Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Termodinâmica – Transformações reversíveis e irreversíveis.

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
José Marcelo Gomes
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, Isnard Domingos Ferraz, José Ângelo de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender esses dois tipos de transformações termodinâmicas e as diferenças entre elas.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Transformações termodinâmicas particulares, energia térmica, calor, Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica.

Estratégias e recursos da aula

Comece esta aula perguntando aos alunos o que eles se lembram sobre as transformações termodinâmicas particulares. Faça perguntas do tipo quais são e quais as características de cada uma delas. Depois faça o mesmo com as duas leis da termodinâmica. Faça no quadro um resumo organizado e sequencial sobre o assunto pois toda essa teoria será necessária para entender o objeto de estudo desta aula.

Depois, de maneira bastante convencional, dê as definições do que é transformação termodinâmica reversível e irreversível. Explique pra eles que transformação reversível é aquela em que, após seu término o sistema consegue retornar ao seu estado inicial, pelo mesmo caminho, passando pelos mesmos estados intermediários, na sequencia inversa daquela ocorrida na transformação de ida, porém sem interferência de nenhum agente externo.

Diga agora que uma transformação é considerada irreversível se ela não puder ser revertida sozinha pelo sistema, ou seja, se não satisfizer as condições citadas para as transformações reversíveis.

A partir deste ponto peça para que formem grupos de 5 pessoas e classifiquem algumas transformações termodinâmicas conhecidas por eles em reversíveis e irreversíveis. Peça para que pensem também em outras transformações termodinâmicas, como as que acorrem no pistão de um automóvel e que as classifiquem também em reversíveis e irreversíveis.

Após o período de discussões organize as respostas dos grupos no quadro de modo a se obter a ideia da maioria dos grupos. É esperado que a maior parte dos alunos concorde que a maioria dos processos naturais são irreversíveis. Se não, convença-os disso e dê como explicação a dissipação de energia que acontece, em geral, nas transformações termodinâmicas.

A partir daqui eles já estão preparados para uma explicação clássica sobre a transformação livre, que é um excelente exemplo de transformação irreversível. Comece mostrando a Figura 1, onde certa quantidade de um gás encontra-se dividido por uma fina película, em um recipiente de paredes adiabáticas e volume invariável.

Como a película não oferece resistência a expansão do gás contido numa das partes, este se expande livremente para a região de vácuo. Esta é uma transformação irreversível pois o sistema não vai voltar à sua situação inicial, de maneira natural, sem a interferência de uma agente externo realizando trabalho sobre o mesmo. A partir deste ponto peça para que os grupos de 5 pessoas determinem para esta transformação termodinâmica os valores das variáveis τgás, ΔU e Q em função da situação exposta na Figura 1. Se algum grupo chegar aos valores τgás = 0, ΔU = 0 e Q = 0, escreva-os no quadro e re-explique. Caso contrário encerre a aula explicando-os no quadro, ou seja, o gás não sofreu resistência na sua expansão (τgás = 0), a temperatura manteve-se constante (ΔU = 0) e não houve troca de calor com o meio externo (Q = 0).

Peça aos alunos para pesquisarem exemplos de transformações reversíveis e irreversíveis e trazê-los na próxima aula para que sejam dados como exemplos para toda a turma.

Recursos Complementares

Aprenda mais sobre Transformações reversíveis e irreversíveis:

MSPC: http://www.mspc.eng.br/termo/termod0120.shtml 

Ciência e Cultura: http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/aula_termodinamica002.asp 

E-escola: http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=572 

NEWTON, V.B; HELOU, R.D.; GUALTER, J.B. Tópicos de Física 2 – Termologia, Ondulatória e Óptica. São Paulo: Editora Saraiva, Vol. 2, 448p., 18a Ed., 2007.

Avaliação

Elabore um trabalho de extra-classe que seja a formalização da pesquisa sugerida no final da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.