Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando o banco: como preencher um cheque?

 

16/04/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números. - Ler e escrever números naturais com dois, três, quatro ou mais dígitos, distinguindo o valor relativo dos algarismos, de acordo com a sua posição na escrita numérica. - Efetuar cálculos estabelecendo relações entre os diferentes valores monetários. - Empregar procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver situações-problema envolvendo preços e  pagamento com cheque.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos, para a resolução das atividades desta aula, precisam reconhecer números no contexto diário.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

 - aula interativa;

- trabalho em dupla;

- texto impresso   

 

Desenvolvimento 

1º passo:

 - O professor deverá iniciar a aula colocando a seguinte situação: Um dia desses fui fazer uma compra no mercado e na hora de pagar vi que não havia levado dinheiro e apenas cheque.

- Colocada a situação, o professor vai indagando aos alunos se conhecem um cheque e se fazem uso desse instrumento em seu cotidiano. Sugere-se que o professor faça um levantamento, investigando quais as dificuldades encontradas pelos alunos na utilização de cheques bancários.

- O alfabetizador poderá reproduzir (em retroprojetor ou em um cartaz) um modelo de cheque bancário em tamanho maior a ser preenchido coletivamente. A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor irá preencher o cheque no quadro.

- Nesta ocasião professor deverá destacar as informações necessárias que devem ser preenchidas nos diversos campos do cheque, como por exemplo, no canto superior a escrita numérica, mais ao centro a escrita por extenso do valor, logo abaixo o local e a data, seguidos pela assinatura do emissor do cheque.   

 

  2º passo:

- Após o preenchimento dos dados básicos do cheque bancário, o professor deverá chamar atenção dos alunos para as formas de emissão do cheque, como por exemplo, o cheque cruzado com a colocação de dois traços paralelos, em sentido diagonal, na frente do documento; como também o cheque nominal no qual a pessoa que está emitindo o documento é obrigada a indicar o nome do beneficiário. Para maiores informações consultar o texto anexo na seção “recursos educacionais”.

- O professor poderá dividir a turma em duplas e entregar para cada dupla um modelo de cheque a ser preenchido. Para cada dupla, o professor poderá determinar as diferentes formas de emissão do cheque (ao portador, nominal ou cruzado).

- Além disso, sugere-se que o professor construa com os alunos um cartaz com informações sobre os cuidados na utilização do cheque bancário ao receber ou emitir (ver informações em recursos educacionais).

3º passo:

- Para que os alunos compreendam melhor a funcionalidade deste documento em sua vida cotidiana, propõe-se que o alfabetizador simule uma compra em um mercado montado em sala de aula.

- O professor planejará com a turma a organização e realização desse mercado:as mercadorias que cada um vai trazer, a colocação dos preços, quem vai vender, quem vai comprar, quem vai ser o caixa.

- O professor providenciará cópias de cheques em branco para que,  nessa simulação, vivenciar  uma situação de compra e venda com o uso do cheque bancário.  

Recursos Complementares

Recursos Educacionais:

- Informações sobre cheque:  http://www.febraban.org.br/Arquivo/Servicos/Dicasclientes/dicas3.asp    

- Modelo de cheque: http://wewebit.biz/castelodoqueijo/files/2009/06/cheque_segundo.jpg    

Recursos Complementares  

 Referências bibliográficas para o professor: DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.  

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O letramento matemático vem sido constantemente abordado nos cursos de formação de professores, como sendo uma condição importantíssima para o uso social da matemática no cotidiano. Com a proposta da aula, o professor deverá avaliar o uso pelos alunos o cheque bancário, além da agilidade em realizar cálculos mentais envolvendo as operações nas situações de compra e venda.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.