19/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Olá Professor. Nesta aula vamos trabalhar o assunto “Resolução de sistemas de equações do 1º grau de forma gráfica”. É importante saber como está o nível de conhecimento dos pré-requisitos de seus alunos. Professor saia do ambiente de sala de aula, estabeleça alguns locais no espaço da escola e separe seus alunos em grupos. Peça a eles que formulem problemas envolvendo equações algébricas ou melhor emprego do conhecimento sobre esse assunto. Após este momento, reúna os grupos e peça a eles que relatem o como foi o momento de reflexão. Professor aproveite o momento para fazer questionamentos como:
• O que é um sistema de equações do 1º grau ?
• O que é um plano cartesiano?
• O que é um par ordenado ?
• Para traçar uma reta em um plano cartesiano são necessários quantos pontos ?
Professor apresente aos seus alunos um problema referente ao assunto, por exemplo:
“Lucas comprou tela de arame para cercar uma área com a finalidade de criar uma codorna. Gastou 150 cm para cercá-lo e o fez de tal forma que o comprimento resultou no dobro da largura. Quais são as dimensões dessa área ?”
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática. Para colocar a fundamentação teórica do assunto "Resolução de sistemas de equações do 1º grau de forma gráfica" aos seus alunos, peça a eles que leiam o texto em http://200.226.135.50/matematica/solucao-um-sistema-equacoes-1-grau-com-duas-incognitas-.htm.
Professor considerando que seus alunos já sabem resolver sistemas de equações pela forma algébrica e também marcar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=239 , seria interessante a análise dos sistemas utilizando um software que teria uma maior produtividade. Leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que façam um download da planilha de cálculo em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/amem/prontos/luci.xls . Após acessar a mesma, será apresentada a tela:
Professor, oriente seus para as informações que serão inseridas na planilha. Como apresenta na tela, nas células de cor amarela, serão informados os valores do sistema e abaixo será apresentado o plano cartesiano com os respectivos gráficos.
Professor faça os seguintes questionamentos aos seus alunos:
• Na tabela do lado esquerdo da planilha, na primeira coluna temos valores atribuídos a “x” , na segunda coluna os valores calculados de “y” referente à primeira equação, e na terceira coluna os valores de y calculados na segunda equação. Peça aos seus alunos que comparem os valores da segunda coluna e os valores da terceira. O que acontece com os valores. O que acontece na linha onde “x” é igual a 1.
• As retas se cruzam em algum ponto ?
• É possível que existe alguma solução para este sistema ?
• Existe algum par ordenado que seja solução para este sistema de equações ?
• No lado esquerdo da planilha abaixo da tabela, apresenta a solução do sistema de equações. Peça aos alunos que observem este resultado. Professor, mostre aos seus alunos que as retas se cruzam em um ponto, é possível que exista solução para o sistema, ou seja, existe um ponto de intersecção entre as duas retas, neste caso, o sistema apresenta uma única solução.
Peça aos seus alunos para que informe na planilha o seguinte sistema e em seguida analisem:
• Observem os valores da segunda e terceira colunas da tabela.
• As retas se cruzam em algum ponto ?
• É possível que existe alguma solução para este sistema ?
• Existe algum par ordenado que seja solução para este sistema de equações ?
• Peça a eles que observem a solução no lado esquerdo da planilha.
Professor, agora peça aos seus alunos para que informe na planilha o seguinte sistema e em seguida analisem:
• Observem os valores da segunda e terceira colunas da tabela. O que acontece com os valores ?
• Só aparece uma reta. Onde esta a outra ?
• Comente com seus alunos que a reta numérica é infinita.
• É possível que existe alguma solução para este sistema ?
• Caso seja possível, quantas são estas soluções ?
Professor após esta atividade, mostre aos seus alunos que existe uma classificação, quanto às soluções, dos sistemas de equações:
Professor, elabore uma lista de exercícios com diversos sistemas de equações do 1º grau. Peça aos seus alunos que resolvam registrem na folha as classificações e possíveis soluções dos sistemas. Como sugestão você pode obter exemplos de exercícios em:
• http://www.scribd.com/doc/9795117/Sistemas-de-equacoes-9-Ano
• http://matematica3c.cvg.com.pt/fichasdifer9/94ab.pdf
Professor, seria interessante que após a utilização da planilha de cálculo acima, você apresentasse aos seus alunos o software GraphMatica, um software gratuito, disponível na área de downloads da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_funcoes.php. Existe também uma versão em português de Portugal, disponível em http://graphmatica.apoioamatematica.net/graphmatica_setup.exe. Após a instalação, quando executado o programa, aparecerá a seguinte tela:
Professor, o manuseio o software é bem simples. Na linha de digitação da equação, abaixo dos botões de comando, informe a equação e em seguida clique no botão “Graph” ou pressione “Enter”. Será mostrado o gráfico da equação. Por exemplo:
Na mesma linha, informe a segunda equação.
Com o mouse, clique no botão “Coord Cursor” e posicione o mouse, agora com o cursor alterado, no ponto de intersecção das duas retas. Na parte inferior da tela, no lado esquerdo, o software apresentará as coordenadas do ponto, solucionando assim o sistema de equações. Os questionamentos feitos na planilha de cálculo também podem ser feitos no aplicativo. Para limpar a área de gráfico, clique com o mouse em “Clear”. A vantagem deste aplicativo é que não estamos mais limitados aos sistemas de equações do 1º grau.
Professor retome o problema inicial e peça aos seus alunos que o resolva utilizando um dos aplicativos.
Professor proponha a seguinte brincadeira com seus alunos. O jogo funciona da seguinte forma:
a) Número de participantes: 2
b) Material:
• Folha de papel milimetrada, com o desenho do plano cartesiano, para cada participante.
• Régua
• Lápis
c) Regras do jogo:
• Cada participante vai traçar duas retas no sistema de eixo cartesiano.
• Em seguida, eles trocam as folhas.
• Quem conseguir classificar o sistema e resolver o sistema primeiro, ganha um ponto.
• Será vencedor aquele que acumular a maior quantidade de pontos após 8 rodadas.
Quatro estrelas 4 classificações
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18/10/2011
Cinco estrelasGostei muito da explicação desta aula. Será de grande proveito uma vez que estou com uma turma meio complicada
28/03/2010
Cinco estrelasmuito bom mesmo adorei
24/03/2010
Três estrelasGostei do material, bastante claro e explicativo. Claro que a opinião final seria após o uso com os alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasotimo a elaboração da aula