Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literando: Machado de Assis

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a vida e obra de Machado de Assis
  • identificar as principais obras e personagens
  • compreender a sua importância para a literatura nacional
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características do período literário de Machado de Assis
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • identificar as principais características na obra de Machado de Assis
  • reconstruir as obras de Machado de Assis utilizando outras linguagens  

Prática social inicial do conteúdo

O professor deverá questionar a turma sobre Machado de Assis. Qual a sua importância para a literatura nacional, qual período, principais obras, personagens, etc. Nesse momento o professor irá conhecer o nível de conhecimento da turma sobre o tema, quais as suas dificuldades e os pontos que serão necessários aprofundar.     

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Conhecendo Machado de Assis

Após a discussão inicial com a turma sobre quem foi Machado de Assis apresente dois vídeos para turma:   

Machado de Assis - que aborda rapidamente a biografia do autor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11992   Acesso em 3.04.2010.  

Machado de Assis 

Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] - Episódio do Programa Mestres da Literatura, da TV Escola, que discorre sobre a vida e obra de Machado de Assis. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=701   Acesso em 3.04.2010.   

Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] 

 Após os vídeos o professor deverá retomar as respostas dos alunos no início da aula sobre Machado de Assis e comentar os acertos, os erros, curiosidades sobre as obras, personagens, adaptações, etc.

Agora os alunos deverão aprofundar a pesquisa sobre Machado de Assis. Divida a turma em pequenos grupos e apresente os temas:

  • Romances
  • Conto
  • Poesia
  • Crônica
  • Teatro
  • Adaptações para o cinema e televisão
  • Biografia
  • Período literário
  • Importância para o cenário atual   

Atenção professor! Reserve alguns livros na biblioteca que abordam a obra de Machado de Assis, comentários sobre sua obra, recortes de jornais e revistas, filmes, etc. Se possível, disponibilize o laboratório de informática com acesso a internet para os alunos concluírem a pesquisa e organizar as apresentações. Os alunos deverão apresentar a pesquisa na aula seguinte. Sugerimos que os grupos utilize o Google Docs para elaborar a apresentação. Em Recursos Complementares indicamos um tutorial sobre como criar apresentações de forma colaborativa.   

Sugestão! No Portal do Professor está disponível alguns áudios e vídeos que abordam algumas obras de Machado de Assis, os alunos podem analisar esse material durante a pesquisa. Os endereços estão disponíveis em Recursos Complementares.  

Aula 02: Apresentação das Pesquisas

O professor deverá organizar a ordem das apresentações de forma que o conteúdo seja apresentado de maneira linear: biografia, período literário, obras (romances, poesia, conto, crônica, teatro, etc), importância para o cenário atual e as adaptações das obras. É importante que todos os temas sejam esgotados durante as apresentações e que todos os alunos compreendam o conteúdo, pois na próxima aula todos participaram de um Quizz sobre a vida e obra de Machado de Assis. Após as apresentações as pesquisas devem ser compartilhadas entre todos os alunos, para que todos tenham acesso ao conteúdo.  

Aula 3: Quizz Machado de Assis

Professor divida a turma em dois grupos. Solicite que cada grupo crie um “nome” para equipe e explique as regras do jogo:

  • As questões são as mesmas para os dois grupos.
  • O professor deverá estipular o tempo máximo para resolução de cada prova.
  • Cada prova terá uma pontuação máxima a ser definida pelo professor.
  • As questões devem ser respondidas apenas dentro do tempo estipulado pelo professor, caso a resposta ultrapasse o tempo máximo será desqualificada.
  • As provas poderão ser resolvidas em duplas, trios ou individual, dependendo da questão sorteada.
  • Cada equipe deverá escolher um integrante para participar de cada prova.
  • Cada integrante pode participar até três vezes (respondendo uma questão individual, compondo uma dupla e/ou um trio), dessa forma todos os integrantes do grupo deverão participar das provas.
  • Cada grupo terá a chance de pedir ajuda ao grupo 2 vezes, consultar a pesquisa 2 vezes e pular a pergunta 1 vez.
  • Durante o jogo deve haver respeito entre os participantes.
  • O professor deverá ser o mediador do jogo agindo sempre na imparcialidade.
  • Cada integrante poderá sofrer até duas advertências por postura ou indisciplina.
  • A cada advertência do integrante seu grupo perde 5 pontos.
  • Após a segunda advertência o integrante poderá ser banido do jogo e o grupo perde metade dos pontos.

Professor reserve um espaço na escola para realizar essa atividade, os alunos precisarão consultar livros na biblioteca, compor personagens, definir estratégias, retomar o conteúdo das pesquisas da aula anterior, etc. Cada grupo deverá criar um “QG – Quartel General”, nesse espaço deverá conter materiais de pesquisa sobre Machado de Assis, peças de vestuário que remetam os personagens das obras, perucas, acessórios, etc.   

O professor deverá elaborar uma série de perguntas e atividades para os alunos com base no tema da aula. Essas questões podem ser respondidas individual, em duplas ou trios. O nível de dificuldade deve ser do básico ao avançado. De acordo com o nível de dificuldade será atribuída a pontuação. As questões podem ser abertas ou de múltipla escolha.

Atenção Professor! Solicite ao professor de História e Literatura ajuda para construir as provas, focando os pontos de maior relevância.   

Sugerimos algumas provas para interação dos alunos, o professor também deverá abordar os pontos que os alunos tiveram maior dificuldade nas apresentações e de maior relevância.   

Escola pronta vamos iniciar o jogo!

  • Qual o período literário de Machado de Assis?
  • Qual a sua profissão antes de ser escritor?
  • Qual a sua cidade de origem?
  • Qual foi seu primeiro livro publicado?
  • Qual a obra mais importante?
  • Qual o personagem mais polêmico?
  • Onde se passa a história Brás Cubas?
  • Cite uma obra adaptada para o cinema.
  • Cite uma obra adaptada para televisão.
  • Interprete utilizando a mímica um personagem da obra Dom Casmurro.
  • Interprete uma cena da Cartomante.
  • Interprete uma cena da Brás Cubas.
  • Declame um trecho de uma poesia.
  • Qual personagem deu seu primeiro beijo na obra Dom Casmurro?     

Catarse   

Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.   

Prática social final do conteúdo

Como diria Machado de Assis “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”.

Reúna a turma e questione os alunos sobre o que eles acharam da atividade, o que aprenderam, as dificuldades encontradas, como superaram as dificuldades, se o material de apoio elaborado por eles foi suficiente para responder as questões, pontos positivos e negativos, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Machado de Assis Vídeo
Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] Vídeo
Recursos Complementares

Exposição Machado de Assis: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/machadodeassis/    

Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs no endereço: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm    

Museu da Impressa Nacional: http://museudaimprensa.in.gov.br/m_de_assis.htm    

Machado de Assis: http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1 

Dom Casmurro: Machado de Assis [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9266  Acesso em 3.04.2010    

A Cartomante: A Cartomante - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22225  Acesso em 3.04.2010    

Conto “A igreja do diabo”: A descoberta do conto: a igreja do diabo: parte 1 a 4 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9840  Acesso em 3.04.2010    

Conto “Missa do galo”: A descoberta do conto: missa do galo: parte 1 a 3 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9885  Acesso em 3.04.2010     

Dom Casmurro: Dom Casmurro - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19160  Acesso em 3.04.2010   

 Machado de Assis – Biografia: Machado de Assis: O homem por trás do mestre - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22291 Acesso em 3.04.2010     

Machado de Assis – Biografia: Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=701 Acesso em 3.04.2010    

Obra “Noite de Almirante”: Noite de Almirante - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19285 Acesso em 3.04.2010    

Comparação entre Miguel de Cervantes e Machado de Assis: Temas recorrentes na literatura: novela: parte 6 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10009 Acesso em 3.04.2010     

Dom Casmurro: Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9968 Acesso em 3.04.2010       

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões;
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele;
  • clareza e coerência na narrativa;
  • comprometimento com o grupo;
  • argumentação durante o debate;
  • respeito a opinião dos colegas;
  • postura durante o jogo;
  • oralidade;
  • caracterização do personagem;
  • empenho para concluir as provas;
  • domínio do tema;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.