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Identidade: estudando documentos pessoais

 

19/04/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título de eleitor etc.).

 - Conhecer alguns direitos sociais garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (direito à educação, à saúde, à vida digna).  

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos, para a resolução das atividades desta aula, precisam diferenciar letras, de números, de outras formas gráficas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em dupla;

- texto impresso   

 

Desenvolvimento   

1º passo: 

- A aula poderá ser iniciada com a distribuição de modelos de documentos pessoais para duplas de alunos. Sugere-se que o professor faça cópias de imagens de documentos pessoais como CPF, RG, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CERTIDÃO DE CASAMENTO, TÍTULO DE ELEITOR e CARTEIRA PROFISSIONAL (ver imagens anexas em recursos educacionais).

- Nesta primeira atividade, os alunos deverão apenas localizar os documentos que possuem e os que ainda não possuem. - Posteriormente, os alunos terão que nomear todos os documentos, isto é, informar qual dos documentos é o RG, CPF, TÍTULO DE ELEITOR, etc.  

 

2º passo: 

- Sugere-se que o professor solicite aos alunos que consultem seus documentos pessoais, em específico o RG para identificarem alguns aspectos de seu conteúdo. Sendo assim, os alunos poderão preencher uma ficha na qual eles tentaram identificar em seus RG’s as seguintes informações:   

Número do registro geral (pode conter dígitos, letras): ___________________________

Data de expedição: _______________________________________________________

 Nome do portador: _______________________________________________________

Filiação (nome do pai seguido pelo da mãe): ___________________________________

Naturalidade (cidade e estado onde o portador nasceu segundo o documento fornecido): _______________________________________________________________________

Data de nascimento: ______________________________________________________

Doc. origem (documento que deu origem ao registro geral): _______________________

- O professor poderá realizar a mesma atividade com os outros documentos pessoais como o CPF, CARTEIRA PROFISSIONAL, TÍTULO DE ELEITOR, etc.   

 

3º passo: 

- O professor poderá propor aos alunos um preenchimento de uma tabela para verificar os dados que assemelham-se ou diferencem-se dos documentos analisados. Na tabela constará os seguintes itens:   Escrita (Se há nome do portador, filiação, naturalidade) Números (Se há datas ou número de registro) Símbolos

 

4º passo: 

- O professor poderá propor, nesse momento, que os alunos relatem situações do seu cotidiano em que fizeram uso desses documentos.

- É interessante que o professor coloque para os alunos a seguinte situação:  José da Silva foi fazer uma compra em uma loja e ao solicitar que a mesma fosse paga através do crediário, deparou com a negativa da loja porque, segundo o gerente, o nome dele estava no SERVIÇO DE PROTEÇÃO DE CRÉDITO, ou seja, o já havia uma compra nesse nome que não havia sido paga. Vamos ajudar o José a provar que ele não tinha seu nome no SPC? - Para resolver a situação acima, o professor deverá discutir com os alunos quais os documentos e os dados de cada um que poderiam ajudar a esse José da Silva provar que não era o devedor da conta. Para isso, a consulta aos documentos pessoais e identificação dos dados se faz novamente necessário.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Alguns alunos das classes populares podem desconhecer alguns documentos pessoais ou até não tê-los mesmo na fase adulta. Esta aula traz a possibilidade de informar aos alunos os conteúdos desses documentos e a função social dos mesmos. O professor precisará avaliar se os alunos conseguiram compreender o que significa cada um desses documentos, se aprenderam em que situação usar cada um deles e  conseguiram ler e entender as informações contidas neles.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • ketlyn duhring, CEM , Rio de Janeiro - disse:
    ketlynduhring@gmail.com

    23/03/2013

    Quatro estrelas

    ficou uma aula muito bem planejada, pois trabalha a aquisão do conhecimento sobre documentos dos alunos, expoe a importancia de te-los e de entendelos.


  • Arnaldo, ESCOLA ESTADUAL UNIAO , Rio Grande do Norte - disse:
    alucioribeiro@hotmail.com

    26/05/2010

    Quatro estrelas

    Show de bola


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