04/05/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam ter noção do que seja o joga da queimada.
1° MOMENTO – Conversando sobre o jogo da queimada
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, onde o professor deverá perguntar ao grupo o que é o jogo da queimada.
À medida que as crianças vão anunciando o que elas sabem sobre o jogo, o professor poderá registrar no quadro ou em um cartaz essa informações.
Depois dessa discussão o professor pergunta para a turma quais são os movimentos mais utilizados no jogo da queimada, pede para as crianças escolherem quais desses movimento eles irão trabalhar no pátio, ou quadra da escola.
2° MOMENTO – Exercitando os movimentos
Nesse momento o professor apresenta para a turma quais os movimentos irão ser executados, depois cada criança exercita esses movimentos. Orientamos que no jogo da queimada os jogadores executam os movimentos de lançamento de bolas no nível médio e alto utilizando uma ou duas mãos.
Depois desse momento é importante que o professor retome a atividade pedindo que as crianças avaliem seu desempenho:se conseguiram (ou não) executar os movimentos, quais foram as dificuldades apresentadas, que sugestão teriam para melhorar.
3º MOMENTO – Jogando a queimada
Depois de trabalhar os movimentos da queimada, o professor reúne o grupo de crianças e constrói com eles as regras para esse jogo. Definindo também o número de participantes de cada time como também o tempo de jogo.
Depois desse momento o professor levará o grupo para a quadra ou pátio e dará início ao jogo. É importante que ao final do jogo seja realizada uma avaliação dessa atividade.
4º MOMENTO – Realizando uma releitura com as obras de Ivan Cruz
Sabemos que o artista plástico Ivan Cruz traduziu em suas obras jogos e brincadeiras da infância, sendo assim sugerimos que após a realização de todas as etapas anteriores desse trabalho, o professor traga para essa sala de aula a apreciação das obras de Ivan Cruz e depois peça para que a turma realize a releitura dessa obra, só que utilizando a queimada como o tema.
Indicamos alguns links sobre a queimada:
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm
http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/jogo-de-queimada-online-gratis/
Sobre o artista plático Ivan Cruz indicamos o seguinte site:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/05/2012
Cinco estrelas♣ È massa ♥
04/08/2010
Cinco estrelasACHEI OTIMA, PRINCIPALMENTE PARA ANOS INICIAIS, POIS MUITAS CRIANÇAS JÁ NÃO TEM MAIS VIVENCIAS DESTE TIPO DE BRINCADEIRA. OS GAMES TOMOU CONTA DE NOSSOS PEQUENOS. E O MAIS INTERESSANTE É QUE HOUVE UMA PROPOSTA CONJUNTA COM ARTE , ALEM DE TAMBEM TRABALHAR A LINGUA ORAL E PRODUÇÃO TEXTUAL