17/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Aula 1
Atividade 1
Como forma de motivação para estudar o assunto, o professor deverá levar os alunos a uma sala de vídeo ou a local apropriado para que possam assistir aos vídeos nos sites abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=Mf8ueO4P6E4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=QLbMnQBMO4c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Y7rYeOA9Vpc&feature=related
O professor explicará aos alunos que verão três vídeos que mostram as artes, pintura, arquitetura, escultura, criadas pelo homem em dois diferentes períodos. O primeiro se refere às artes produzidas nos séculos XVII e XVIII, o segundo focaliza a arte do século XX e o terceiro brinca com a oposição entre as obras dos séculos XVII e XVIII e as do século XX.
Enquanto assistem aos vídeos, os alunos deverão observar a força das imagens e das palavras.O professor entregará a eles um roteiro que deve ser lido antes de começarem a assistir, para que possam atentar para os detalhes destacados pelo roteiro.
Roteiro:
Vídeo 1
1- Quais as principais características da arte barroca?
2- Qual foi o objetivo da Exposição Universo Mágico do barroco?
3- Quais são os elementos que nos levam a identificar as obras como sendo dos séculos XVII e XVIII?
4- Nas galerias de arte o controle dos raios UV é necessário. Justifique.
Vídeo 2
1- Tarsila do Amaral é um nome representativo do modernismo brasileiro. Suas obras divergem das expressões artísticas que vocês viram do Barroco.Quais as maiores diferenças?
2- O narrador diz que Tarsila do Amaral mudou o rumo da arte brasileira. O que se pode entender por isso?
3- Para você, o que é mais belo, a arte barroca ou a do modernismo?
Vídeo 3
Nesse vídeo há ironias. Explique quais os efeitos de sentido usados?
Atividade 2
O professor deverá deixar os alunos responderem individualmente às perguntas. Depois, deverá agrupá-los para conhecerem e discutirem as respostas.
Aula 2
Atividade 1
Como na aula anterior, os alunos se posicionaram quanto ao que é mais belo: barroco ou modernismo, o professor deverá solicitar que construam individualmente uma definição do que é o belo para eles. Pedirá que leiam para a sala o que escreveram.
Atividade 2
O professor distribuirá entre os grupos nomes ou temas para um trabalho de pesquisa para posterior apresentação para a classe. São eles: Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Barroco, Modernismo. A pesquisa se dará nesta aula e, para isso, os alunos irão à sala de informática pesquisar sobre eles em diferentes sites. A professora explicará que é só entrar em um site de busca e digitar o nome do artista ou o tema. A professora estará presente o tempo todo orientando os alunos nesta pesquisa. A apresentação de cada grupo deverá ocupar dez minutos da próxima aula.
Aula 3
Atividade
Nesta aula, após a apresentaçãodos grupos, os alunos produzirão um texto escrito posicionando-se diante das manifestações de arte.
O professor deverá sugerir as perguntas abaixo como motivação ou roteiro para a escrita:
Com qual das expressões artísticas você mais se identificou?
Qual o artista que mais o atraiu?
Professor, lembre-os de que em um texto de opinião deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Ao final, o professor pedirá que ilustrem seu texto, se quiserem.
Em uma próxima aula, após a correção, se o aluno autorizar, o professor poderá expor os textos em um mural de sala ou da escola como forma de socialização do trabalho desenvolvido.
O professor poderá saber mais sobre o tema em:
JANSON. H. W. História da Arte. 5ªed., São Paulo: Martins Fontes, 1992.
No link abaixo, o professor também poderá pesquisar mais sobre o assunto.
O professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades e, em uma ficha previamente elaborada, anotar o envolvimento dos estudantes. Nesta ficha deverá conter colunas com: interesse, participação, envolvimento, etc. Sugere-se que o professor dê maior importância ao envolvimento individual e a satisfação pessoal demonstrada durante a atividade que a aspectos cognitivos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!