19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Identificar a sonoridade das palavras.
Recitar poesias, explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e a pronúncia como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
Conhecer a prática social de um sarau.
Valorizar a apreciação do texto poético, promovendo a leitura e a declamação de poemas.
Perceber as especificidades da linguagem poética.
Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
Domínio de habilidades de leitura para reconhecer a linguagem figurada
Distinção dos usos de recursos de linguagem em outros gêneros textuais.
Professor,
Pergunte aos seus alunos se eles têm o hábito de ler poemas, se gostam e se lembram de algum que lhes foi marcante.
Selecione previamente alguns poemas para apresentar à turma. Escolha alguns exemplos de poetas brasileiros, de modo que haja uma variedade significativa de poemas em sala de aula para que os alunos tenham acesso a essa leitura.
Em outro momento, você pode solicitar que escolham entre os poemas que você trouxe aqueles de que mais gostaram.Os alunos também podem fazer uma pesquisa - com sugestão de autores dada por você ou não - para selecionar em diferentes poemas aqueles que achem interessantes. Você, professor, sabe qual a melhor estratégia se aplica aos seus alunos, mas é preciso que você os incentive a ter interesse pelo trabalho.
Eis algumas sugestões de poetas de nossa Literatura:
http://www.overmundo.com.br/uploads/banco/multiplas/1226360553_1cecilia_meireles_1121rj.jpg (Acesso em 12/04/2010)
2. Carlos Drummond de Andrade
http://kavorka.files.wordpress.com/2006/04/drummond.jpg (Acesso em 03/05/2010)
3. Henriqueta Lisboa
http://www.letras.ufmg.br/cel/henriqueta_arquivos/image002.jpg (Acesso em 03/05/2010)
4. Mário Quintana
http://sp1.fotolog.com/photo/33/37/108/eddiemetafisico/1252039357585_f.jpg (Acesso em 03/05/2010)
5. Manuel Bandeira
http://www.orelhadolivro.com.br/wp-content/uploads/2008/12/manuelbandeira.jpg (Acesso em 03/05/2010)
6. Vinícius de Moraes
http://www.aomestre.com.br/liv/img_autores/vinicius-de-moraes.jpg (Acesso em 03/05/2010)
Em "Recursos Complementares" há sugestões de sites com coletâneas de poemas de cada poeta acima.
Promova a leitura de alguns poemas em sala de aula.
Seja você o leitor ou pergunte se há algum aluno que queira ler um poema. O importante é que, durante a leitura, sejam explorados os recursos usados para a expressão poética, valorizando rimas e as imagens criadas.
Depois, peça que os alunos coloquem, em um painel ou em um varal a ser fixado em sala de aula, os poemas com que mais se identificaram, juntamente com um registro escrito de indicação de leitura para outros colegas ou para eventuais leitores que terão acesso ao material exposto.
Nesse registro, é preciso que o aluno escreva que tipo de identificação teve com aquele poema escolhido, além de uma forma de recomendar a leitura ao outro.
Professor,
Converse com seus alunos sobre a importância de se ler um poema com expressividade, com ritmo e entonação adequados, observando a sonoridade das palavras, as ideias contidas nele e que tipo de emoção pode provocar no interlocutor.
Depois, promova uma comparação entre uma leitura sem expressividade e outra com toda a emoção pertinente a esse gênero. Para evitar constrangimentos, seja você o leitor nessas duas situações. Deixe que os alunos expressem a sua opinião sobre as diferenças entre as leituras e incentive-os a justificar a opinião, buscando argumentos que remetam aos textos lidos e às impressões que as leituras causaram.
Depois dessa atividade, pergunte se algum aluno quer tentar fazer uma leitura. Reforce para cada um deles que a leitura deve ser bastante expressiva e, se quiserem um tempo para se preparem para a leitura, dê-lhes esse momento. Além disso, quando conhecemos o texto, isso já nos ajuda a antecipar a entonação que daremos e escolher como daremos 'vida' às palavras. O restante da turma fará a comparação entre as leituras e fará recomendações para que os colegas aprimorem a sua leitura. Peça a quem se prontificar a opinar que exemplifique como ele faria a leitura de algum verso, de alguma estrofe ou mesmo do poema todo.
Cuide, professor, para que este seja um momento de aprendizagem entre os alunos e evite que qualquer um deles se sinta constrangido pela opinião de um colega.
Clarice Lispector
Dá-me a tua mão:
Vou agora te contar
como entrei no inexpressivo
que sempre foi a minha busca cega e secreta.
De como entrei
naquilo que existe entre o número um e o número dois,
de como vi a linha de mistério e fogo,
e que é linha sub-reptícia.
Entre duas notas de música existe uma nota,
entre dois fatos existe um fato,
entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam
existe um intervalo de espaço,
existe um sentir que é entre o sentir
- nos interstícios da matéria primordial
está a linha de mistério e fogo
que é a respiração do mundo,
e a respiração contínua do mundo
é aquilo que ouvimos
e chamamos de silêncio
e nesse profundo silêncio se esconde
minha imensa vontade de gritar.
http://clubedolivro.forumbrasil.net/poesias-f7/da-me-a-tua-mao-clarice-lispector-t325.htm (Acesso em 13/04/2010)
Registre as impressões da turma em relação às leituras feitas pelos dois alunos. Que aspectos devem ser observados nas leituras? Por quê? Como deveria ser feito? O que mudou de uma leitura para outra?
Professor,
Apresente a eles uma série de vídeos poemas, com pessoas de destaque do nosso cenário cultural ou meras pessoas declamando.
http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38 (Acesso em 03/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=CaexXJ6UFnw (Acesso em 03/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=2uKUQMUqMKw (Acesso em 03/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=nt78CcmpqeQ&feature=related (Acesso em 13/04/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=QmkF-6ujW7Y&feature=related (Acesso em 03/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=9QoKw3eSUTM&feature=related (Acesso em 03/05/2010)
Peça que os alunos observem a forma como é feita a leitura. É importante que eles, ao ouvirem ou ao assistirem aos vídeos poemas, tenham em mãos os textos para acompanharem a leitura. Aém disso, é importante que eles diferenciem as formas que os poemas foram apresentados nos vídeos acima.
Assim, observariam a entonação, as pausas, a expressividade utilizadas pelo locutor.
Peça que os alunos se organizem em duplas. Cada uma deverá escolher um poema, dentre os escritores e suas coletâneas já sugeridas, com que mais se identifica e peça para que façam a leitura oral, observando a sonoridade das palavras e a expressividade. Se houver algum aluno que queira escolher outro poeta e outros poemas, além dos que foram sugeridos nesta proposta de aula, deixe que o faça. O importante é que os alunos se interessem por esse gênero textual e percebam quais são as suas características e especificidades.
Além disso, peça que registrem esse momento, quer filmando com câmeras ou pelos celulares, quer gravando em gravadores, mp3 ou outra ferramenta de gravação. Assim, criariam seus próprios vídeos poemas.
Peça para que os alunos incluam músicas instrumentais ou clássicas como trilha sonora dos vídeos poemas. Você pode prever uma aula para que os alunos editem e coloquem recursos especiais em suas produções.
Professor,
Além dos vídeos poemas criados pelas duplas de alunos, convide a turma para realizar um Sarau Poético na escola, a fim de divulgar a leitura de poemas e de valorizar essa prática.
Explique aos alunos como se faz um sarau, como era essa prática em outros tempos.
http://www.ybytucatu.com.br/sarau.htm (Acesso em 13/04/2010)
Peça que os alunos organizem um Sarau. Em que momento seria o mais oportuno? Como seria? Que lugar da escola seria mais apropriado? Que tipo de material seria utilizado para o Sarau? Que poemas seriam apresentados? Quem os apresentaria? Que tipo de música tocaria?
Seria um bom momento para divulgar os vídeos poemas criados pelos alunos. A turma, inclusive, pode presentear às famílias e à biblioteca da escola com exemplares desses trabalhos.
Professor,
Peça para os alunos confeccionarem os cartazes ou um folder de divulgação do Sarau, bem como os convites a serem distribuídos para a comunidade escolar e o programa das apresentações.
Existe um site explicativo sobre convites:
http://office.microsoft.com/pt-br/publisher/HP010421041046.aspx (Acesso em 03/05/2010)
Lembre aos alunos que, tanto no folder de divulgação do Sarau, quanto nos convites, devem constar informações importantes, tais como:
Além disso, ao elaborarem os programas, relacionem: as apresentações, quem delas participará, os poemas que serão apresentados, juntamente com os nomes dos poetas, e dos nomes das músicas/composições utilizadas como trilha sonora das apresentações.
Tanto o folder como o convite e os programas podem ser feitos de maneira artesanal ou digitado no laboratório de informática.
Caso seja artesanal, convide o(a) professor(a) da área de artes para auxiliar a turma nesse momento.
Professor, este é o dia da realização do Sarau Poético.
Peça que os alunos organizem antecipadamente o lugar onde será realizado o Sarau. Podem ser expostos os poemas lidos na primeira aula, as fotos dos alunos e os registros realizados ao longo das aulas em painéis espalhados no entorno das apresentações.
Os alunos que não apresentarão os poemas, ajudariam na sonoplastia, na distribuição dos programas aos convidados, no registro desses momentos, na organização de um modo geral.
Eis algumas sugestões de sites que poderão ser úteis para você, Professor, nessa sequência didática:
www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/ceciliameireles/index.htm - Sobre Cecília Meireles (Acesso em 03/05/2010)
www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm - Sobre Carlos Drummond de Andrade (Acesso em 03/05/2010)
www.estado.rs.gov.br/marioquintana/index.ph
Sobre Mário Quintana (Acesso em 03/05/2010)
www.viniciusdemoraes.com.br- Sobre Vinícius de Moraes (Acesso em 03/05/2010)
Professor,
Depois da apresentação do Sarau de Poesias, os alunos podem fazer uma avaliação dos trabalhos, em que cada um falará sobre as dificuldades encontradas para fazer a apresentação e os aprendizados adquiridos. Podem também fazer comentários sobre o desempenho dos demais e, principalmente, avaliar a recepção da apresentação junto ao público. Os elementos apontados pelos alunos devem compor um relatório no qual se poderá consultar o que é preciso considerar para aprimorar as apresentações da turma para um público convidado. Além disso, essa sequência didática permite que se faça uma avaliação em relação à leitura oral, analisando, em especial, a forma que eles utilizam para se expressar, de utilizar a entonação mais adequada, observando a sonoridade das palavras, a postura, os recursos de captação de atenção da plateia.
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2015
Quatro estrelasMuito valido sua aula. Gostei
04/06/2014
Cinco estrelasExcelente a aula. Me ajudou muito no preparo de um sarau na escola que trabalho, com os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
03/05/2013
Cinco estrelasQue aula maravilhosa!!!
28/04/2013
Cinco estrelasmuito bom excelente veai me servir muito.
05/10/2012
Cinco estrelasExcelente material. Vou colocar em prática.
05/09/2011
Cinco estrelasGostei muito dessas aulas, são maneiras diferentes de se trabalhar as poesias. Encontrei aqui algumas ideias que poderei colocar em prática com meus futuros alunos!
13/08/2011
Cinco estrelasAmei a aula e com o meu Quintana entao ficou melhor ainda. Obrigada
05/07/2011
Cinco estrelasMuito bom, excelente!! AMEI!!
23/06/2011
Cinco estrelasA proposta do trabalho com poesia é muita válida como sugestão, uma vez que os vídeos são muitos bons na realização de saraus. Parabéns para a professora que postou a aula.
16/01/2011
Cinco estrelasExcelente material de informação.
05/08/2010
Cinco estrelasEsta aula é excelente!!!!!!!! Parabéns!!!!!!