16/04/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
- Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números. - Ler e escrever números naturais com dois, três, quatro ou mais dígitos, distinguindo o valor relativo dos algarismos, de acordo com a sua posição na escrita numérica. - Efetuar cálculos estabelecendo relações entre os diferentes valores monetários. - Empregar procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver situações-problema envolvendo preços e pagamento com cheque.
Os alunos, para a resolução das atividades desta aula, precisam reconhecer números no contexto diário.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em dupla;
- texto impresso
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor deverá iniciar a aula colocando a seguinte situação: Um dia desses fui fazer uma compra no mercado e na hora de pagar vi que não havia levado dinheiro e apenas cheque.
- Colocada a situação, o professor vai indagando aos alunos se conhecem um cheque e se fazem uso desse instrumento em seu cotidiano. Sugere-se que o professor faça um levantamento, investigando quais as dificuldades encontradas pelos alunos na utilização de cheques bancários.
- O alfabetizador poderá reproduzir (em retroprojetor ou em um cartaz) um modelo de cheque bancário em tamanho maior a ser preenchido coletivamente. A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor irá preencher o cheque no quadro.
- Nesta ocasião professor deverá destacar as informações necessárias que devem ser preenchidas nos diversos campos do cheque, como por exemplo, no canto superior a escrita numérica, mais ao centro a escrita por extenso do valor, logo abaixo o local e a data, seguidos pela assinatura do emissor do cheque.
2º passo:
- Após o preenchimento dos dados básicos do cheque bancário, o professor deverá chamar atenção dos alunos para as formas de emissão do cheque, como por exemplo, o cheque cruzado com a colocação de dois traços paralelos, em sentido diagonal, na frente do documento; como também o cheque nominal no qual a pessoa que está emitindo o documento é obrigada a indicar o nome do beneficiário. Para maiores informações consultar o texto anexo na seção “recursos educacionais”.
- O professor poderá dividir a turma em duplas e entregar para cada dupla um modelo de cheque a ser preenchido. Para cada dupla, o professor poderá determinar as diferentes formas de emissão do cheque (ao portador, nominal ou cruzado).
- Além disso, sugere-se que o professor construa com os alunos um cartaz com informações sobre os cuidados na utilização do cheque bancário ao receber ou emitir (ver informações em recursos educacionais).
3º passo:
- Para que os alunos compreendam melhor a funcionalidade deste documento em sua vida cotidiana, propõe-se que o alfabetizador simule uma compra em um mercado montado em sala de aula.
- O professor planejará com a turma a organização e realização desse mercado:as mercadorias que cada um vai trazer, a colocação dos preços, quem vai vender, quem vai comprar, quem vai ser o caixa.
- O professor providenciará cópias de cheques em branco para que, nessa simulação, vivenciar uma situação de compra e venda com o uso do cheque bancário.
Recursos Educacionais:
- Informações sobre cheque: http://www.febraban.org.br/Arquivo/Servicos/Dicasclientes/dicas3.asp
- Modelo de cheque: http://wewebit.biz/castelodoqueijo/files/2009/06/cheque_segundo.jpg
Recursos Complementares
Referências bibliográficas para o professor: DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O letramento matemático vem sido constantemente abordado nos cursos de formação de professores, como sendo uma condição importantíssima para o uso social da matemática no cotidiano. Com a proposta da aula, o professor deverá avaliar o uso pelos alunos o cheque bancário, além da agilidade em realizar cálculos mentais envolvendo as operações nas situações de compra e venda.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!