Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Manifestações artísticas

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar várias manifestações de arte: Pintura, Arquitetura, Música e Escultura.
  • Conhecer características do Barroco e do Modernismo.
  • Obter informações sobre Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari.
  • Socializar preferências e conhecimentos.

 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber que existem diferentes formas de expressão artística.
  • Saber que a história da Literatura apresenta diferentes nomes para diferentes épocas segundo as características de suas manifestações.
  • Saber em que consiste a ironia como recurso estilístico. 

Estratégias e recursos da aula
  • Uso de vídeos;
  • debates;
  • apresentação oral;
  • produção escrita.                                                                                                                                                       

Aula 1

Atividade 1

Como forma de motivação para estudar o assunto, o professor deverá levar os alunos a uma sala de vídeo ou a local apropriado para que possam assistir aos vídeos nos sites abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=Mf8ueO4P6E4&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=QLbMnQBMO4c&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=Y7rYeOA9Vpc&feature=related 

O professor explicará aos alunos que verão três vídeos que mostram as artes, pintura, arquitetura, escultura, criadas pelo homem em dois diferentes períodos. O primeiro se refere às artes produzidas nos séculos XVII e XVIII, o segundo focaliza a arte do século XX e o terceiro brinca com a oposição entre as obras dos séculos XVII e XVIII e as do século XX.

Enquanto assistem aos vídeos, os alunos deverão observar a força das imagens e das palavras.O professor entregará a eles um roteiro que deve ser lido antes de começarem a assistir, para que possam atentar para os detalhes destacados pelo roteiro.

 Roteiro:

Vídeo 1

1- Quais as principais características da arte barroca?

2- Qual foi o objetivo da Exposição Universo Mágico do barroco?

3- Quais são os elementos que nos levam a identificar as obras como sendo dos séculos XVII e XVIII?

4- Nas galerias de arte o controle dos raios UV é necessário. Justifique.

Vídeo 2

1- Tarsila do Amaral é um nome representativo do modernismo brasileiro. Suas obras divergem das expressões artísticas que vocês viram do Barroco.Quais as maiores diferenças?

2- O narrador diz que Tarsila do Amaral mudou o rumo da arte brasileira. O que se pode entender por isso?

3- Para você, o que é mais belo, a arte barroca ou a do modernismo?

Vídeo 3

Nesse vídeo há ironias. Explique quais os efeitos de sentido usados?

Atividade 2

O professor deverá deixar os alunos responderem individualmente às perguntas. Depois, deverá agrupá-los para conhecerem e discutirem as respostas. 

Aula 2

Atividade 1 

Como na aula anterior, os alunos se posicionaram quanto ao que é mais belo: barroco ou modernismo, o professor deverá solicitar que construam individualmente uma definição do que é o belo para eles. Pedirá que leiam para a sala o que escreveram.

  • O belo para mim é...   

Atividade 2

O professor distribuirá entre os grupos nomes ou temas para um trabalho de pesquisa para posterior apresentação para a classe. São eles: Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Barroco, Modernismo. A pesquisa se dará nesta aula e, para isso, os alunos irão à sala de informática pesquisar sobre eles em diferentes sites. A professora explicará que é só entrar em um site de busca e digitar o nome do artista ou o tema.  A professora estará presente o tempo todo orientando os alunos nesta pesquisa. A apresentação de cada grupo deverá ocupar dez minutos da próxima aula.

Aula 3 

Atividade

Nesta aula, após a apresentaçãodos grupos, os alunos produzirão um texto escrito posicionando-se diante das manifestações de arte.

O professor deverá sugerir as perguntas abaixo como motivação ou roteiro para a escrita:

Com qual das expressões artísticas você mais se identificou?

Qual o artista que mais o atraiu?

Professor, lembre-os de que em um texto de opinião deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ao final, o professor pedirá que ilustrem seu texto, se quiserem.

Em uma próxima aula, após a correção, se o aluno autorizar, o professor poderá expor os textos em um mural de sala ou da escola como forma de socialização do trabalho desenvolvido.

Recursos Complementares

 O professor poderá saber mais sobre o tema em:

JANSON. H. W. História da Arte. 5ªed., São Paulo: Martins Fontes, 1992.

No link abaixo, o professor também poderá pesquisar mais sobre o assunto.

http://www.museus.art.br/mundo.htm 

Avaliação

O professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades e, em uma ficha previamente elaborada, anotar o envolvimento dos estudantes. Nesta ficha deverá conter colunas com: interesse, participação, envolvimento, etc. Sugere-se que o professor dê maior importância ao envolvimento individual e a satisfação pessoal demonstrada durante a atividade que a aspectos cognitivos.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.