25/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como um elemento de fundamental importância na história da humanidade, a qual integra as pessoas, assim como possibilita conhecermos nossas raízes culturais e nosso corpo. Decidimos oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.
Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Pastoril.
1º Momento: O/a professor/a deverá dar início ao estudo, questionando a turma:
2º Momento: O/a professor/a deverá registrar as respostas das crianças e elaborar um cartaz com o seguinte título: O QUE SABEMOS SOBRE O PASTORIL. Depois deverá sugerir que assistam uns vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta um grupo de moças dançando e cantando o pastoril http://www.youtube.com/watch?v=a5cqrlVZ2ps , outro vídeo apresenta um grupo de moças utilizando pernas de pau para dançar http://www.youtube.com/watch?v=zG9fVbIPIug. Ao final da sessão, o grupo deverá discutir qual a diferença entre as duas apresentações, comparando os figurinos e as músicas utilizadas.
3º Momento: Posteriormente o/a professor/a deverá propor para o grupo realizar uma pesquisa sobre a origem do Pastoril, através de livros, revistas e internet. O grupo deverá elaborar um texto coletivo, registrando todos os conhecimentos obtidos no estudo. Esse texto deverá ser transcrito e ilustrado pelas crianças, para tanto o professor deverá orientar as crianças a pensarem:
Sugestão: O/a professor/a deverá disponibilizar os seguintes materiais: papel A4, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, pincel e tinta guache.
Atividade 2 - Apreciando a dança "Pastoril".
1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um grupo para uma apresentação do Pastoril, a qual, as crianças além de apreciar a dança irão entrevistar alguns dos participantes, no entanto precisam organizar algumas perguntas para a entrevista. É importante que as crianças façam perguntas que ajudem na elaboração e montagem da apresentação do Pastoril.
Obs: A apresentação e a entrevista deverão ser registradas e fotografadas, para posteriormente montarem uma exposição. Porém, se faz necessário alguns combinados como: se comportar bem, sempre ficar perto do grupo, prestar atenção à apresentação e a entrevista. É importante que o/a professor/a sempre instigue os alunos a prestarem atenção nos mínimos detalhes: nos movimentos, nas músicas, nos figurinos, nos dançarinos, no número de pessoas que participam da apresentação, nos instrumentos que são utilizados.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000505/0000004051.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_5DKUv2cWZL8/Sncn_-wuLLI/AAAAAAAADgg/5Qmww3mNRrA/s400/pastoril.jpg
2º Momento: O/a professor/a e as crianças montarão um álbum com as fotografias da visita, criando legendas para as fotos.
Atividade 3 - Confeccionando um Pastoril.
1º Momento: O grupo, pautado no que assistiram e na entrevista que realizaram, deverão discutir como será a coreografia, para tanto, o professor deverá ouvir a opinião de todas as crianças. A partir das sugestões das crianças, irão criar a coreografia do pastoril, respeitando as possibilidades corporais de cada um, e o desejo de representar um papel (elemento do cordão, Diana, cigana, borboleta). O figurino também deverá ser discutido com a turma, uma vez que os meninos também serão inseridos na dança, é claro que a própria tradição da dança estipula o cordão azul e o vermelho, porém o figurino dos participantes pode e deve ser discutido pelas crianças. Este momento é de suma importância, pois as crianças estarão participando do processo de construção da dança, deixando de ser meros espectadores e passarão a ser o elaboradores e produtores do "espetáculo".
Observações:
2º Momento: O/a professor/a, com antecedência, já deverá ter providenciado juntamente com as crianças o material necessário para a confecção dos figurinos. Também, deverão ser providenciados: as músicas, os elementos cênicos, entre outros, sempre respeitando a opinião das crianças. Este momento é de suma importância, pois através dele os alunos deixarão de ser meros espectadores e passarão a ser o centro do "espetáculo".
3º Momento: Com a determinação do papel de cada um na apresentação, o grupo discutirá os passos da dança, bem como terão que se apropriar da música do pastoril. tornando-se autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola.
Letra da música do pastoril
Boa-noite, meus senhores todos
Boa-noite, senhoras também;
Somos pastoras
Pastorinhas belas
Que alegremente
Vamos a Belém.
Sou a Mestra Do Cordão encarnado
O meu cordão
Eu sei dominar
Eu peço palmas
Peço riso e flores
Ao partidário
Eu peço proteção.
Sou a contramestra
Do cordão azul
O meu partido
Eu sei dominar
Com minhas danças
Minhas cantorias
Senhores todos
Queiram desculpar
A Diana, enquanto mediadora, cantava:
Sou a Diana, não tenho partido
O meu partido são os dois cordões,
Eu peço palmas,
Peço riso e flores
Ó meus senhores, sua proteção.
http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html
Obs.: Todo o processo de montagem do Pastoril deve ser fotografado e filmad
Atividade 4 - Encenando o Pastoril
1º Momento: A apresentação do Pastorial deverá acontecer para algumas turmas da escola, numa tentativa de trazer a alegria da dança e da música para o público presente, além, é claro, de fazer com que eles conheçam melhor as manifestações folclóricas da região onde vivem.
2º Momento: Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto,curto e simples sobre o Pastoril, como forma de informar, demaneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.
Foto: Crianças do Núcleo de Educação da Infância - UFRN (Nayde Solange Garcia Fonseca)
Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.
3º Momento: O/a professor/a com as crianças organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com o mesmo.
Sites onde pesquisar sobre o Pastoril:
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/07/2015
Cinco estrelasParabéns era o que precisava para dar início ao projeto com meus alunos. Nota 1000. Eu amo o Pastoril.
10/09/2013
Cinco estrelasGostei muito do conteúdo. Pretendo organizar um pastoril com meus alunos e crianças de uma associação.
03/01/2012
Cinco estrelasesta de parabéns eu sou brincante do pastoril dona joaquina e achei muito bom a forma com q você conta a historia do pastoril fazendo com q as crianças q são o nosso futuro se apaixone pelo o nosso folclore resgatando nossa cultura não deixando que ela morra.e vou da ate uma opinião, peça para os alunos pergunta para os seus avos se já brincarão pastoril ou outro tipo de dança q faz parte de nossa cultura isso pode fazer com que estimule ainda mais a vontade dos alunos em aprende.
20/08/2011
Quatro estrelasessa sugestão foi otima ,bastante criativa .nota 10