Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de Rebater: praticando o Tênis

 

26/06/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as especificidades dos materiais presentes na prática do tênis.

Identificar os principais fundamentos do jogo: saque, golpes de fundo de quadra e voleio.

Vivenciar as principais técnicas do jogo de tênis (golpes de fundo de quadra), respeitando as limitações motoras dos colegas de turma.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as principais regras do jogo de tênis.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é a segunda aula de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o tema será o desporto Tênis. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375 

Atividade 1:

A primeira atividade da aula consiste na apresentação e manipulação dos materiais que compõem o jogo de tênis. Uma experiência interessante para os alunos é observar e manusear raquetes de tênis de diferentes épocas. Leve para os seus alunos três tipos de raquete: 1) raquetes de madeira (década de 1970), 2) raquetes de alumínio (1980) e 3) raquetes de grafite e kevlar (1990). Questione os alunos sobre o peso, o desenho das raquetes e os materiais utilizados na fabricação. Posteriormente nas atividades práticas, os alunos poderão experimentar o desempenho de cada uma das raquetes. Apresente também as bolas de tênis e os calçados utilizados para a prática do tênis.

Dica: Caso seja difícil encontrar raquetes de tênis antigas (de madeira e alumínio) apresente fotos com as destacadas nesse plano de aula.

   

Atividade 2:

A segunda atividade da aula será na quadra ou outro espaço disponível para a prática do tênis. Aconselho ao professor a não utilizar a rede nesse primeiro momento de diagnose do grupo de alunos. É possível que alguns alunos já tenham pratica o tênis ou outro esporte de raquete, porém, para muitos alunos, é o primeiro contato com os materiais específicos do jogo de tênis. Indico atividades que trabalhem a adaptação dos alunos a raquete e a bola.   

Proposta 1: equilibrando a bola na raquete. Peça aos alunos que segurem a raquete na horizontal e equilibrem uma bola de tênis de forma que a bola encoste apenas na corda da raquete. Para os alunos que considerarem a tarefa fácil, peça que eles se locomovam pela quadra mantendo o equilíbrio da bola.   

Proposta 2: peça aos alunos que controlem a bola utilizando a raquete de forma que eles mantenham a bola no ar. O objetivo é não deixar a bola cair no chão. Complexifique mais a brincadeira exigindo que os alunos batam na bola utilizando os dois lados da raquete.   

Proposta 3: peça aos alunos que controlem a bola fazendo ela bater na raquete e quicar no chão sucessivamente. Os alunos deverão progressivamente aumentar a freqüência das batidas da raquete na bola.   

Proposta 4: em duplas, peça para os alunos trocarem o maior numero possível de rebatidas. Eles devem controlar a bola de modo que ela quique na frente do adversário. Os alunos devem evitar rebater a bola diretamente sem ela quicar no chão (no tênis esse golpe se chama voleio). Sempre que os alunos trocarem 6 bolas sem errar, eles devem dar um passo para trás, aumento progressivamente a distancia entre eles e, consequentemente, a dificuldade do exercício.   

Proposta 5: em duplas, cada aluno terá um cone a sua frente. O objetivo do jogo é derrubar o cone do adversário. Para isso, os alunos deverão trocar golpes de tênis (direito e esquerda) sempre objetivando acertar o cone. Os alunos devem se posicionar 1 metro atrás dos cones e não podem impedir que a bola do colega derrube o seu cone.

Proposta 6: em duplas, os alunos deverão praticar o voleio - rebater a bola sem deixá-la quicar no chão. Esse exercício é de difícil execução e é possível que muitos alunos não sejam capazes de realizá-lo. Mescle nas duplas alunos habilidosos com outros com maior dificuldade para que eles possam trabalhar juntos. Indico uma distância inicial entre os alunos de 2 metros na execução do voleio.   

Dica: O mais importante nesse primeiro contato com o tênis é enfatizar a importância de manter a bola em jogo. Isso manterá os alunos motivados. Para isso duas regras são fundamentais: 1) controle do movimento. Os alunos em geral gostam de bater forte na bola. É preciso que o professor crie estratégias para privilegiar o controle em detrimento da força; 2) que os golpes de base sejam executados sempre iniciando com a cabeça da raquete de baixo para cima. Isso permitirá que as bolas golpeadas não sejam lançadas contra a rede na quadra de tênis.     

Atividade 3:

Essa última parte da aula deverá ser realizada na sala de vídeo. A fim de ilustrar as dicas sobre as técnicas especificas do jogo de tênis, destacadas na parte prática da aula, os alunos deverão observar 3 fundamentos do jogo de tênis: forehand ou drive, backhand ou revés e o saque. Os alunos deverão assistir aos vídeos selecionados pelo professor observando os movimentos executados pelos jogadores.   

Dica: Caso o professor domine a execução dos fundamentos técnicos do jogo de tênis ele poderá realizar a demonstração dos fundamentos para os alunos na quadra. Outra opção é pedir a algum aluno que já pratique tênis para demonstrar para a turma a técnica dos principais fundamentos do jogo.  

Recursos Complementares

Forehand ou Drive. É a batida que o destro faz do lado direito. É um golpe de base muito utilizado no jogo de tênis.

 http://www.youtube.com/watch?v=kmhvKafCYsk  

http://www.youtube.com/watch?v=Cg5U8mJYWOo&feature=related  

Vídeo Aula Forehand:

http://www.youtube.com/watch?v=jsljel2_x5Q&feature=related       

Backhand ou revés. É a batida que o destro faz do lado esquerdo. É um golpe de base muito utilizado no jogo de tênis. http://www.youtube.com/watch?v=MxvRtP7C42o&feature=related  

Vídeo Aula Backhand:

http://www.youtube.com/watch?v=kfQK2zBWMTE&feature=related       

Saque. É o fundamento mais importante do jogo de tênis moderno. Inicia o jogo de tênis.

http://www.youtube.com/watch?v=vcjZ5r_YHV0&feature=related  

Vídeo Aula Saque:

http://www.youtube.com/watch?v=Id2m-sTI-C8    

Aula: "Jogos de Rebater: conhecendo os materiais":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá indagar os alunos sobre as principais dificuldades enfrentadas na prática do jogo de tênis. Os alunos deverão identificar o nome dos principais fundamentos do jogo, apresentados ao longo de toda a aula, e suas implicações para o jogo de tênis.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.