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Releitura do “Auditório para questões delicadas” de Guto Lacaz

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender a arte da Instalação;
  • Conhecer parte da produção instalacional de Guto Lacaz;
  • Discutir sobre a proposição do artista e elaborar uma releitura de sua obra;
  • Instalar a releitura em ambiente de acesso a um número expressivo de público.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sobre o conceito de instalação.

Segue sugestão abaixo:

INSTALAÇÃO Instalação é um lugar. A sala ou um outro espaço onde o artista realiza o trabalho é também tratado como um material. O espaço é incorporado ao conceito do trabalho. Este espaço pode ser construído, delimitando áreas dentro de outro espaço, como por exemplo, em museus ou em eventos que geralmente se realizam em grandes prédios com características de pavilhões. Mas na maioria das vezes, o artista se apropria de uma sala já existente que será transformada por seu trabalho. Espaços externos também são apropriados e transformados em instalações que repensam o espaço real. Mas em todas as situações o que se deve ter em conta é que um espaço está sendo apropriado e que se está pensando um lugar que será habitado pelo corpo em movimento. A instalação remete à escultura ou à arte objetou pelo uso do espaço tridimensional, mas deles se distingue bastante. Isto porque o corpo do espectador de uma escultura apreende suas possibilidades numa dinâmica sujeito/objeto/espaço/tempo sem penetrar no interior da área ocupada pela escultura. Exceções podem ser pensadas nas esculturas em grandes dimensões encontradas, sobretudo em espaços públicos. A escultura usa o espaço tridimensional, mas raramente oferece um espaço para ser habitado, numa relação de se estar dentro ou fora. Portanto, a instalação expande as questões da escultura. Não se trata somente de ocupar uma determinada área do espaço como as peças escultóricas, mas de se apropriar de uma arquitetura chamando a atenção para o lugar que é transformado. O grande cubo que envolve o corpo do visitante é manipulado para se tornar um espaço de experiências estéticas. O conceito de instalação está ligado ao conceito de caixa ou cubo. Há quatro partes que fecham um espaço. É um lugar onde se entra com o corpo e que nunca poderá ser fruído na totalidade de suas relações espaciais e temporais de uma só vez. Dentro de uma caixa pode-se andar, retornar, mas sempre se faz uma montagem de momentos já vividos durante os percursos para que se construa na mente o todo da obra. É criado um todo pelas relações espaciais entre os objetos numa relação com o espaço arquitetônico, e o participante é obrigado a ver a si próprio como parte da situação criada. Ele está envolvido numa experiência perceptiva nova, de corpo inteiro. As instalações se caracterizam por apresentar a sala como a quarta dimensão. Todas as situações trabalham o conceito de espaço como se integrando ao conceito do trabalho. Interessam os limites onde o corpo se movimenta. No ambiente de instalações, é sempre exigida a participação direta do espectador na exploração do espaço da sala pelo deslocamento de seu corpo entre os dispositivos, numa espécie de "presença cênica". (BEARZI, Diana e GAYESKI, Rosane. Caixas de memórias. Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo.php?id=17 )    

RELEITURA “Releitura no sentido do Fazer Artístico significa fazer a obra de novo acrescentando ou retirando informações. Não é cópia. Reler uma obra subentende adquirir conhecimento sobre o artista e a contextualização histórica. É uma nova visão, uma nova leitura sobre a obra já existente. O produto final da releitura pode levar ou não ao conhecimento da obra escolhida. Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão do mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.” (BERNARDO, Valeska. Releitura não é cópia: refletindo uma das possibilidades do Fazer Artístico. Disponível em: www.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/revistas/artigos/valeska.doc

Estratégias e recursos da aula

Aula 1  

  • Apresentar, aos alunos, uma foto do artista Guto Lacaz e um resumo de sua biografia;
  • Segue sugestão abaixo:

Guto Lacaz – disponível em: http://www.revistazunai.com/galeria/guto_lacaz/sobre_o_artista.htm 

  • Biografia: Carlos Augusto Martins Lacaz (São Paulo, 1948) – Arquiteto desde 1975 – Iniciou sua carreira como artista plástico a partir de 1978 quando ganhou seu primeiro prêmio na primeira Mostra do Objeto Inusitado. Em 1982 realiza sua primeira individual “Idéias Modernas” na Galeria São Paulo e em 1985 participou da 18 Bienal Internacional com a apresentação de duas performances “Eletroperformance e Estanha Descoberta Acidental”. Sua primeira Instalação “Eletro Esfero Espaço” ocorreu em 1986 na exposição “A trama do Gosto”. Em 1989 a convite da Prefeitura Municipal de São Paulo realizou seu primeiro trabalho urbano – a Instalação flutuante “Auditório para questões delicadas, instalada no lago do Parque Ibirapuera. Durante seu percurso arístico recebeu 18 premiações de caráter internacional e nacional;
  • Elaborar uma apresentação em power-point sobre o processo de elaboração da Instalação “Auditório para questões delicadas”:

 

 

 

Imagens disponíveis em: http://www.gutolacaz.com.br/artes/instalacoes.html 

  • Discutir, com os alunos, sobre a importância do acompanhamento do processo criativo do artista,  no sentido de se compreender a obra em todo o seu processo e não somente em seu produto final.

Aula 2 

  • Fixar nas paredes da sala de aula algumas falas sobre a obra de Guto Lacaz;
  • Segue exemplo abaixo:

Disponível em: http://www.gutolacaz.com.br/artes/instalacoes.html 

 

  • Fazer a leitura das falas com os alunos, relacionando-as com as imagens da instalação “Auditório para questões delicadas” apresentadas na aula anterior;
  • Sugerir que os alunos elaborem uma instalação, que seja uma releitura da obra de Guto Lacaz;
  • Solicitar que os alunos utilizem croquis para a elaboração.  

Aula 3

  • Organizar, para esta aula, um ônibus, para que os alunos e os materiais selecionados pelos alunos, na aula anterior, possam ser levados para o lugar escolhido para a Instalação;
  • Montar e fotografar a Instalação;
  • Fotos da Instalação “Releitura de Auditório para questões delicadas”

  

Fotografias e Acervo – Marileusa Reducino e Soraia Lelis   

 

Aula 3

  • Expor nos corredores da escola as fotografias da Instalação “Releitura de Auditório para questões delicadas” realizadas na aula anterior;
  • Discutir com os alunos o processo de conhecimento, a obra do artista e o processo da releitura vienciada na aula anterior.
Recursos Complementares

Guto Lacaz - TV Espresso Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dzi1Vk8gLuk  

Avaliação
  • A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como enfoque principal a percepção da compreensão do aluno sobre a arte Instalacional, o processo de elaboração de uma instalação e a realização da Instalação da releitura proposta.
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