07/05/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
- Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
- Recontar textos narrativos (contos, fábulas, notícias de jornais).
- Dramatizar situações reais ou imaginadas.
- Dramatizar contos, crônicas e obras de teatro.
- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- recursos áudios-visuais;
Desenvolvimento
1º passo:
- Expor em vídeo a novela Escrava Isaura (1976) baseada no Romance de Bernardo Guimarães. O vídeo é um fragmento de um capítulo da novela.
- Enquanto os alunos assistem o vídeo, o professor poderá realizar a estratégia da pausa protocolada onde realizam-se paradas no vídeos seguidas de indagações sobre o que os alunos acham que vai ocorrer na sequência. O professor deverá chamar atenção para a linearidade e previsibilidade, características do gênero novela. Após o término do vídeo, comentários poderão ser realizados com a turma.
- Em seguida o professor deverá apresentar o livro “Madalena” da coleção Literatura para todos. Sugere-se que o educador explore aspectos da perigrafia do livro como: capa, contra-capa, quarta-capa, sumário, lombada, entre outros.
2º passo:
- A turma deverá ser dividida em grupos. Cada grupo receberá um capítulo da novela que deverá ser lido com o objetivo de se fazer um resumo do mesmo que deverá ser apresentado oralmente para o restante da turma. Além de apresentar oralmente, resumo será escrito em cartões ( pelo próprio professor ou pelos alunos de cada grupo).
-Para que os alunos compreendam a sequência temporal da novela, o professor poderá propor a construção de uma linha do tempo. A linha do tempo deverá ser marcada pelas décadas: 1930; 1940; 1950; 1960 e 1970. Para realizar essa atividade, o professor entregará para cada grupo o cartão contendo o resumo de cada capítulo. Em cada década os alunos deverão encaixar o fragmento da novela correspondente.
3º passo:
- Para explorar os personagens envolvidos na novela, o professor pedirá que a turma, ainda dividida por equipe, construa o perfil dos personagens da história, destacando aspectos físicos e psicológicos. Para isso, as equipes deverão receber o nome de um personagem, folhas de papel Kraft, além de revistas e jornais. Os alfabetizandos deverão construir no papel Kraft a figura do personagem a partir de desenho ou colagem. Em seguida, os mesmos escreverão as características principais da personalidade do personagem em questão.
- Os personagens confeccionados no item anterior deverão ser recortados e colados em um canudinho feito de folha de revista, transformando-o em uma espécie de fantoche.
4º passo:
- O grupo deverá criar um programa de televisão ( entrevistas, desfile de modas, horário político, tele jornal....) onde esses personagens serão protagonistas.
- O professor planejará e realizará a apresentação dos programas criados pela turma.
Recursos Educacionais
- Resumo dos capítulos da novela
- Papel Kraft
- Revistas e Jornais
- Kit escolar: tesoura, cola, lápis, hidrocor, entre outros.
- Livro “Madalena” está disponível para download no site do Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50025
Novela “Escrava Isaura”:
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=PEWaxo0Xv6w&NR=1
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=TkwiuwxXepo&feature=related
Recursos Complementares
Coleção Literatura para todos
Apresentação
A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitores. O MEC publica e distribui as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de ensino superior e às unidades prisionais. Em 2009, em sua terceira edição, os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto de tradição oral (em prosa ou em verso), perfil biográfico e dramaturgia. Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor de R$ 10 mil. Em 2008, 729 foram inscritas. Desse total, 129 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio 608 obras inscritas , sendo 301 textos em prosa (contos, novelas, crônicas), 14 biografias, 30 textos de tradição oral, 246 poesias e 17 obras de países africanos. A inscrição para o concurso este ano será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para : 3° Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios , Bloco L , Sala 715 ,CEP 70047–900, Brasília /DF. O prazo vai até dia 25 de agosto de 2009. Os concorrentes naturais e residentes em países africanos de língua oficial portuguesa devem fazer a inscrição mediante o envio das obras literárias para as embaixadas do Brasil nos respectivos países. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12313&Itemid=628
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A Coleção Literatura para todos é uma interessante iniciativa do governo federal em promover a democratização da leitura. As obras foram compostas pensando no público da EJA e assim, o trabalho com os diferentes gêneros que compõe essa obra é fundamental para a formação leitora de jovens e adultos. Nesta aula o professor, deverá avaliar, sobretudo, a compreensão da história por parte dos alunos, se os mesmos entenderam a sequência temporal e a função dos personagens na história. Ademais o professor deve verificar se o gênero novela foi compreendido no que diz respeito a sua composição e função social.
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