19/04/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras.
Estimular a memória auditiva.
Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos.
Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
Melhorar a comunicação e a expressão oral.
Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
Habilidade de identificação de informações explícitas.
Professor,
Pergunte aos seus alunos se eles conhecem algum trava-língua e se sabem o que é e qual a sua a finalidade. Deixe que todos, que o desejarem, falem, mas oriente a levantar a mão e esperar a sua vez, para que a aula não seja tumultuada. É importante que eles percebam que todos os trabalhos devem ser organizados e que a vida social exige que respeitemos os direitos de outros. Assim, enquanto um fala, o outro escuta. Todos terão garantido seu direito de fala, mas, acima de tudo, ouvir o colega é essencial para que possamos dialogar e não repetir o que o outro disse. Demonstre que esse é um momento de aprendizado coletivo e a partir das experiências de vida de cada um.
www.alienado.net/fotos/2009/04/frases-de-trava-lingua.jpg (Imagem acessada em 16/04/2010)
Incentive os alunos a criarem um jogo com trava-línguas.
Primeiro é preciso que eles tenham um banco de dados com vários exemplos.
Leve os alunos para a biblioteca ou para o laboratório de informática para que pesquisem e que registrem os trava-línguas que encontrarem.
Professor,
Apresente para a turma um jogo de tabuleiro "Escorregadores e escadas", que muitos deles já devem ter brincado antes.
http://www.artgamesonline.com.br/produtos/Escadas_e_Escorregadores_detp.jpg (Imagem acessada em 16/04/2010)
O nome original deste jogo é Cobras e Escadas e provém da tradição hindu. Simbolicamente, Cobras e Escadas, é um jogo que representa a extensa jornada do homem ao longo da vida, em direção à eternidade. O caminho torna-se mais curto com com as virtudes e boas ações praticadas, ficando mais longo e difícil com a prática do mal e do vício.
Proponha à turma que façam as adaptações necessárias quanto ao tabuleiro e às regras desse jogo para o jogo do Trava-língua da turma.
Para isso, distribua entre os alunos, as regras do jogo original. Leias-as com eles. Ei-las no site a seguir:
http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/escadas-e-escorregadores (Acesso em 16/04/2010)
Discuta a permanência, a alteração ou a adaptação da regra do jogo original para o novo jogo. Dependendo da sua turma, você pode sugerir que, após a leitura que você fará para a turma, eles se reúnam em grupos e discutam quais regras do jogo original poderiam ser mantidas ou alteradas ou acrescentadas. Depois cada grupo apresentaria a sua sugestão para a turma.
Sugira novas regras, tais como:
À medida que forem discutindo as regras do novo jogo, peça aos alunos que registrem as decisões, além de observarem o tipo de linguagem utilizada nesse gênero textual. Em Recursos Complementares, há uma sugestão de um link sobre textos instrucionais.
Anote no quadro, as contribuições dos alunos e depois retome a leitura dessas anotações para sistematizar as regras que os alunos acham relevantes para o jogo. Peça que um colega anote os resultados. Reproduza as regras acordadas pela turma.
Professor,
Peça aos alunos que registrem em cartões, os trava-línguas que encontraram na pesquisa realizada na primeira aula .
Tire cópias, a quantidade correspondente ao número de jogos que criarão.
Divida a turma em grupos, na quantidade correspondente ao número de jogos a serem criados.
Convide o(a) professor (a) da área de Artes para auxiliar a turma nesse momento de criação do tabuleiro. Se vai ser padronizado ou não. Há vários tipos de tabuleiro de “escadas e escorregadores” ou “escadas e cobras”. Os alunos podem visualizá-los como modelos. Eis alguns:
http://www.loodo.com.br/2009/05/terreno-desconhecido/ (Acesso em 16/04/2010)
http://3.bp.blogspot.com/_4gdUoHTN21Q/SpkyCiXhL8I/AAAAAAAAHd0/tF1bYG96QqA/s400/Tabuleiro1.jpg (Acesso em 16/04/2010)
http://www.ilhadotabuleiro.com.br/upload/jogo/imagem/mini/8502.jpg (Acesso em 16/04/2010)
http://1.bp.blogspot.com/_gdByFNHRoWE/SxemAjzpHQI/AAAAAAAAHyQ/-jnIfIHDxUE/s400/serpente+e+escada.JPG (Acesso em 16/04/2010)
Peça aos alunos que também confeccionem os cartões das ilustrações dos trava-línguas. Se tiverem muita dificuldade em desenhos, leve-os novamente ao laboratório de informática para a seleção e a impressão das imagens a serem utilizadas. Cuidado, as imagens a serem usadas devem ser as de domínio público. Discuta isso com os alunos, informando-os sobre os cuidados que devemos ter ao nos apropriarmos de textos e imagens, cujos direitos autorais são de uso exclusivo de autores e de empresas. É também um bom momento para se questionar a legitimidade de muita informação, imagem e arquivos diversos em circulação na rede internacional de comunicação - Internet.
http://3.bp.blogspot.com/_vs7CvIyjJns/SwNTsCH16XI/AAAAAAAAAiw/W4Gu1-mdGak/s1600/Trava+l%C3%ADngua+blog+eric+01.jpg (Acesso em 16/04/2010)
http://2.bp.blogspot.com/_vs7CvIyjJns/SwNT59Lp3pI/AAAAAAAAAjA/-fi4zsTHHEU/s1600/Trava+l%C3%ADngua+blog+eric+03.jpg (Acesso em 16/04/2010)
Não se esqueça de escolher um nome para o jogo, criar sua logomarca e o lugar que seria guardado.
Em Recursos Complementares há um link disponível sobre a criação de logomarca, já postado anteriormente em uma aula de minha autoria no Portal do Professor.
Registre esses momentos. É importante ter um registro de memórias de atividades realizadas pela turma.
Professor,
Convide uma turma para jogar e para que avaliem as regras do jogo criado. Os alunos criadores deverão estar a postos para auxíliar os jogadores. Peça que seus alunos que criaram o jogo observem se os envolvidos no jogo compreenderam as regras e se demonstraram alguma dificuldade em assimilá-las. Depois, reveja com os alunos de sua turma o que eles observaram nos jogadores convidados. Se há necessidade de alguma alteração no texto instrucional ou até mesmo de incluir algum item esquecido no momento de elaboração do jogo.
Professor,
Eis algumas sugestões de endereços eletrônicos que enriquecerão ainda mais a sua aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7217 - Aula já publicada no Portal do Professor que contém informações sobre as características de um texto instrucional (Acesso em 16/04/2010)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12117 - Aula já publicada no Portal do Professor que contém informações sobre logomarca. (Acesso em 16/04/2010)
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22 (Acesso em 16/04/2010)
http://www.alzirazulmira.com/trava.htm (Acesso em 16/04/2010)
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592 (Acesso em 16/04/2010)
Os três sites acima contém informações, exemplos de Trava-Línguas
http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=52566&type=M - Sugestão de um livro de Literatura Infantil cuja temática é o Trava-Língua
Professor,
Avalie a capacidade que os alunos tiveram ao criar seus próprios critérios para classificar e seriar as regras para o jogo. Aproveite para observe e avaliar a capacidade deles em resolver situações-problema oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos. Todos podem fazer uma avaliação dos trabalhos, em que cada grupo falará sobre as dificuldades encontradas para fazer a apresentação, os aprendizados adquiridos. Além disso, é possível avaliar a habilidade de leitura oral dos alunos e a capacidade de ler com correção e fluência os Trava-línguas. Durante as atividades escritas, você deve estar atento para acompanhar as dificuldades dos alunos em usar os recursos e técnicas da escrita, definindo o que priorizar em suas aulas de leitura, de escrita e que conteúdos trabalhar do ponto de vista da correção gramatical (ortografia, gramática, estruturação de textos), níveis e formas de relacionar e extrapolar os textos lidos e a coerência com as propostas de produção de texto.
Cinco estrelas 1 classificações
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01/07/2011
Cinco estrelasAdorei!