Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arquitetos do mundo inteiro

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes conceitos sobre arquitetura.
  • Conhecer arquitetos que se destacaram no mundo.
  • Reconhecer obras e estilo de Lúcio Costa, José Augusto Bellucci, Oscar Niemeyer.
  • Socializar preferências e conhecimentos individuais.  
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor, em aula anterior, deverá pedir aos alunos que observem diferentes constuções em seu bairro e listem os materiais empregados nelas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Para motivar os alunos a estudarem o tema, o professor deverá levá-los ao Laboratório de Informática para assistirem ao vídeo abaixo. 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20782

Posteriormente, o professor deverá exibir imagens de trabalhos que se destacaram na  arquitetura (os sites estão um pouco abaixo das imagens). Essas imagens poderão ser fotocopiadas ou colocadas em   powerpoint. Em seguida, o professor fará algumas perguntas (listadas abaixo) para ter noções sobre o que os alunos entendem por arquitetura.

Disponíveis em:

http://www.misteriosantigos.com/taj_mahal.htm

http://www.infobrasilia.com.br/lucio.htm

http://www.viajarpelomundo.com/2009/08/moscou-majestosa-entre-torrres-e.html

http://www.bigviagem.com/a-famosa-torre-de-pisa/  

http://www.ci.com.br/saiba-mais.de-patinho-feio-a-torre-mais-famosa-do-mundo  

http://www.historiadomundo.com.br/babilonia/torre-babel.htm          

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Bras%C3%ADlia                 

http://www.youtube.com/watch?v=A9hUQ8g9ktI&feature=fvw         

Na sequência, o professor deverá orientar os alunos para um debate. Para tanto, deverá perguntar a eles: 

1- Vocês sabem definir o que é arquitetura? 

2- Vocês são capazes de identificar algumas dessas obras? Como elas se chamam?

3- Onde estão localizadas?

4- Quem foi o arquiteto responsável pela construção de cada uma delas?

5- Nota-se que, ao fazer uma pesquisa, muitas vezes não encontramos referências ao projetista. Se fossem vocês os profissionais, mentores do trabalho, se importariam de ficar incógnitos?

6- Vocês sabem quem são os arquitetos responsáveis pelos monumentos de Brasília?

Atividade 2

Para essa atividade, o professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática. Lá solicitará que façam uma pesquisa em grupos de dois. Deverão buscar, nos sites já fornecidos acima, respostas para as perguntas abaixo:

1- Quais são as torres mais famosas do mundo? E os palácios? E os museus? E as igrejas?

2- A Torre de Babel é realidade ou fantasia?

3- Quem são: Lúcio Costa, José Augusto Bellucci e Oscar Niemeyer? 

 Ao final da pesquisa, o professor deverá recolher a pesquisa para correção.

Aula 2

Atividade

 Nesta aula, o professor deverá pedir aos alunos que justifiquem as afirmações abaixo, conforme textos lidos nos sites ou em novos sites. Deve se lembrar de que o mais importante é o debate oral. Pode incentivá-los a lerem sobre o tema. A orientação do professor é primordial para que os alunos ampliem seu conhecimento.

a- Lúcio Costa morreu magoado com o Brasil. Esquecido em seu apartamento no Rio de Janeiro, há anos já não enxergava direito, não saía mais de casa, não se inteirava das notícias. Era a filha Maria Elisa, também arquiteta, quem cuidava dele, revezando com uma enfermeira há muitos anos com a família.

http://www.infobrasilia.com.br/lucio.htm 

b- Dizem que a Catedral de S.Basílio, localizada na Praça Vermelha em Moscou, ao ser concluída no século XVI, o Czar Ivã ordenou que cegassem o arquiteto responsável para que nunca mais se pudesse ver algo comparável.

http://www.viajarpelomundo.com/2009/08/moscou-majestosa-entre-torrres-e.htm      

c- A arquitetura moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que começam a surgir já no fim do século XIX. Com a revolução industrial, passa-se a utilizar o ferro de maneira nunca antes vista nas construções. Materiais como o aço e o concreto armado dão aos arquitetos possibilidades inéditas de criação, o que faz com que este estilo se torne completamente diferente de tudo que se viu até então. Quais os materiais usados nas construções antigas?

http://www.coladaweb.com/artes/arquitetura/arquitetura-moderna 

d- A fundação da escola Bauhaus de Weimar, por Walter Gropius (1883-1969), é de suma importância para o desenvolvimento da arquitetura moderna. Dentro do conceito da Bauhaus, o artista não era diferente do bom artesão. A escola foi fechada por ordens de Hitler, não antes de resgatar para a arquitetura sua posição de arte maior.

http://historiaeteoriadodesign.blogspot.com/2009_04_01_archive.html 

5- Le Corbusier proponha a casa como “máquina de morar” e afirmava que não há nada mais notável do que a construção das cidades de Chandigarh, na Índia, projetada por ele e Brasília, no Brasil, por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Chandigarh foi projetada para se tornar a primeira cidade na Índia a ser suprida inteiramente por energia solar até 2012. Texto adaptado de

http://www.coladaweb.com/artes/arquitetura/arquitetura-moderna 

6- "A arquitetura é uma música petrificada. " (Arthur Schopenhauer ) http://davidcorreiajunior.wordpress.com/2002/08/30/frases-e-pensamentos-de-arthur-schopenhauer/ 

7- Kenzo Tange, contemporâneo do arquiteto Oscar Niemeyer, inovou, assim como o mestre brasileiro, ao utilizar o concreto armado além de seus limites conhecidos. Uma de suas obras mais famosas é o Complexo Nacional de Ginásios de Tóquio para as Olimpíadas de Verão de 1964. Além da forma curva e inusitada, a cobertura é sustentada por cabos de aço, uma novidade na época. Tange faleceu em 2005. http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?id=751468 

8- Tadao Ando é o arquiteto  mais famoso da atualidade. Ando, ao contrário de Tange, não é formado em Arquitetura. É um ex-boxeador autodidata. No Japão, ao contrário do Brasil, não é preciso diploma para ser arquiteto, basta passar em um exame.   http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?id=751468 

9- Historicamente, o Japão esteve sujeito a súbitas invasões de ideias novas procedentes do estrangeiro, seguidas por longos períodos de contato mínimo com o mundo exterior. Ao londo do tempo, os japoneses tem desenvolvido a habilidade de absorver, imitar e acabar por assumir os elementos da cultura estrangeira que serviam para complementar suas preferências estéticas.    http://www.historiadomundo.com.br/japonesa/arte-e-arquitetura-japonesa.htm  

10- Em relação a Taj Mahal, conta-se que o imperador pretendia fazer para ele próprio uma réplica do original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto, por um de seus filhos, antes do início das obras. http://luardameia-noite.blogspot.com/2008_12_01_archive.html   O que se pode deduzir dessa afirmação?

Aula 3

Atividade 

Produção de texto

O professor deverá pedir aos alunos que produzam um texto que responda à pergunta:

Qual a obra arquitetônica que vocês gostariam de ter sido autores?  Por quê?

Os alunos que forem terminando a atividade devem trocar os textos entre si para socialização. Poderão lê-los em volta, se quiserem.

O professor, depois de fazer a correção do texto, você deverá pedir permissão para colocá-los em exposição no mural da escola.

Recursos Complementares

 Professor, para que você tenha mais informações para transmitir aos alunos, pesquise em:

JONSON, H. W. História da Arte. 5ª. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1992 e no site;

 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=  

Avaliação

O objetivo da aula foi apresentar a arquitetura como arte-comunicação. Então, se os alunos se envolveram nas atividades e atenderam às propostas, deverão ser avaliados  positivamente quanto aos aspectos qualitativos. Quanto aos textos produzidos, sugere-se que o professor os leia atentamente com o objetivo de observar se os alunos ampliaram seus conhecimentos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.