Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“O acompanhante do nome: o artigo”

 

05/05/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  ler e selecionar informações sobre o uso do artigo em gramáticas diversas;
  •  usar adequadamente o artigo em textos diversos;
  • conhecer as características dos artigos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já tenham estudado substantivo (gênero e número) e saibam identificá-lo. Além disso, deverão ter conhecimento de palavras homônimas.  

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1

Atividade 1   

Para iniciar a aula, o professor deverá fazer cópias da notícia a seguir e entregar aos alunos:

Uso de câmara de bronzeamento pode gerar "vício", diz pesquisa da France Presse, em Washington  

 ___ usuários de cabines de bronzeamento artificial têm tendência à ansiedade e apresentam ___ dependência parecida com ___ vício em álcool e outras drogas, conclui ___ estudo publicado na "Archives of Dermatology". "Apesar de nossos esforços para alertar sobre ___ perigos para ___ saúde associados às radiações de raios UV, artificiais ou não, se observa ___ progressivo aumento do número de jovens adultos que recorrem ao bronzeamento artificial", afirmam ____ autores da pesquisa. "Além do desejo de melhorar ___ pele, fazem bronzeamento para relaxar, melhorar ___ humor ou se socializar", acrescentam. "Essa exposição repetida aos raios UV corresponde ao mesmo comportamento de dependentes de substâncias químicas." ___ estudo incluiu uma pesquisa com 421 estudantes realizada por professores do centro oncológico Memorial Sloan-Kettering e da Universidade de Albany, no Estado de Nova York, e descobriu que mais da metade deles (229) utilizavam cabines de bronzeamento artificial em média 23 vezes por ano. Entre esses estudantes, 70% deles mostravam sintomas de dependência do bronzeamento artificial, segundo métodos de medição adaptados a questionários.  

 Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u723902.shtml Acesso em 21/04/2010 

Em seguida, o professor solicitará aos alunos que se organizem em duplas e preencham os espaços em branco da notícia com A(S)/O(S), UM(A), UNS, UMAS. O professor deverá dizer aos alunos que, durante a execução a atividade, tentem justificar entre eles por que escolheram determinada palavra para preencher os espaços. Em seguida, o professor deverá dividir o quadro de giz em duas partes e escrever as respostas dos alunos (essa atividade pode ser feita oralmente) nas colunas separando as respostas em artigos definidos ou indefinidos, sem mencionar o porquê dessa divisão.

Os usuários                          Uma dependência

O vício                                 Um estudo

 Os perigos                            Um progressivo aumento

A saúde

 Os autores

A pele

O humor

O estudo

Depois disso, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem dizer o porquê da divisão feita por ele no quadro. Nesse momento é importante que o professor seja um condutor das opiniões expressadas pelos alunos. É importante que ele destaque que os artigos definidos dão sentidos mais específicos às palavras e que os artigos indefinidos dão um sentido mais amplo às palavras.  

Atividade 2   

Depois da discussão inicial, o professor dividirá a turma em grupos e entregará uma gramática para cada um. Eles deverão realizar uma pesquisa na gramática sobre artigos e fazer anotações sobre “conceito” e “classificação do artigo”. Em seguida, e de acordo com as anotações feitas pelos alunos, o professor lhes entregará revistas para que selecionem textos que serão usados na atividade da aula seguinte.

Aula 2

 Atividade 1  

 Para começar a aula o professor deverá solicitar aos alunos que se organizem em grupos (de acordo com a última aula) e que selecionem um texto entre os que foram escolhidos na aula anterior. Eles então deverão ler o texto e destacar os artigos + substantivos que aparecem nele. Em seguida, consultando as informações da primeira atividade da Aula 1 e as anotações que fizeram das gramáticas, eles deverão escrever os exemplos de acordo com as características dos artigos que serão entregues pelo professor, em folha xerocada, a saber:

1)      O artigo permite reconhecer o gênero e número do substantivo.

 2)      O artigo pode substantivar palavras ou expressões.

 3)      O artigo reforça características do ser ou objeto.

4)      O artigo distingue palavras homônimas.

Atividade 2   

Esta atividade deverá ser realizada no laboratório de informática. Os alunos deverão acessar o site da revista Mundo Estranho www.mundoestranho.com.br, escolher um dos temas na guia “Navegue pelos canais temáticos" e procurar exemplos do uso do artigo de acordo com as 4 características apresentadas pelo professor na atividade anterior.

Eles deverão anotar no caderno de acordo com o modelo a seguir: 

TEMA:

RESUMO DA CURIOSIDADE:

ARTIGOS + SUBSTANTIVOS ENCONTRADOS:

CARACTERÍSTICAS DOS ARTIGOS ENCONTRADOS:

Depois disso, o professor poderá selecionar alguns alunos para expor para a turma o que pesquisaram. Dessa maneira, o professor poderá consolidar tudo o que foi estudado e verificar as possíveis dúvidas dos alunos.

 

Recursos Complementares

 Como consolidação do que foi trabalhado, o professor poderá apresentar o vídeo sobre artigos definidos e indefinidos http://www.youtube.com/watch?v=Bv6kRk7tTbo 

 Acesso em 19/04/2010

Avaliação

 O professor deverá verificar se os alunos tiveram facilidade em preencher as lacunas e se compreenderam a ideia de amplitude ou especificidade do artigo. Além disso, deverá acompanhar a execução das atividades em grupos e auxiliar aqueles que apresentem maior dificuldade. A exposição oral do aluno e a correção das atividades são boas maneiras de avaliar se ele compreendeu  aquilo que foi dado na aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Liz da Mata, FIC - Faculdade Interativa COC , Bahia - disse:
    lizdamata@uol.com.br

    23/08/2010

    Quatro estrelas

    Indiquei esse plano de aula para uma aluna da graduação, que está cumprindo o Estágio Supervisionado II do curso de Letras Português/Inglês.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.