27/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Recuperar a prática social do contar e ouvir histórias
Ouvir com atenção e compreensão
Estabelecer relações entre as partes do texto
Uso do dicionário
Professor, surpreenda as crianças com um mural com o seguinte título:
HISTÓRIAS DAS MIL E UMA NOITES
e os seguintes subtítulos:
QUEM FOI SHERAZADE?
ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA,
SIMBAD, O MARUJO,
ALI BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES
O MERCADOR EO GÊNIO.
Divida a turma em duplas e lance a pergunta: Quem conhece algumas destas histórias cujos títulos estão no mural? Deixar que falem, contem o que sabem. Em seguida contar a eles que todas estas histórias surgiram do mesmo lugar e que uma moça chamada Sherazade é a responsável pela “invenção” de todas estas histórias.
Contar a história da Sherazade que pode ser retirada do livro Histórias das Mil e uma Noites - Ruth Rocha – Editora FTD, ou ainda de : http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/estorias_miniweb/1001_noites.html
Professor, este momento de leitura deve ser dividido em duas partes: na primeira, conte a história, permitindo que as crianças “saboreiem” a contação . No segundo momento, entregue para cada dupla, a história em papel. Pedir que releiam a história junto com sua dupla e respondam às perguntas apresentadas:
1) Procure no dicionário o significado das palavras que são desconhecidas para você e, em seguida, escreva uma frase com cada uma delas.
2) Leia: “Sharyar ficou com ódio de tudo quanto foi mulher. Então resolveu fazer assim...” Conte, usando suas palavras, qual foi a decisão do rei Sharyar.
3) Quem era Sherazade? De que parte do texto você retirou a sua descoberta? Escreva aqui.
4) Sherazade se mostra uma mulher muito inteligente. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
5) As aventuras de Sherazade são conhecidas como “As histórias das mil e uma noites”. Você sabe dizer por quê?
Recolher as folhas de respostas.
Ao final, pedir que cada dupla ilustre o texto lido.
Dicas e sugestões: Professor, caso você não conheça “As histórias das mil e uma noites”, leia o livro As mil e uma noites contos árabes Ferreira Gullar Editora Revan. Este livro foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como "Livro Altamente Recomendável", "Melhor Tradução Para Jovens".
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento para um projeto das mil e uma noites para a Educação Infantil. Leia, quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas? http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/educacao-infantil/PlanoAula_278067.shtml
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”
Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?
Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum
Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva
Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Aula 5 - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema
Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico
Há aqui, pelo menos, três momentos que devem ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada um na atividade de “ouvir histórias”,
2° Observar como cada dupla se “comporta”: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar novas idéias, se as respostas são elaboradas em colaboração...
3° Perceber, por meio da leitura das respostas obtidas, como cada dupla compreendeu a história.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2010
Cinco estrelasparabéns, gostei muito da atividade, apliquei a atividade em minmha sala e tive um resultado excelente