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Saponificação

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Análises Químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Química
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Deverão aprender como se representa a estrutura molecular dos ácidos carboxílicos e dos esteres, o conceito de reação de saponificação; definir e relacionar as principais propriedades dos sabões; preparar sabão simples.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber sobre funções inorgânicas: bases; funções orgânicas: álcool e éster; grupos funcionais orgânicos – hidrocarbonetos; ligações covalentes; reação química e representação das substâncias polares e apolares.

Na aula anterior solicite aos alunos que pesquisem em casa os contéudos acima e registrem no caderno pois, serão questionados ao longo desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor, leve os alunos para o laboratório de informática e organize-os em grupos de 3 pessoas. Solicite que acessem o link abaixo, respondam as questões e anotem as respostas para que confiram a partir da explicação do conteúdo. Pergunte às equipes que alternativas escolheram para cada questão desta maneira, você verifica os conhecimentos prévio dos alunos sobre sabão e sabonete. Link: http://www.dolceta.eu/portugal/Mod5/spip.php?article420 

Após responderem, explique que o sabão é um sal de ácido carboxílico, que por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. É um tensoativo, ou seja, reduz a tensão superficial da água fazendo com que ela "molhe melhor" as superfícies. 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saponifica%C3%A7%C3%A3o 

Organize os alunos em equipes de no máximo 3 alunos. Conte a eles a situação-problema “As donas de casa normalmente associam a eficiência de um sabão com a quantidade de espuma que a mesma provoca” e questione: esta idéia é correta ou incorreta? Por quê? Inicie uma “roda da conversa”. Após dialogarem, explique que por si só o sabão não limpa. Essa aparente contradição pode ser entendida porque no sabão está presente o agente umectante que diminue a tensão superficial observada nos solventes, permite maior contato dos corpos com os líquidos, é o que realmente limpa.

Na sala de aula, organize os alunos em duplas. Explique que na fabricação de detergente são utilizadas substâncias derivadas do petróleo. No processo de fabricação de sabões se usa como matéria prima óleos ou gordura animal cujo base e a reação de saponificação. Saponificação é qualquer reação de um éster com uma base para produzir um álcool e o sal de ácido. Exemplifique no quadro como ocorre esta reação.

    éster             +      base               saponificação               sabão                    +                       álcool

      O                                                                                   O

      II                                                                                   II

R - C - O - R     +     NaOH                      <=>            R - C - O - Na                +                       R - OH 

Ácido graxo             Hidróxido de sódio                           (sal de ácido graxo)                               Glicerol

                                                                                              Sabão                                               

Neste momento, trabalhe os ácidos carboxílicos e o grupo funcional ester.

Ácidos carboxílicos: fale para os alunos que a pele libera ácidos carboxílicos cuja mistura dá o cheiro característico de cada um, podendo ser percebido especialmente pelos cães utilizados pela polícia para realizar investigações. São ácidos orgânicos caracterizados pela presença do grupo funcional carboxila. São tipicamente representados como COOH. Classificam-se em monoácidos ou poliácidos, dependendo do número de radicais carboxila presentes na molécula.

Carboxylic-acid 

Explique que os ésteres são derivados de ácidos pela substituição do hidrogênio do ácido por um radical orgânico. São substâncias comuns na natureza, encontradas nos óleos e nas gorduras, nas essências de frutas, de madeiras e de flores; nas ceras como a de carnaúba e a de abelhas; nos fosfatídeos como os existentes no ovo e no cérebro. É representada por uma cadeia carbônica contendo de 12 a 18 átomos de carbono. Podem ser obtidos quando for o caso, pela reação entre ácido carboxílico e álcool. 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11877  

Ester 

Explique também que os ésteres mais importantes são os de ácidos carboxílicos.

a) CH3COO - CH3 → Acetato de metila ou etanoato de metila

b) CH3 - CH2 - COO - CH2 - CH3 → propanoato de etila

c) CH3 - COO - CH2 - CH2 - CH2 - CH3 → Etanoato de butila

d) CH2 = C (CH3) - COO - CH3 → metil propenoato de metila, o monômero do acrílico (plástico).

Como age o sabão?

A molécula de sabão possui uma característica especial: tem uma ponta polar (cabeça) que apresenta carga e uma ponta apolar (cauda) que não tem carga (ver figura abaixo). Na gota de óleo é formado uma porção de átomos de carbono ligados. Quando se coloca sabão na água, como a molécula da água também tem cargas, ela atrai a parte da “cabeça”. A parte da cauda ficará livre. Essas caudas irão se atrair entre si, formando bolinhas minúsculas, chamadas micelas.Quando o sabão está em atrito com algo, a sujeira é quebrada em pedacinhos, que ficam dentro das micelas. Desta forma não se pode lavar o óleo ou a gordura só com água porque na água líquida as moléculas de água estão ligadas umas às outras

Disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_quimica_qui43.arquivo.pdf. Acesso em: 24.mai.2010.  

Organize os alunos no laboratório de informática de modo que ocupem todos os computadores e solicite aos alunos acessem os recursos indicados, leiam o roteiro e desenvolvam as atividades.    

Roupa suja se lava em casa - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17157 

Roupa suja se lava em casa 

Roupa suja se lava na Escola Link:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5174 

Roupa suja se lava na escola 

Roteiro     

a) Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?

b) Se óleos são insolúveis em água, como é possível retirá-los usando água e sabão?

c) Como o sabão age no processo de eliminação da "sujeira" (gordura)?

d) Qual a finalidade de se adicionar ácido durante a preparação do sabão?

e) Qual a diferença entre óleos e gorduras?

f) Por que se utiliza da base forte, como a soda cáustica para produzir sabão?

g) Qual é o subproduto da reação de saponificação e qual é a sua aplicação?

h) Indique a função orgânica existente no sabão.

i) O que são os radicais nas moléculas orgânicas?

j) Qual propriedade dos sabões faz com que eles removam a gordura?   

Obs.: as respostas deverão ser entregues para o professor para compor a avaliação.     

 

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5893 

Relatório

Professor, sugerimos que os estudantes, se organizem em equipes de no máximo 5 pessoas e elaborem o relatório utilizando o editor de textos colaborativos disponível no Google Docs. Para auxiliar na utilização da ferramenta, há um tutorial no

link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR 

Roteiro para observação:

a) o que ocorreu ao adicionar 5 gotas de óleo mineral com água, e agitar?

b) que tipo de mistura se formou entre o óleo e a água?

c) o que ocorre ao adicionar um pequeno pedaço do sabão obtido na primeira etapa, quando medimos o pH aproximado da amostra com papel indicador?

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações a seguir:

a) ( ) A força entre moléculas de óleo é igual à força entre moléculas de água.

b) ( ) Detergentes não causam poluição.

c) ( ) Detergentes podem misturar-se com água e óleo.

d) ( ) As moléculas de detergente têm uma cadeia de átomos de carbono.

e) ( ) Detergentes são formados de moléculas que têm uma parte que atrai moléculas de água e outra que atrai moléculas de óleo.

Assinale com um X a correta:

As gorduras são constituídas essencialmente de: a) éteres  b) aldeídos c) ésteres d) aminoácidos e)cetonas

(Fuvest-SP) Analise as 3 reações e assinale uma das cinco alternativas indicadas.

1) de ácidos graxos com hidróxido de sódio; 2) de álcool com ácido sulfúrico concentrado;

3) de celulose com ácido clorídrico.

a) açúcar, éter, sabão. b) açúcar, sabão, éter. c) éter, açúcar, sabão. d) sabão, éter, açúcar. e) sabão, açúcar, éter.

Esta atividade pode ser desenvolvida como avaliação. Proponha aos alunos que pesquisem sobre o conceito, propriedades, fórmulas, aplicação no dia a dia ácidos graxo; bases; éster; esterificação; etanol; gordura; lípideos (óleos e gorduras), façam anotações e postem em uma PBKWork´s. Este recurso é uma ferramenta eletrônica que permite construir páginas web, permite que múltiplos usuários façam edições e alterem seu conteúdo com facilidade por usuários leigos. Pode ser acessada no link: http://pbworks.com/ Para trabalhar com a PBKWork´s há um vídeo tutorial disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  

Site para pesquisa: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_lipidios/saponificacao.htm ,

Solicite à turma que criem um fórum para a comunidade escolar e discutam sobre como usar de forma consciente sabões e detergentes ou utilizar produtos descartáveis no cotidiano. Para desenvolver a atividade os alunos deverão acessar o

Link: http://www.forumeiros.com/    

Os alunos poderão tornar disponível no fórum a charge abaixo e questionar: O que é melhor do ponto de vista da conservação do meio ambiente: utilizar sabões ou detergentes ou consumir produtos descartáveis no cotidiano?   

Imagem disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/midia_tmp/600--EstacaoPUNKADA.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carboxylic-acid Imagem
Ester Imagem
Recursos Complementares

Para conhecer a história do Sabão acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sab%C3%A3o    

Para pesquisar: Como o sabão limpa? Link: http://www.brasilescola.com/quimica/como-sabao-limpa.htm    

No link abaixo a turma poderá pesquisar sobre o conceito de Saponificação

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saponificação 

Para conhecer as propriedades do sabão acesse o link:

Link: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/sabao.html    

Neste site está disponível informação sobre como ocorre a Reação de Saponificação

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/reacao-saponificacao.htm   

Link: http://www.peretz.com.br/Professores/    

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/exper2.pdf   

Para conhecer a fórmula da reação de saponificação acesse o

Link: http://www.brasilescola.com/quimica/reacao-saponificacao.htm   

Link: http://www.patentesonline.com.br/processo-de-saponificacao-de-triacilglicerois-e-acidos-graxos-118715.html    

Acesse o link abaixo para saber como transformar o óleo de cozinha usado em sabão.

Link: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/transformando-oleo-cozinha-usado-sabao.htm    

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Onqjnf7SEJw  

Livro: Civita, Victor. Enciclopédia do Estudante. Volume 8, Editora Abril Cultural, São Paulo, 1974.

Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/bolhas_sabao.html 

Aula: Produção de sabão - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7701    

Aula: De que é feito o sabão? - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=527 

Avaliação

Para verificar a aprendizagem solicite aos alunos que se organizem em equipes, acessem os exercíicios disponíveis no link abaixo e resolvam as questões:  

http://www.peretz.com.br/Professores/sejadmais05/exercicios/240505/exe-qui-3s-08.pdf  

As atividades abaixo desenvolvidas ao longo das aulas poderão ser objeto de avaliação:    

a) produção de um jornal contendo os conteúdos trabalhados nas aulas ou seja sobre saponificação; identificação das fórmulas estruturais e moleculares dos compostos químicos;

b) os questionamentos dirigidos ao professor

c) as contribuições com informações relativas as interações com parceiros da sala de aula;

d) a exploração e manuseio correto dos recursos tecnológicos;

e) a socialização de informações coletadas no desenvolvimento das atividades da Instrumentalização;  

f) a elaboração dos textos de acordo com as regras da língua portuguesa.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • valeria mazucato, universidade federal de mato grosso do sul , Mato Grosso do Sul - disse:
    valeriamazucato@hotmail.com

    02/05/2012

    Cinco estrelas

    obrigada, gostei da forma como piropos a sequencia da aula e a clareza de idéias.


  • vagner, usuario , São Paulo - disse:
    v.cezar@itelefonica.com.br

    02/01/2011

    Uma estrela

    não entendi nada pois eu só queria uma explicação lógica e objetiva do efeito em reação do alcool no sabão caseiro


Sem classificação.
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