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FGTS, CPF, RG, CEP: o que são essas siglas?

 

11/05/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título de eleitor etc.).

 -  Conhecer alguns direitos políticos garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (direito de voto, participação no exercício do poder).

 - Conhecer alguns direitos sociais garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (direito à educação, à saúde, à vida digna).

- Conhecer os principais direitos trabalhistas e previdenciários garantidos pela legislação brasileira e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (salário mínimo, férias, aposentadoria, direito de greve etc.)

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos, para a resolução das atividades desta aula, precisam diferenciar letras, de números, de outras formas gráficas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso   

 

Desenvolvimento   

1º passo: 

- O professor deve iniciar a aula dividindo a turma em grupos. Para dar início à aula sobre siglas presentes no cotidiano, o educador deverá utilizar um jogo em que os grupos tentarão descobrir os significados das siglas a partir dos seus conhecimentos prévios.

- O alfabetizador distribuirá cartões com textos explicativos, como pode ser visto a seguir. Cada grupo receberá apenas um cartão.   

1º cartão “É um dos principais documentos para cidadãos brasileiros. É o registro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios). Armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.”   

2º cartão “É o documento nacional de identificação civil no Brasil. Contém o nome, data de nascimento, data da emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. Sua emissão é de responsabilidade dos governos estaduais, entretanto tem validade em todo território nacional.”   

3º cartão “É um conjunto de recursos financeiros administrados pelo Estado brasileiro com a finalidade principal de amparar os trabalhadores em algumas hipóteses de encerramento da relação de emprego, sendo também destinado a investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura.”   

4º cartão “É um código desenvolvido pelas administrações postais e criado no sentido de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondências. Cada administração postal é livre de criar o código que melhor se adapte à realidade postal e administrativa do seu país.”    

 

 2º passo:

- As equipes deverão ser orientadas a realizar a leitura dos cartões e discutirem entre si qual seria a sigla referida no cartão lido.

- Após isso, o professor distribuirá uma ficha contendo as siglas para todos os grupos. Assim, a equipe terá que marcar a sigla a qual o seu cartão está se referindo.   

 

3º passo: 

- Finalmente, o professor entregará para as equipes um texto explicativo mais completo sobre a importância de cada sigla para os cidadãos (ver anexo em recursos educacionais  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadastro_de_Pessoas_F%C3%ADsicas; http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9dula_de_identidade; http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_de_Garantia_do_Tempo_de_Servi%C3%A7o ; http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_postal). O objetivo é abrir um debate para que os alunos e o educador discutam direitos sociais e trabalhistas, refletindo a relevância social das siglas trabalhadas na aula e o uso de cada um desses documentos.   

 

4º passo:

- O professor deve propor, nesse momento, que os alunos relatem situações do seu cotidiano onde fizeram uso desses documentos.

- A seguir, o professor poderá apresentar para os alunos formulários para a solicitação dos documentos que foram estudados. Sugere-se que o professor convide a turma para o laboratório de informática da escola.

- A proposta é que os alunos familirizem-se com um dos formulários frequentemente utilizados na vida cotidiana de uma das siglas trabalhadas nesta aula, o FGTS. O formulário disponível no site da Caixa Econômica ou no Blog Direito do Povo http://blog.direitodopovo.com.br/?p=751 deverá ser preenchido no computador pelos alunos. Lembramos que o professor deve solicitar aos alunos que tragam seus documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho para complementação dos dados do formulário. 

 5º passo:

- Sugere-se, também, que ao fim da aula o  professor divida a turma em grupos e entregue diversas situações do cotidiano da vida do aluno, listadas abaixo, para que possam resolvê-las.

a) Quais, das informações estudadas na aula de hoje, precisamos fornecer para abrir um crediário em uma loja?

 b) Um empregado, com carteira assinada, foi dispensado do serviço. A que benefício ele tem direito de receber?

c) Qual é uma informação importante que Carlos não pode se esquecer no momento em que vai preencher o envelope para enviar uma carta para sua mãe em outra cidade? - O professor propõe a socialização das respostas e faz os comentários que julgar necessários.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Os alunos que compões turmas de alfabetização de jovens e adultos, na maioria das vezes desconhecem siglas, documentos, direitos civis e trabalhistas essências em sua convivência social. O objetivo dessa aula é trazer essas informações de forma sistematizada para a sala de aula. O professor deverá explorar e retomar esse assunto todas as vezes que se fizer necessário. Em específico, nesta aula, o professor deverá observar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das siglas e os impactos das informações trazidas nas aulas para os alfabetizandos.

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