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Pintores imortais: o clássico e o moderno na pintura

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer  várias obras artísticas, símbolos da criação humana.
  • Ver ilustrações e analisar algumas amostras de obras de arte.
  • Levantar pontos comuns utilizados na construção das obras.
  • Socializar seus conhecimentos sobre o tema.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como é a primeira vez que tal conteúdo é explorado, espera-se que o aluno tenha:

  • percepção de que reconhecer obras e seus autores é cultura.
  • conhecimentos básicos de computação (navegação na internet).
Estratégias e recursos da aula

 - Utilização do laboratório de informática.

 - Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

AULA 1

 Atividade 

O professor deverá exibir o conteúdo do recurso contido nos links abaixo como motivação para estudo do tema.

http://www.youtube.com/watch?v=rA43H1xkBQ0&feature=related 

Professor, indique que vejam principalmente:Quadros mais caros do mundo, Grandes Pintores, Joan Miró

Em seguida, o professor pedirá aos alunos que formem grupos de quatro ou cinco elementos para lerem e discutirem alguns conceitos sobre arte apresentados abaixo.                                                                     

1-“Quando falamos em arte automaticamente vem a  a imagem de figuras, desenhos e fotos. A arte não se resume apenas em figuras, mas sim ainda na poesia, na música, na maneira de contar uma história, teatro (drama) etc. O artista tem a possibilidade de recriar a realidade através da imaginação transformando em um mundo de sonhos, ilusões e verdades.(...) A ponte que torna visível a interpretação do leitor é a linguagem, não falando só da fala, mas também dos símbolos, dos gestos, das letras, da figura e entre outros. O material da arte é a linguagem. ” Eber Heli Chagas

Disponível em:

 http://pt.shvoong.com/books/485248-alegria-ensinar/  

2-“A unidade da arte reside no fato de que, não importa se com palavras, sons melódicos, cores ou massas, o artista cria imagens que exprimem seu sentimento profundo do mundo.”  Pedro Manuel

Disponível em:

 http://pt.shvoong.com/books/485248-alegria-ensinar/  

AULA 2

Atividade 

Nesta aula, com os alunos ainda em grupo, o professor apresentará as seguintes obras de arte que poderão ser fotocopiadas ou colocadas em powerpoint.

 

http://www.pintoresfamosos.com.br/  

Professor, todas essas imagens estão no site "pintores famosos" - link acima. Para acessá-las, clique ao lado da página principal o nome dos artistas: Leonardo da Vinci, Monet, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Picasso, Salvador Dali. 

 O professor deverá pedir aos alunos que leiam as informações apresentadas abaixo e tentem identificar autor e obra numerando as imagens. Antes porém, o professor poderá explorar cada uma das imagens, estimulando os alunos a opinarem de forma individual, cuidando para não identificar autor e título da obra, pois isso será feito após a leitura dos textos.

Exemplo: 1ª imagem: O que você está vendo? Gostou ou não gostou?

2ª imagem:O que o autor quis representar? Há proporcionalidade no tamanho dos membros inferiores das pessoas retratadas? Por que será?

3ª imagem: Gostou? Pareceu a você que a paisagem de fundo foi pintada sem unidade?

4ª imagem:O que você vê?

5 ª imagem: Gostou? Sim, não Por quê?

6ª imagem: Para você, o que essa imagem representa?

7ª imagem: O que você vê?

8ª imagem: Você pensa que a imagem é um palácio? Uma igreja?

9ª imagem: O que você vê? Há pontos comuns entre as obras? O que dizer sobre as maneiras de expressão? E quanto à matérias-primas que as constituem, o que se pode dizer?

AULA 3

Atividade 1

O professor deverá entregar cópia dos fragmentos selecionados abaixo  para estimular a leitura e discussão das informações abaixo, pois elas subsidiarão respostas para as  questões da atividade 2.

 1- Mona Lisa, também conhecida como "A Gioconda", é uma pintura feita pelo artista italiano Leonardo Da Vinci, mostrando uma mulher com uma expressão introspectiva, ligeiramente sorridente.  É provavelmente o retrato mais famoso na história da arte. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o cerca de três anos mais tarde. A pintura a óleo em madeira, exposta agora no Museu do Louvre em Paris, é a maior atração do museu. O imperador Napoleão Bonaparte era um apaixonado pelo quadro e mandou colocá-lo nos seus aposentos. Durante as guerras com a Prússia,  a Mona Lisa, bem como outras peças da coleção do Museu, foram escondidas num lugar seguro. Em 1962, a pintura foi emprestada aos Estados Unidos e exibida em Nova York e Washington. Antes desta viagem, o quadro foi segurado em cerca de 100 milhões de dólares, o que lhe mereceu uma menção no "Guinness Book of Records" como o objeto mais valioso existente.   O título alternativo ao trabalho, "La Gioconda", aparece pela primeira vez num texto escrito em 1625.          

Texto adaptado de http://www.pintoresfamosos.com.br/         

 2- Estudo de Nenúfares - Monet          

Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista. O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Realizou também uma série de pinturas sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade. Em sua propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que inspirou a série de nenúfares. Estas obras quando foram expostas fizeram grande sucesso. Era o reconhecimento tardio de um gênio da pintura. Monet morreu em 1926. Alguns críticos de arte o consideram um dos mais importantes pintores de todos os tempos.          

Texto adaptado de http://www.pintoresfamosos.com.br/ 

3- Abaporu - Tarsila do Amaral participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920. Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Estruturou sua personalidade artística a partir das influências cubistas. Em 1922 participou em Paris do Salão dos Artistas Franceses. Retornando ao Brasil em 1924, percorreu as cidades históricas mineiras em companhia do escritor francês Blaise Cendrars. Deslumbrada com a decoração popular das casas dessas cidades, assimilou a tradição barroca brasileira às recém-adquiridas teorias e práticas cubistas e criou uma pintura que foi denominada Pau-Brasil. Essa pintura inspirou um movimento, variante brasileira do cubismo, e influenciou Portinari. Em 1926, iniciou-se  sua fase antropofágica, de retorno ao primitivo, da qual o exemplo mais notável é o quadro "Abaporu". Presente na I e II Bienais de São Paulo, foi premiada na primeira.

Texto adaptado de http://www.pintoresfamosos.com.br/

4- O Morro –  Candido Portinari          

Candido Portinari nasce em Brodowski, São Paulo, em 1903. Seus pais foram imigrantes italianos. Em 1909, o menino começa a desenhar. No ano de 1912, participa, durante vários meses, dos trabalhos de restauração da Igreja de Brodowski. Faz sua primeira exposição individual, com 25 retratos, por iniciativa da Associação dos Artistas Brasileiros. Parte para a Europa. Viaja pela Itália, Inglaterra, Espanha e se fixa em Paris.Vai diariamente aos museus, descobre a pintura moderna da Escola de Paris, discute sobre arte nos cafés e não tem quase nenhum tempo para pintar. No ano de 1934, Portinari pinta “Despejados”, obra de temática social presente também em Morros, nos Músicos, nos Retirantes. Intelectuais começam a ver em sua figura o verdadeiro representante plástico do modernismo brasileiro. Tem sua tela “O Mestiço” adquirida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, sendo assim, a primeira instituição pública a incluir uma obra de Portinari em seu acervo. Morre, no dia 06 de fevereiro de 1962, na Casa de Saúde de São José, no Rio de Janeiro, vítima de intoxicação das tintas que utilizava. Seu corpo é velado no Ministério da Educação, de onde sai o enterro, com grande acompanhamento. 

Texto adaptado de

http://www.pintoresfamosos.com.br/  

5-  Guernica - Picasso

Guernica é símbolo da bárbarie militar, a destruição do pequeno povoado basco pela força aérea nazista, que inspirou a obra-prima homônima do pintor Pablo Picasso, continua gerando polêmica. No dia 26 de abril de 1937, o povoado de 6 mil habitantes era bombardeado pela aviação alemã, em apoio às forças nacionalistas do general Francisco Franco, meses após o início da Guerra Civil espanhola. O bombardeio às cegas, ao cair da tarde, num dia de mercado, provocou incêndios que destruíram três quartos da cidade, e deixou centenas de mortos. E foi assim que Guernica, base histórica do nacionalismo basco que queria derrubar Franco, se converteu na primeira cidade da História destruída por um ataque aéreo direcionado contra alvos civis. Pablo Picasso nunca duvidou da origem e magnitude dessa tragédia, que retratou em sua célebre tela de 1937, batizada com o nome do povoado bombardeado.

Texto adaptado de http://www.spiner.com.br/galeria/displayimage.php?album=2&pos=1 

6- A Metamorfose de Narciso Salvador Dali

Dali nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha). Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra. É cada vez mais atraído para o Surrealismo a partir de 1.929, e influenciada pelas teorias de Sigmund Freud. Casou-se com Gala Eluard que fora antes sua amante, que além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Mas foi ela também que sua ganância incentivou Dali a banalizar a sua arte. Os últimos anos de Salvador Dali foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, que morreu em 1982. No mundo das artes crescia a preocupação com a quantidade de obras falsas que lhe eram atribuídas a Dali. O próprio Dali sabia de sua parcial culpa, pois que muitas vezes chegou a assinar centenas de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita.

Disponível em:

http://www.spiner.com.br/galeria/displayimage.php?album=2&pos=1 

Atividade 2

O professor deverá solicitar aos alunos que se reúnam em grupos de 4 para que respondam, subjetivamente, às questões abaixo: 

a- Qual obra parece mais interessante para o grupo? Por quê?

b- Descrevam o sentimento provocado por cada uma delas.

c- Levando em consideração a data em que foram criadas, pode-se chegar a alguma conclusão como por exemplo: evolução? Defendam o ponto de vista. Os alunos poderão ou não, levar  em consideração as palavras de Lionello Venturi: “O sentimento e a forma são qualidades subjetivas geradas pela personalidade do artista”.

http://ellenpeliciari.arteblog.com.br/129420/FUN-ES-DA-ARTE-EST-TICA-E-CR-TICA/ 

d- O que o grupo pensa sobre os títulos das obras. (Recorram ao dicionário, em caso de dúvidas).

AULA 4

Atividade 

O professor levará os alunos à sala de informática para que entrem no site; http://www.pintoresfamosos.com.br/

e escolham, cada grupo, um outro artista para apresentarem oralmente à classe. O professor deverá organizar para que os alunos façam escolhas de pintores diferentes e apresentem suas obras, características, sentimentos provocados, etc.   

AULA 5 

Atividade 

Nesta aula, o professor e a turma, formando um único círculo, assistirão à apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos grupos.    

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação das atividades será processual, ou seja, o professor observará a participação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades, tendo em vista a garantia da aprendizagem desse estudante. Esta observação será um diagnóstico da qualidade dos resultados. Conforme esse diagnóstico, o professor poderá mudar sua prática, principalmente, se o resultado não for positivo.

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