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Sobre verbo e advérbio

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conceituar e identificar verbo e advérbio;
  • reconhecer os tempos verbais básicos;
  • reconhecer e classificar os advérbios e as locuções adverbiais quanto ao seu valor semântico;
  • verificar, por meio de questões propostas, a função semântico – estilística do verbo e do advérbio na construção do texto.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer tempos verbais básicos;
  • conhecer a estrutura básica da narrativa;
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • pesquisa em gramáticas;
  • utilização de tirinhas veiculadas na internet.

Aula 01 (50 minutos)

O tema a ser abordado nessa aula é  sobre verbo e  advérbio. O advérbio é uma categoria gramatical que tem se tornado objeto de estudo para muitos pesquisadores da área da linguagem. De acordo com pesquisas recentes, há questionamentos  sobre a classificação tradicional dos advérbios, como é o caso da palavra não: advérbio ou um elemento dos mecanismos de negação em português?

Dentre os resultados apresentados por pesquisas recentes, destaca-se  a proposta de se associar o emprego dos advérbios aos tempos verbais, considerando que a função básica do advérbio é relacionar-se com os verbos, caracterizando os processos por eles expressos. Em relação ao emprego dos tempos verbais, é importante que os alunos percebam que a escolha de um tempo depende muito de sua relação com um todo coerente formado pelo texto. Isso  justifica observar que  exercícios de flexão verbal, assim como de qualquer item da língua, nunca devem ser descontextualizados.

Atividade

Professor, objetiva-se com a atividade a seguir levar o aluno a perceber as noções  de tempo, modo, espaço e causalidade. 

A primeira questão desta atividade deve ser feita oralmente. Para motivar os alunos a respeito da temática – verbo e advérbio - , o professor deverá  reproduzir (xerocar) para eles a tirinha abaixo e, após a leitura do texto, conversar com eles a respeito do diálogo entre Mafalda e Suzanita.

Disponível em:

http://sp2.fotologs.net/photo/18/55/44/mafalda_tiras/1214490160467_f.jpg 

1. Observe a tirinha.

a. Onde Mafalda e Suzanita estão? O que elas estão fazendo?

b. Por que Suzanita se recusa a fazer a tarefa?

c. Na sua opinião, a Suzanita tem razão a respeito do modo como se ensinam nas escolas?

d. Observe a Mafalda, no segundo quadrinho. Você acha que ela está admirada com os questionamentos de Suzanita? Por quê?

e. Observe a expressão de desapontamento da Mafalda no  último quadrinho. Por que ela se sentiu assim, desapontada?

2. Agora, conte o incidente ocorrido entre Mafalda e Suzanita em seu caderno. Para isso, complete as lacunas de forma coerente.

 ____________, Mafalda e Suzanita se encontraram para fazer as tarefas escolares, __________________. ____________, Mafalda lê a frase “Papai fuma cachimbo”, Suzanita fica nervosa e questiona o fato de elas terem de fazer uma atividade totalmente descontextualizada da realidade. ____________, Mafalda fica admirada com a atitude questionadora de Suzanita, afinal, ______ é comum Suzanita  analisar situações de maneira crítica, ela que está __________ agindo de maneira frívola e alienada. Mas, isso dura _______, pois, a seguir, Suzanita completa o seu pensamento, revelando ser a vaidade o verdadeiro motivo de ela se recusar fazer a tarefa. __________, Mafalda  fica desapontada ao perceber o quanto ela se enganara a respeito da amiga.

3. O professor deverá pedir aos alunos para lerem o texto que eles completaram.  A seguir, mostrar a eles que as palavras ou expressões usadas para completar as lacunas informam qual a circunstância ou condição em que se deu a ação verbal, ou seja, quando, como e porque ocorreu determinado fato. Essas palavras são chamadas de  advérbio. Por exemplo:

Noção de tempo: “Depois da aula, Mafalda e Suzanita  se encontraram....”

Noção de lugar: ... na casa de Mafalda,...

Noção de finalidade: ... para fazer as tarefas escolares...

Aula 2 (50 minutos)

Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de  informática para, em dupla, pesquisarem sobre advérbio. 

Sugestão de site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adv%C3%A9rbio 

Observação:

Esta atividade de pesquisa pode ser realizada também em gramáticas, na biblioteca ou na própria sala de aula.

Aula 3 ( 50 minutos)

O professor deverá reproduzir (xerocar)  as tirinhas abaixo e entregá-las aos alunos. A seguir,  deverá separar os alunos em seis grupos de cinco a quatro elementos, os quais deverão ser identificados por números de um a seis, por exemplo.

O grupo 1 deverá selecionar uma tirinha  e solicitar ao grupo 2 que identifique e classifique os advérbios e locuções adverbiais nela presentes. A seguir, o grupo 2 aponta outra tirinha para o grupo 3 analisar e, assim, sucessivamente, até todos os grupos participarem da atividade.

Observação:

O professor deverá mediar a apresentação dos grupos, aproveitando o momento para esclarecer dúvidas dos alunos.

Tirinha 1

 

Disponível em:

http://elcabron.sjdr.com.br/wp-content/uploads/2008/05/hagar10.gif 

Tirinha 2

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_u7Iw6tA0a1M/RncgQi9x45I/AAAAAAAAAS8/JvTPZgAayYU/s400/zero_11-06-07_pt.gif 

Tirinha 3

Disponível em:

http://elcabron.sjdr.com.br/wp-content/uploads/2008/05/garfield9.png 

Tirinha 4

Disponível em:

http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/imagens/Tiraaeroportos1.jpg 

Tirinha 5

Disponível em:

http://ppavonts2.files.wordpress.com/2007/11/calvinharodotira374.gif 

Tirinha 6

Disponível em:

http://prototipa.com/www_pegaobonde/wp-content/uploads/2008/08/snoopy.jpg 

Aula 4 (50 minutos)

O professor deverá reproduzir para os alunos a crônica “As meninas” de Rubem Braga. Após a leitura, mostrar aos alunos a relação dos tempos verbais e os advérbios nesse texto.

As meninas

Foi há muito tempo, no Mediterrâneo, ou numa praia qualquer perdida na imensidão do Brasil? Apenas sei que havia sol e alguns banhistas; e apareceram duas meninas vestidas com vestidos compridos - o de uma era verde, o de outra era azul. Essas meninas estavam um pouco longe de mim; vi que a princípio apenas brincavam na espuma; depois, erguendo os vestidos até os joelhos, avançaram um pouco mais. Com certeza uma onda imprevista as molhou; elas riam muito, e agora tomavam banho de mar assim vestidas uma de azul, outra de verde. Uma devia ter 7 anos, a outra 9 ou 10; não sei quem eram, se eram irmãs; de longe eu não as via bem. Eram apenas duas meninas vestidas de cores marinhas brincando no mar; e isso era alegre e tinha uma beleza ingênua e imprevista. 

Por que ressuscita dentro de mim essa imagem, essa manhã? Foi um momento apenas. Havia muita luz, e um vento. Eu estava de pé na praia. Podia ser um momento feliz, e em si mesmo talvez fosse; e aquele singelo quadro de beleza me fez bem; mas uma fina, indefinível angústia me vem misturada com essa lembrança. O vestido verde, o vestido azul, as duas meninas rindo, saltando com seus vestidos colados ao corpo, brilhando ao sol; o vento... 

Eu devia estar triste quando vi as meninas, mas deixei um pouco minha tristeza para mirar com um sorriso a sua graça e a sua felicidade. Senti talvez necessidade de mostrar a alguém: "veja, aquelas duas meninas..." Mostrar à toa; ou, quem sabe, para repartir aquele instante de beleza como quem reparte um pão, ou um cacho de uvas em sinal de estima e de simplicidade; em sinal de comunhão; ou talvez para disfarçar a minha silenciosa angústia. 

Não era uma angústia dolorosa; era leve, quase suave. Como se eu tivesse de repente o sentimento vivo de que aquele momento luminoso era precário e fugaz; a grossa tristeza da vida, com seu gosto de solidão, subiu um instante dentro de mim, para me lembrar que eu devia ser feliz naquele momento, pois aquele momento ia passar. Foi talvez para fixá-lo, de algum modo, que pedi a ajuda de uma pessoa amiga; ou talvez eu quisesse dizer alguma coisa a essa pessoa e apenas lhe soubesse dizer: "veja aquelas duas meninas..."

E as meninas riam brincando no mar.

Disponível em:

http://srand-time-null.blogspot.com/2009/04/as-meninas.html 

1. Sobre o emprego de advérbios no texto: 

a. Considerando que uma crônica é um gênero narrativo, pode-se afirmar que é comum encontrar nesse tipo de texto advérbios. Por quê?

b. Observe as expressões e palavras destacadas no texto.

- Identifique a circunstâncias que elas estão indicando. ·  

- Quais são os advérbios de intensidade?

- Quais palavras estão sendo modificadas por eles?

c. Observe a palavra destacada nos trechos:

Apenas sei que havia sol...; [...] talvez eu quisesse dizer alguma coisa a essa pessoa e apenas lhe soubesse dizer. 

- Quais palavras estão sendo modificadas pela palavra apenas?

- Qual o sentido da palavra apenas nesse contexto?

 Conclua: pode-se dizer que a palavra apenas tem valor de advérbio? Justifique sua resposta

d. Qual tempo verbal predomina no texto? Justifique sua resposta.

2. Sobre a relação tempo verbal e advérbio

Segundo Bastos (1992):

a) os advérbios locuções adverbiais que marcam um andamento narrativo mais lento combinam-se com os tempos verbais que expressam  ações que ocorrem durante um certo período, por exemplo o pretérito imperfeito.

 Por exemplo:

 Eu estava de pé na praia. 

- Localize no texto outros advérbios ou locuções adverbiais que marcam um andamento narrativo mais lento.

b) os advérbios que marcam um andamento narrativo mais rápido combinam-se com os tempos verbais de ocorrência pontual, como é o caso do pretérito perfeito.

Por exemplo:

Com certeza uma onda imprevista as molhou...

Foi há muito tempo, no Mediterrâneo, ou numa praia qualquer perdida na imensidão.

- Localize no texto outros advérbios ou locuções adverbiais que marcam um andamento narrativo mais rápido

3. No texto, As meninas, o cronista  faz uma reflexão sobre o que ele sentiu ao ver duas  meninas ingênuas, brincando na praia, em um dia de sol, por um breve momento. De certa forma, ele congela a imagem das crianças, ao descrever o que sentiu naquele momento.

a. Esse fato justifica a predominância  do pretérito imperfeito? Por quê?

b. Que tipo(s) de advérbio(s) predomina(m) no texto?

c. Pode-se dizer que nessa crônica predomina trechos descritivos. Qual a relação dessa predominância com os advérbios empregados no texto?

Aula 5 (50 minutos)

Produção de texto 

O professor deverá  reproduzir  o postal abaixo e entregá-lo aos alunos, juntamente com a seguinte proposta de produção de texto:

 

Disponível em:

http://www.wonkas.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/01/destino-1-g.jpg 

Imagine que você está passando as férias de verão numa praia linda e resolve compartilhar o que você está sentindo com um parente ou uma pessoa querida. Então, escreva um cartão-postal para essa pessoa. Não se esqueça de utilizar expressões que indiquem lugar, tempo, bem como expressões que revelam como você está passando o tempo, ou até mesmo descrever sua rotina.

Seu texto será lido em sala de aula, para a apreciação dos colegas e do(a) professor(a).

Professor, o objetivo dessa atividade é reforçar a importância dos advérbios, por exemplo, para situar fatos no tempo e no espaço, bem como o modo como as ações são sentidas e realizadas.

Recursos Complementares

Professor, os vídeos sobre verbos, apresentados abaixo, poderão ser apresentados aos alunos para retomar o estudo de modos e tempos verbais.

http://www.youtube.com/watch?v=ghfXXktmzVw

http://www.youtube.com/watch?v=sek8vJbkmOI&feature=related 

Avaliação

O emprego dos advérbios e locuções adverbiais em textos narrativos permite a caracterização dos processos verbais, indicando muitas circunstâncias indispensáveis ao andamento da história. Não obstante, a caracterização adverbial pode traduzir a subjetividade do enunciador, nesse caso, o advérbio traduz sentimentos e julgamentos de valor de quem fala ou escreve. Certamente, esse novo olhar sobre o advérbio possibilita que se verifique o seu emprego  em diversos gêneros, além daqueles dos domínios do narrar. Assim, só depois de explorar  o emprego do advérbio em diferentes gêneros textuais, o aluno estará pronto para ser avaliado.

O desempenho dos alunos  em relação ao emprego do advérbio em textos dar-se-á de maneira coletiva durante realização e correção das atividades escritas: advérbios e locuções adverbiais em  tirinhas;  análise do emprego de advérbios associados aos tempos verbais  na crônica "As meninas" de Rubem Braga. Individualmente, os alunos serão avaliados por meio da produção de um cartão postal, quando deverão empregar adequadamente  expressões que indiquem lugar, tempo e expressões relacionadas ao fazer rotineiro do produtor em um determinado espaço. 

Opinião de quem acessou

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