07/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
.Conhecer os aspectos essenciais do sistema político democrático do país.
.Interessar-se pela política percebendo que ela afeta diretamente a vida das pessoas.
.Compreender a complexidade das questões políticas.
.Ter um conhecimento de leitura que o permita interagir com as outras pessoas.
.Ter compreensão e domínio básico de leitura.
As estratégias a serem utilizadas são:
-Trabalho de grupo
-Leitura de textos
-Discussão
-Apresentação das conclusões dos grupos.
DESENVOLVIMENTO
1º passo:
- O professor organiza a sala em círculo para facilitar a comunicação e distribui para que possam manusear livremente alguns volumes da Constituição Brasileira .
- Após algum tempo, propor que os alunos comentem sobre o livro retomando os comentários e fazendo as intervenções necessárias.
- É importante nesse momento, chamar a atenção da turma para o título, para o “Constituição Da República Federativa Do Brasil”, promovendo uma discussão sobre seu significado.
2º passo:
- O professor irá nessa etapa propor uma discussão mais detalhada da constituição brasileira, solicitando que os alunos falem sobre o que sabem sobre essa constituição, o que ela representa, quem elaborou, quando ela foi elaborada....
- Em seguida, o professor propõe o trabalho com o Título I da Constituição ou seja Dos princípios Fundamentais da Constituição e solicita que um aluno leia o Art.1º e após a leitura questione o que cada um compreendeu desse artigo.
3º passo:
- A turma será organizada em grupos e cada aluno receberá o texto: Organização Do Estado Brasileiro, que deverá ser lido individualmente. - Após o primeiro contato com o texto, o professor apresentará a tarefa que cada grupo deverá realizar:
Organização do Estado Brasileiro
(LUXJUS)
A organização da República Federativa do Brasil está contida na Constituição, promulgada em 1988. No seu Título I, a Constituição apresenta a estrutura do Estado brasileiro e os princípios em que ele se fundamenta, como Estado Democrático de Direito: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político." De acordo com a Constituição: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição." O Estado brasileiro compõe-se de diferentes entidades: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição." Fica bem claro nesse texto que o Brasil é um Estado federado. Com efeito cada uma das unidades polítíco-administrativas em que ele se divide goza de autonomia definidos na própria Constituição. A organização político-administrativa do Brasil adota a tripartição do poder em três áreas (Legislativo, Executivo e Judiciário) e é feita em três níveis, com bases territoriais: federal, estadual e municipal.
- Os Estados
Cada estado, respeitado os limites impostos pela Constituição federal, organiza-se e rege-se pela Constituição e leis que adotar. Baseiam-se as constituições estaduais na federal, mantendo no âmbito regional, a separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
- O Distrito Federal Com a Constituição de 1988, o Distrito Federal ganhou autonomia política, adminisirativa e financeira, passando a ter Lei Orgânica própria, governador e Assembléia Legislativa. O governador e os deputados do Distrito Federal são eleitos segundo as mesmas regras válidas para os estados. Como a Constituição proíbe a divisão do Distrito Federal em municípios, seu governo acumula as competências reservadas aos estados e aos municípios.
- A capital da União Brasília é a capital federal, diz a Constituição. Situada no Planalto Central, e construída por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek, Brasília acolhe o Governo Federal desde 21 de abril de 1960.
- Os Territórios Federais Os territórios federais são criados e organizados pela União. Como não gozam de autonomia político-administrativa, não têm Assembléia Legislativa e são administrados pelo Governo Federal. Podem, se for o caso, ser divididos em municípios.
- Os Municípios As unidades da Federação, com exceção do Distrito Federal e do território de Fernando de Noronha; são divididas em municípios. Célula da organização político-administrativa, o Município tem sua autonomia regulada pelas constituições federal e estadual. No âmbito municipal há dois poderes: o Legislativo (unicameral) e o Executivo.
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1963.html
1- O grupo deve ler o texto e em seguida responder as questões abaixo:
a) O que determina a organização da República Federativa do Brasil?
b) Quais são os princípios que fundamentam o Estado Brasileiro?
c) O que significa a frase:”Todo poder emana do povo que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos da Constituição.”
d) Identifique as diferentes entidades do Estado Brasileiro e suas características.
e) O que significa:” O Brasil é um Estado federado”?
f) Quais são os poderes da União independentes e harmônicos entre si?
g) Como é feita a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil?
4º passo:
- O professor propõe a socialização das respostas e faz os comentários que achar necessários.
- O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima aula, reportagens ou notícias de jornais que discutem questões que envolvem o gênero - a relação homem X mulher - em seus diferentes aspectos, como por exemplo: trabalho, violência, salário, etc...
5º passo:
- O professor entrega para os alunos o trecho da Constituição Federal Brasileira composto do Título II, Capítulo I, Artigo 5º, Inciso I (ver em recursos complementares). - Propõe a leitura e discussão do trecho, ouvindo o que os alunos entenderam do mesmo.
- A turma será dividida em grupos para a realização das tarefas abaixo:
1- Das notícias e reportagens trazidas, os alunos deverão escolher uma delas.
2- Ler o material selecionado.
3- Reler o trecho da Constituição comparando-o à reportagem ou notícia escolhida pelo grupo.
4- Discuta com os colegas: o assunto tratado na notícia ou reportagem que o grupo leu, está de acordo com o que estabelece a Constituição Brasileira? Por que?
5- O grupo deverá escolher uma situação vivida por um dos membros, em relação aos direitos iguais para homens e mulheres, em que esses direitos não foram respeitados como diz a lei.
6- O grupo deverá redigir uma carta, endereçada ao Ministério Público Federal, relatando o que aconteceu e solicitando orientações em relação às medidas ou providências cabíveis nessa situação.
7- O professor socializará as produções dos alunos e fará os comentários necessários.
8- Caso a turma apresente o desejo de enviar a carta, o professor poderá planejar e realizar o que for preciso para que essa carta chegue ao destinatário.
Sugestões para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_da_Uni%C3%A3o
http://www.bing.com/search?q=fundamentos+da+Republica+federativa+do+Brasil&a=&n=&e=&FORM=MSNH55&mkt=pt-BR&web=
http://danilopimentel.wordpress.com/2008/06/17/os-fundamentos-da-republica-federativa-do-brasil/
Notícias e reportagens de jornal.
- Trechos da Constituição Brasileira:
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. As respostas retiradas do texto indicam o nível de aprendizagem e compreensão do texto lido e se constitui em um instrumento de avaliação do trabalho realizado.
Quatro estrelas 1 classificações
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29/12/2010
Quatro estrelasInteressante a abordagem e a logística, tomo a liberdade de apresentar uma nova matriz administrativa, onde nas linhas temos, os poderes federal, estadual e municipal, e nas colunas alem do Executivo, Legislativo e Judiciário, acrescentamos a Ordena;'ao Popular, compondo assim o que vem sendo chamado de Matriz de Figueiro. importante se faz notar a organização, das conferencias das Cidades como parâmetros, de interligação entre o povo e os poderes nas tres esferas da Matriz.