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Coleção Literatura para todos: trabalhando com o gênero novela

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.

- Recontar textos narrativos (contos, fábulas, notícias de jornais).

- Dramatizar situações reais ou imaginadas.

- Dramatizar contos, crônicas e obras de teatro.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias a serem utilizadas são:

 - aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;

- recursos áudios-visuais;    

 

Desenvolvimento    

1º passo:  

- Expor em vídeo a novela Escrava Isaura (1976) baseada no Romance de Bernardo Guimarães. O vídeo é um fragmento de um capítulo da novela. 

- Enquanto os alunos assistem  o vídeo, o professor poderá realizar a estratégia da pausa protocolada onde realizam-se paradas no vídeos seguidas de  indagações sobre o que os alunos acham que vai ocorrer na sequência. O professor deverá chamar atenção para a linearidade e previsibilidade, características do gênero novela. Após o término do vídeo, comentários poderão ser realizados com a turma.

- Em seguida o professor deverá apresentar o livro “Madalena” da coleção Literatura para todos. Sugere-se que o educador explore aspectos da perigrafia do livro como: capa, contra-capa, quarta-capa, sumário, lombada, entre outros.    

 

2º passo:  

- A turma deverá ser dividida em grupos. Cada grupo receberá um capítulo da novela que deverá ser lido com o objetivo de se fazer um resumo do mesmo que deverá ser apresentado oralmente para o restante da turma. Além de apresentar oralmente, resumo será escrito em cartões ( pelo próprio professor ou pelos alunos de cada grupo).

 -Para que os alunos compreendam a sequência temporal da novela, o professor poderá propor a construção de uma linha do tempo. A linha do tempo deverá ser marcada pelas décadas: 1930; 1940; 1950; 1960 e 1970. Para realizar essa atividade, o  professor entregará para cada grupo o  cartão contendo o resumo de cada capítulo. Em cada década os alunos deverão encaixar o fragmento da novela correspondente.    

 

3º passo:  

- Para explorar os personagens envolvidos na novela, o professor pedirá que a turma, ainda dividida por equipe, construa  o perfil dos personagens da história, destacando aspectos físicos e psicológicos. Para isso, as equipes deverão receber o nome de um personagem, folhas de papel Kraft, além de revistas e jornais. Os alfabetizandos deverão construir no papel Kraft a figura do personagem a partir de desenho ou colagem. Em seguida, os mesmos escreverão as características principais da personalidade do personagem em questão.

 -  Os personagens confeccionados no item anterior deverão ser recortados e colados em um canudinho feito de folha de revista, transformando-o em uma espécie de fantoche.    

 

4º passo:  

- O grupo deverá criar um programa de televisão ( entrevistas, desfile de modas, horário político, tele jornal....) onde esses personagens serão protagonistas.

- O professor planejará e realizará a apresentação dos programas criados pela turma.  

Recursos Complementares

 Recursos Educacionais 

- Resumo dos capítulos da novela

- Papel Kraft

- Revistas e Jornais

 - Kit escolar: tesoura, cola, lápis, hidrocor, entre outros.

- Livro “Madalena” está disponível para download no site do Domínio Público:  http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50025 

 Novela “Escrava Isaura”:

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=PEWaxo0Xv6w&NR=1 

Parte 2 -  http://www.youtube.com/watch?v=TkwiuwxXepo&feature=related    

 

 Recursos Complementares  

 Coleção Literatura para todos   

Apresentação   

A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitores. O MEC publica e distribui as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de ensino superior e às unidades prisionais. Em 2009, em sua terceira edição, os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto de tradição oral (em prosa ou em verso), perfil biográfico e dramaturgia. Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor de R$ 10 mil. Em 2008, 729 foram inscritas. Desse total, 129 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio 608 obras inscritas , sendo 301 textos em prosa (contos, novelas, crônicas), 14 biografias, 30 textos de tradição oral, 246 poesias e 17 obras de países africanos. A inscrição para o concurso este ano será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para : 3° Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios , Bloco L , Sala 715 ,CEP 70047–900, Brasília /DF. O prazo vai até dia 25 de agosto de 2009. Os concorrentes naturais e residentes em países africanos de língua oficial portuguesa devem fazer a inscrição mediante o envio das obras literárias para as embaixadas do Brasil nos respectivos países. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12313&Itemid=628        

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A Coleção Literatura para todos é uma interessante iniciativa do governo federal em promover a democratização da leitura. As obras foram compostas pensando no público da EJA e assim, o trabalho com os diferentes gêneros que compõe essa obra é fundamental para a formação leitora de jovens e adultos. Nesta aula o professor, deverá avaliar, sobretudo, a compreensão da história por parte dos alunos, se os mesmos entenderam a sequência temporal e a função dos personagens na história. Ademais o professor deve verificar se o gênero novela foi compreendido no que diz respeito a sua composição e função social.

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