04/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Objetivos específicos:
Prática social inicial do conteúdo
O professor deverá questionar a turma sobre Machado de Assis. Qual a sua importância para a literatura nacional, qual período, principais obras, personagens, etc. Nesse momento o professor irá conhecer o nível de conhecimento da turma sobre o tema, quais as suas dificuldades e os pontos que serão necessários aprofundar.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Conhecendo Machado de Assis
Após a discussão inicial com a turma sobre quem foi Machado de Assis apresente dois vídeos para turma:
Machado de Assis - que aborda rapidamente a biografia do autor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11992 Acesso em 3.04.2010.
Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] - Episódio do Programa Mestres da Literatura, da TV Escola, que discorre sobre a vida e obra de Machado de Assis. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=701 Acesso em 3.04.2010.
Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura]
Após os vídeos o professor deverá retomar as respostas dos alunos no início da aula sobre Machado de Assis e comentar os acertos, os erros, curiosidades sobre as obras, personagens, adaptações, etc.
Agora os alunos deverão aprofundar a pesquisa sobre Machado de Assis. Divida a turma em pequenos grupos e apresente os temas:
Atenção professor! Reserve alguns livros na biblioteca que abordam a obra de Machado de Assis, comentários sobre sua obra, recortes de jornais e revistas, filmes, etc. Se possível, disponibilize o laboratório de informática com acesso a internet para os alunos concluírem a pesquisa e organizar as apresentações. Os alunos deverão apresentar a pesquisa na aula seguinte. Sugerimos que os grupos utilize o Google Docs para elaborar a apresentação. Em Recursos Complementares indicamos um tutorial sobre como criar apresentações de forma colaborativa.
Sugestão! No Portal do Professor está disponível alguns áudios e vídeos que abordam algumas obras de Machado de Assis, os alunos podem analisar esse material durante a pesquisa. Os endereços estão disponíveis em Recursos Complementares.
Aula 02: Apresentação das Pesquisas
O professor deverá organizar a ordem das apresentações de forma que o conteúdo seja apresentado de maneira linear: biografia, período literário, obras (romances, poesia, conto, crônica, teatro, etc), importância para o cenário atual e as adaptações das obras. É importante que todos os temas sejam esgotados durante as apresentações e que todos os alunos compreendam o conteúdo, pois na próxima aula todos participaram de um Quizz sobre a vida e obra de Machado de Assis. Após as apresentações as pesquisas devem ser compartilhadas entre todos os alunos, para que todos tenham acesso ao conteúdo.
Aula 3: Quizz Machado de Assis
Professor divida a turma em dois grupos. Solicite que cada grupo crie um “nome” para equipe e explique as regras do jogo:
Professor reserve um espaço na escola para realizar essa atividade, os alunos precisarão consultar livros na biblioteca, compor personagens, definir estratégias, retomar o conteúdo das pesquisas da aula anterior, etc. Cada grupo deverá criar um “QG – Quartel General”, nesse espaço deverá conter materiais de pesquisa sobre Machado de Assis, peças de vestuário que remetam os personagens das obras, perucas, acessórios, etc.
O professor deverá elaborar uma série de perguntas e atividades para os alunos com base no tema da aula. Essas questões podem ser respondidas individual, em duplas ou trios. O nível de dificuldade deve ser do básico ao avançado. De acordo com o nível de dificuldade será atribuída a pontuação. As questões podem ser abertas ou de múltipla escolha.
Atenção Professor! Solicite ao professor de História e Literatura ajuda para construir as provas, focando os pontos de maior relevância.
Sugerimos algumas provas para interação dos alunos, o professor também deverá abordar os pontos que os alunos tiveram maior dificuldade nas apresentações e de maior relevância.
Escola pronta vamos iniciar o jogo!
Catarse
Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.
Prática social final do conteúdo
Como diria Machado de Assis “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”.
Reúna a turma e questione os alunos sobre o que eles acharam da atividade, o que aprenderam, as dificuldades encontradas, como superaram as dificuldades, se o material de apoio elaborado por eles foi suficiente para responder as questões, pontos positivos e negativos, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
Machado de Assis | Vídeo |
Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] | Vídeo |
Exposição Machado de Assis: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/machadodeassis/
Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs no endereço: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
Museu da Impressa Nacional: http://museudaimprensa.in.gov.br/m_de_assis.htm
Machado de Assis: http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
Dom Casmurro: Machado de Assis [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9266 Acesso em 3.04.2010
A Cartomante: A Cartomante - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22225 Acesso em 3.04.2010
Conto “A igreja do diabo”: A descoberta do conto: a igreja do diabo: parte 1 a 4 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9840 Acesso em 3.04.2010
Conto “Missa do galo”: A descoberta do conto: missa do galo: parte 1 a 3 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9885 Acesso em 3.04.2010
Dom Casmurro: Dom Casmurro - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19160 Acesso em 3.04.2010
Machado de Assis – Biografia: Machado de Assis: O homem por trás do mestre - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22291 Acesso em 3.04.2010
Machado de Assis – Biografia: Machado de Assis, um mestre na periferia [Mestres da literatura] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=701 Acesso em 3.04.2010
Obra “Noite de Almirante”: Noite de Almirante - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19285 Acesso em 3.04.2010
Comparação entre Miguel de Cervantes e Machado de Assis: Temas recorrentes na literatura: novela: parte 6 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10009 Acesso em 3.04.2010
Dom Casmurro: Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9968 Acesso em 3.04.2010
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2013
Cinco estrelaslegal
07/09/2010
Cinco estrelasÓTIMA AULA, CRIATIVA, QUE TRABALHA BEM O TEMA MACHADO DE ASSIS.