Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Resolução de sistemas de equações do 1º grau de forma gráfica

 

19/03/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Resolver sistemas de equações do 1º grau de forma gráfica
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Duas aulas de 50 minutos cada
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor. Nesta aula vamos trabalhar o assunto “Resolução de sistemas de equações do 1º grau de forma gráfica”. É importante saber como está o nível de conhecimento dos pré-requisitos de seus alunos. Professor saia do ambiente de sala de aula, estabeleça alguns locais no espaço da escola e separe seus alunos em grupos. Peça a eles que formulem problemas envolvendo equações algébricas ou melhor emprego do conhecimento sobre esse assunto. Após este momento, reúna os grupos e peça a eles que relatem o como foi o momento de reflexão. Professor aproveite o momento para fazer questionamentos como:
                    • O que é um sistema de equações do 1º grau ?
                    • O que é um plano cartesiano?
                    • O que é um par ordenado ?
                    • Para traçar uma reta em um plano cartesiano são necessários quantos pontos ?

               Professor apresente aos seus alunos um problema referente ao assunto, por exemplo:

               “Lucas comprou tela de arame para cercar uma área com a finalidade de criar uma codorna. Gastou 150 cm para cercá-lo e o fez de tal forma que o comprimento resultou no dobro da largura. Quais são as dimensões dessa área ?”

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática. Para colocar a fundamentação teórica do assunto "Resolução de sistemas de equações do 1º grau de forma gráfica" aos seus alunos, peça a eles que leiam o texto em http://200.226.135.50/matematica/solucao-um-sistema-equacoes-1-grau-com-duas-incognitas-.htm.

               Professor considerando que seus alunos já sabem resolver sistemas de equações pela forma algébrica e também marcar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=239 , seria interessante a análise dos sistemas utilizando um software que teria uma maior produtividade. Leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que façam um download da planilha de cálculo em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/amem/prontos/luci.xls . Após acessar a mesma, será apresentada a tela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_01.jpg

               Professor, oriente seus para as informações que serão inseridas na planilha. Como apresenta na tela, nas células de cor amarela, serão informados os valores do sistema e abaixo será apresentado o plano cartesiano com os respectivos gráficos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_02.jpg


               Professor faça os seguintes questionamentos aos seus alunos:
                    • Na tabela do lado esquerdo da planilha, na primeira coluna temos valores atribuídos a “x” , na segunda coluna os valores calculados de “y” referente à primeira equação, e na terceira coluna os valores de y calculados na segunda equação. Peça aos seus alunos que comparem os valores da segunda coluna e os valores da terceira. O que acontece com os valores. O que acontece na linha onde “x” é igual a 1. 
                    • As retas se cruzam em algum ponto ?
                    • É possível que existe alguma solução para este sistema ?
                    • Existe algum par ordenado que seja solução para este sistema de equações ?
                    • No lado esquerdo da planilha abaixo da tabela, apresenta a solução do sistema de equações. Peça aos alunos que observem este resultado. Professor, mostre aos seus alunos que as retas se cruzam em um ponto, é possível que exista solução para o sistema, ou seja, existe um ponto de intersecção entre as duas retas, neste caso, o sistema apresenta uma única solução.

               Peça aos seus alunos para que informe na planilha o seguinte sistema http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_03.jpg e em seguida analisem: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_04.jpg


                     • Observem os valores da segunda e terceira colunas da tabela.
                     • As retas se cruzam em algum ponto ?
                     • É possível que existe alguma solução para este sistema ?
                     • Existe algum par ordenado que seja solução para este sistema de equações ?
                     • Peça a eles que observem a solução no lado esquerdo da planilha.

               Professor, agora peça aos seus alunos para que informe na planilha o seguinte sistema http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_05.jpg e em seguida analisem:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_06.jpg


                    • Observem os valores da segunda e terceira colunas da tabela. O que acontece com os valores ?
                    • Só aparece uma reta. Onde esta a outra ?
                    • Comente com seus alunos que a reta numérica é infinita.
                    • É possível que existe alguma solução para este sistema ?
                    • Caso seja possível, quantas são estas soluções ?

               Professor após esta atividade, mostre aos seus alunos que existe uma classificação, quanto às soluções, dos sistemas de equações:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_07.jpg


               Professor, elabore uma lista de exercícios com diversos sistemas de equações do 1º grau. Peça aos seus alunos que resolvam registrem na folha as classificações e possíveis soluções dos sistemas. Como sugestão você pode obter exemplos de exercícios em:
                     • http://www.scribd.com/doc/9795117/Sistemas-de-equacoes-9-Ano
                     • http://matematica3c.cvg.com.pt/fichasdifer9/94ab.pdf

               Professor, seria interessante que após a utilização da planilha de cálculo acima, você apresentasse aos seus alunos o software GraphMatica, um software gratuito, disponível na área de downloads da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_funcoes.php. Existe também uma versão em português de Portugal, disponível em http://graphmatica.apoioamatematica.net/graphmatica_setup.exe. Após a instalação, quando executado o programa, aparecerá a seguinte tela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_08.jpg

               Professor, o manuseio o software é bem simples. Na linha de digitação da equação, abaixo dos botões de comando, informe a equação e em seguida clique no botão “Graph” ou pressione “Enter”. Será mostrado o gráfico da equação. Por exemplo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_09.jpg

               Na mesma linha, informe a segunda equação.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_10.jpg

               Com o mouse, clique no botão “Coord Cursor” e posicione o mouse, agora com o cursor alterado, no ponto de intersecção das duas retas. Na parte inferior da tela, no lado esquerdo, o software apresentará as coordenadas do ponto, solucionando assim o sistema de equações. Os questionamentos feitos na planilha de cálculo também podem ser feitos no aplicativo. Para limpar a área de gráfico, clique com o mouse em “Clear”. A vantagem deste aplicativo é que não estamos mais limitados aos sistemas de equações do 1º grau.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1863/imagens/Aula_2009_11_11.jpg

               Professor retome o problema inicial e peça aos seus alunos que o resolva utilizando um dos aplicativos.

               Professor proponha a seguinte brincadeira com seus alunos. O jogo funciona da seguinte forma:
 

                    a) Número de participantes: 2
                    b) Material: 
                             • Folha de papel milimetrada, com o desenho do plano cartesiano, para cada participante.
                             • Régua
                             • Lápis

                     c) Regras do jogo:
                             • Cada participante vai traçar duas retas no sistema de eixo cartesiano.
                             • Em seguida, eles trocam as folhas.
                             • Quem conseguir classificar o sistema e resolver o sistema primeiro, ganha um ponto.
                             • Será vencedor aquele que acumular a maior quantidade de pontos após 8 rodadas.
 

Recursos Complementares
http://www.eb23-djsantosbessa.edu.pt/seccaoprojectos/2008matematica/pdf/aulaspowerpoint/ResolucaoSistemas.pdf
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer durante todas as atividades. Utilize: • A observação nas atividades dos alunos e seus comentários; • Recolha as folhas produzidas pelos alunos; • Observação na atividade lúdica.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.