O editorialista, pessoa que escreve um editorial, nem sempre assina o seu texto. Muitos editoriais são anônimos, já que o que realmente importa não é a identidade de quem os escreve, mas sim a sua opinião, que representa os interesses de toda a empresa.

Tendo fornecido aos alunos esse primeiro contato com o que é, em teoria, um texto editorial, é hora de partir para a prática.

Selecione previamente alguns jornais ou revistas que tenham um espaço destinado ao editorial. Separe a turma em equipes e distribua tarefas a eles:

1 – inicialmente peça que encontrem no jornal ou revista o editorial.

2 – Na sequência, eles terão que apontar características que comprovem que aquele é realmente o editorial do jornal, baseados no que já ouviram de você ou leram no dicionário.

3 – agora, eles podem apontar, tomando nota no caderno, outras características que não haviam ainda sido pontuadas por você, professor. Quais outras impressões eles tiveram sobre o gênero em questão? O que mais serve para diferenciá-lo?

  • É muito interessante que eles observem a recorrência do uso de primeira pessoa em textos editoriais. Isso devido ao fato de ser um formato de texto que expressa uma opinião, por isso adota essa perspectiva mais pessoal. Se não observarem isso, professor, não deixe de explicar o que se escreve em primeira pessoa, e apontar no editorial essa característica.

4 – Então, as equipes deverão escolher outro texto qualquer do jornal, para confrontar suas características às do editorial, comprovando que esse é realmente um texto de opinião;

Ao fim da análise, organize um rápido seminário, em que os alunos possam apresentar suas inferências e impressões sobre o editorial que escolheram. Numa breve apresentação, eles poderão responder às perguntas sugeridas acima, além de colocar em pauta observações novas que tenham feito. No item ‘Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno’, há uma sugestão de aula que explica como se faz um bom seminário. Confira!

É preciso deixar claro aos alunos que o editorial não é a única forma de um jornal expressar a sua opinião sobre um fato. Eles precisam ter consciência de que o simples formato que é atribuído a uma reportagem, com mais ou menos destaque, a posição que a reportagem ocupa no jornal e além disso, há jornais que imprimem um caráter opinativo a toda e qualquer reportagem.

2ª AULA

Professor, essa segunda aula é momento de explorar outros recursos com os alunos. Primeiramente, apresente a eles a seguinte charge:

http://chargesdodiego.blogspot.com/ - Charge editorial - acesso em 11/04/2010

Explique que a charge é um recurso importante, muito utilizado para enriquecer a opinião que se quer expressar em editoriais. Elas podem sinalizar para um posicionamento político, religioso, social, em relação à diferentes temáticas. É uma forma mais contundente e expressiva de manifestar a opinião a respeito de um fato.

Agora, é importante mostrar também uma nota de repúdio veiculada na Rede Record, defendendo-se de um editorial que foi publicado na Folha de São Paulo. Explique que a nota de repúdio é um texto em resposta a algo anteriormente escrito ou falado, que desagrada a uma das partes envolvidas.

Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=dYHJ9vD2SlQ -  Editorial Folha de mentiras - acessado em 11/04/2010.

Isso levará os alunos a refletir a respeito da seriedade de um editorial e do quanto as informações veiculadas nele podem causar reflexos. Fará com que pensem, ainda, sobre a importância da imparcialidade e do cuidado que dever ser dado ao trato de informações sobre outro órgão ou empresa.

Como uma resposta ao editorial, é importante que os alunos notem que algumas características são bem parecidas com o mesmo. Abra espaço para que eles apontem tais semelhanças após a exibição do vídeo. Eles podem mencionar, por exemplo, o fato de que a resposta ao editorial também representa os interesses de uma empresa, transmitindo os seus valores e suas crenças; podem comentar sobre o tom agressivo que foi utilizado na nota de repúdio, observando que, como gênero opinativo, diferentes opiniões certamente gerarão conflitos.

Agora, para finalizar os exemplos sobre editorial, antes que os alunos partam para a prática efetiva, mostre a eles um editorial da revista veja, publicado no  http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/editorial/ - Blog Reinaldo Azevedo - acessado em 11/04/2010. No editorial, o colunista Reinaldo Azevedo fala do sucesso atingido por seu blog, especialmente depois que ele foi vinculado à revista Veja e fala ainda do lançamento de seu livro formado por textos publicados no blog. O editorial apresenta de forma clara a opinião do colunista, mesclando visões políticas, profissionais, e ataques verbais, nem sempre muito sutis, a seus rivais. 

Textos como esse e como a nota de repúdio da Rede Record podem fazer os alunos refletir sobre o jogo de argumentação que há em virtude da devesa das opiniões de cada parte envolvida. Não deixe de salientar esse ponto com os alunos, professor. Esse editorial é, portanto, um riquíssimo material para ser explorado por você.

Você pode, inclusive, ao final da leitura e análise, pedir que os alunos escrevam outro editorial em resposta ao escrito por Reinaldo Azevedo. Que tal dividir a turma em dois grupos, sendo que um grupo deverá escrever um Editorial parabenizando o colunista pelo sucesso do seu blog e o outro grupo pode contestar alguma postura dele, usando como argumento alguma fala expressa em seu texto. Atenção, professor, deverá ficar claro aos alunos que os textos que irão criar são totalmente fictícios e, portanto, as críticas ou elogios ao colunista e seu blog serão apenas uma desculpa para a produção, sendo assim improcedentes.

3ª AULA

Na terceira aula é hora de colocar em prática efetivamente os conhecimentos adquiridos até agora. Explique aos alunos que o primeiro passo será reunir dados para postar em um blog que terá publicações semanais sobre o dia a dia da comunidade escolar ou até da cidade.

Junto com os alunos, confeccione uma urna que deverá ser colocada no pátio da escola. Nela poderão ser depositados reivindicações, pedidos, reclamações, agradecimentos, elogios, entre outras coisas, por toda a comunidade que tenha acesso a escola, sobre diferentes assuntos, e esse material é que servirá de mote para que os alunos escrevam semanalmente um editorial (ou mais de um, dependendo do acordado com o a turma) que será postado em um blog criado especialmente para isso.

Por exemplo:

Suponhamos que uma pessoa que não quis se identificar, fez uma denúncia sobre um lote vago que fica próximo a sua casa, que está repleto de lixo e pode ajudar na disseminação da Dengue. Então, os alunos irão averiguar a veracidade desses fatos e vão postar no blog sua opinião sobre isso, através do Editorial, e as dicas que podem ser adotadas para solucionar o problema. Ou então o Editorial pode conter apenas um alerta a toda a população para que tomem cuidado com o acúmulo de lixo em lotes vagos.

A coleta de dados para fornecer assunto para o texto editorial semanal pode ainda ser feita através de entrevistas com membros da comunidade escolar, ou de sugestões que poderão ser postadas no próprio blog. E o mais interessante é que os blogs permitem um diálogo com os leitores, a partir da postagem de comentários, e esses comentários poderão nortear as produções futuras do blog.

Após a seleção do primeiro tema, destine tempo para que os alunos façam a produção escrita. Esse processo de produção pode gastar mais aulas do que é possível prever, já que requer um trabalho minucioso de revisão e orientação por parte do professor e revisão do texto, até que chegue ao exemplar final, por parte dos alunos.

Por último fica como sugestão que, para facilitar a realização dos trabalhos, a sala seja novamente dividida em grupos e que cada grupo se responsabilize por uma parte do processo, como é sugerido:

1 – uma equipe se destina à escrita dos textos;

2 – uma equipe cuida do layout do site das imagens que podem ser utilizadas, podendo até criar charges editoriais que possam acompanhar os textos;

3 – uma equipe fica responsável pela manutenção do blog e por responder os comentários postados pelos leitores;

4 – uma equipe se responsabiliza pela divulgação do blog na escola e comunidade.

É importante que essa divisão não seja fixa, para que em momentos diferentes, cada aluno possa experimentar um estágio distinto da produção do blog.

 

4ª AULA

Agora eis as dicas para se criar o blog que terá a finalidade de postagem desses Editorias semanais. Na aula do Portal do Professor Literoblog: a criação de um blog literário em sala de aula - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804 - acessada em 11/04/2010 - Ensina-se como fazer, em detalhes, um blog. Aproveite o passo a passo sugerido.

É muito importante que os alunos criem uma definição do blog, definindo a linha de textos que irão adotar, agregando uma filosofia ao seu trabalho, baseada na imparcialidade e prestação de serviços à comunidade. Devem criar também um nome interessante e chamativo. Vocês podem escolher um nome que esteja de acordo com a realidade escolar da sua cidade, mas é necessário que o título deixe claro que os textos que serão postados são de caráter editorial.

Na medida em que o blog for se tornando uma prática usual e ganhando visibilidade, você pode propor a seus alunos que eles busquem parcerias com programas de Rádio ou de TV regionais da sua cidade. Já pensou que interessante a possibilidade dos alunos divulgarem seus textos em um meio de comunicação ainda mais amplo que o blog?

5ª AULA 

O último passo, professor, é promover um dia na escola para o lançamento do blog. Os alunos podem confeccionar convites para os pais e membros representativos da comunidade da cidade, para que a divulgação seja efetiva.

Sugere-se que os alunos organizem no laboratório de informática da escola, uma amostra do blog em que as pessoas possam acessar, conhecer e postar comentários no momento da visita. Além disso, passos da produção do blog e de todo o desenvolvimento do projeto, como fotos, uma descrição da sequência de ações, uma definição de editorial e um modelo, podem ser colocados em um mural, na entrada da sala de informática.

Se a escola não tiver uma sala de informática, improvise. Monte um pequeno stand em que seja colocado um ou mais computadores, de acordo com a disponibilidade, para que os visitantes possam fazer os seus comentários.

É recomendado, por último, que esse trabalho seja divulgado em outras escolas, para que a iniciativa seja difundida. Após a adesão de turmas de outras escolas, pode-se fazer até um concurso da melhor charge ou texto editorial, entre outras sugestões.

Recursos Complementares

http://pessoas.hsw.uol.com.br/jornais3.htm - O que são editoriais - [acesso em 11/04/2010]

http://resistir.info/mur/sobre_o_editorial.html - Sobre o editorial - [acesso em 11/04/2010]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Editorial - O que é editorial - [acesso em 11/04/2010]

Avaliação

Professor, é pertinente que todo o processo de aulas seja analisado como forma de avaliação. Observe desde o interesse de seus alunos em relação às proposições feitas em sala de aula, até os resultados e frutos de suas produções. Note a criatividade e a capacidade que eles terão de manter o blog em funcionamento. É interessante que essa atividade seja iniciada no início do ano e mantida até o final, o que permitirá também uma avaliação contínua, sempre motivada por novos estímulos. A continuidade das postagens no blog fornecerão material riquíssimo de análise da evolução do aluno em termos de sua criticiadade, de seu envolvimento com problemas da realidade, de sua participação nas atividades coletivas, de sua aprendizagem no dia a dia da sala de aula, no aprimoramento de técnicas de leitura e de escrita.

E não se esqueça, professor, cuide sempre de valorizar o trabalho dos alunos e elogie-os, dando reforços positivos sempre que conseguirem cumprir ou superar uma meta de aprendizagem. Em casos contrários, mostre ao aluno de forma carinhosa que ele pode ser esforçar mais para obter melhores resultados e apresente um novo modelo de como ele poderia ter feito. Fique atento, pois se seu aluno não trouxe o retorno que você esperava, há alguma falha de compreensão que precisa ser preenchida. Por isso, dê atenção especial a esse aluno a fim de despertar nele um maior interesse e comprometimento em relação às atividades futuras.

Opinião de quem acessou

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