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MATÉRIA, CORPO E OBJETO

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Conceituar matéria

2- Identificar diferentes tipos de matéria

3- Diferenciar matéria, corpo e objeto.

 4- Verificar que o ar ocupa espaço e que, portanto, é matéria.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não pressupõe conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula
  • Aulas interativas, dialógicas.
  • Utilização de imagens para observação, análise e construção conceitual. Essas imagens podem ser obtidas via internet, conforme indicações apontadas ao longo das aulas. Nesse caso, poderão ser utilizadas diretamente ou exibidas por meio de uma apresentação no PowerPoint, com uso de data show. Caso não haja essa possibilidade, o/a professor/a poderá utilizar imagens impressas em revistas, jornais, ou mesmo fotos, que poderão ser trazidas pelos/as alunos/as e que apresentem ambientes diversificados.
  •  Materiais para as duas atividades experimentais apontados ao longo das aulas.
  • Essas atividades não requerem um laboratório de Ciências/Química, para serem realizadas; se houver esse espaço, melhor ainda.   

AULA 1

Observação das imagens -  O/A professor/a poderá acessar as imagens diretamente da internet durante a aula, ou salva-las em uma apresentação no PowerPoint e projetá-las, utilizando o data show. Poderá também pedir aos alunos e alunas que tragam imagens impressas ou mesmo fotos de diferentes ambientes.  

Sugetões: 1- Pedra Escorada, no Parque Nacional do Caparão; 2- Pôr-do-sol em Santo Antônio, Vitória. 3- Macaco comendo caqui em Matilde. 4- Carvoaria Fontes: fotos 1, 2 e 3 (Gabriel Lordêllo) : <http://blog.mosaicoimagem.com.br/natureza-e-paisagem/ acesso em 11/04/2010 Foto 4- <osverdestapes2.googlepages.com/artigonajartubino3> acesso em 11/04/2010   

O/A professor/a deve solicitar que os/as alunos/as façam registros individuais no caderno, contendo suas impressões a respeito das imagens, segundo um roteiro preparado pelo/a professor/a. 

Sugestões de itens a serem registrados e posteriormente discutidos:

a) Enumere tudo o que você consegue perceber nos ambientes retratados (1, 2, 3 e 4)

b) Você consegue perceber tudo o que está presente nesses ambientes? Explique.

c) Se você estivesse nesses ambientes, o que mais perceberia? De que maneira?

d) O calor do Sol ou do fogo não pode ser visto; a luz não pode ser tocada. Como podemos afirmar que eles existem?

e) Outras impressões poderão ser acrescentadas espontaneamente pelos alunos/as   

Formar grupos de 4 alunos/as para que possam discutir as suas observações.

 

Socialização e discussão das observações nos  grupos de 4 alunos/as ·       

  •  Discuta com seus colegas as respostas dadas às questões propostas. O grupo deverá verificar as respostas comuns e as diferentes.
  •  Eleja um/a componente do grupo para socializar as respostas na discussão envolvendo toda a turma.

 Discussão envolvendo toda a turma, direcionada pelo/a professor/a e dialogada com os grupos.   

O/A professor/a deverá resgatar os itens propostos para discussão em grupos e ao ouvir os diferntes grupos, destacar aspectos convergentes e divergentes.

Se não houver um nível de observação/percepção mais profundo por parte dos/as alunos/as, o/a professor/a deverá chamar a atenção para o fato de que nem tudo que é retratado numa imagem pode ser visto. Muitas vezes percebemos alguns componentes ambientais por dedução, como a luz solar, o ar. Outras percepções seriam possíveis apenas se estivéssemos no local retratado, como os aromas.

Fundamentação teórica

Uma foto só mostra o que pode ser visto; no entanto, nem tudo o que existe pode ser visto.

No dia-a-dia, nossos sentidos são constantemente estimulados. Podemos ver e tocar objetos das mais variadas formas, cores e texturas. Além disso, percebemos a existência de algumas coisas que não podemos ver, como o ar ou um cheiro. Sentimos um perfume agradável ou um cheiro de fumaça pelo nosso olfato.

Percebemos a presença do ar quando sentimos, em nossa pele, uma brisa; nesse caso, o que percebemos é o movimento do ar e nos conscientizamos mais da sua existência quando ele nos falta.                         

O que há em comum entre o ar, a fumaça e os diversos objetos? Por mais que pareçam diferentes, todos ocupam lugar no espaço. Todos são feitos de matéria.   

MATÉRIA: tudo o que possui massa 

Nem tudo que existe no ambiente ao nosso redor pode ser percebido pelos nossos sentidos. O ar, por exemplo, é formado por partículas tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Como não tem cheiro, não pode ser sentido pelo olfato. Como não tem gosto, não pode ser sentido pelo paladar. E, apenas quando está em movimento, pode ser percebido pelo tato. Mas o ar possui massa. Uma decorrência dessa característica é que ele ocupa lugar no espaço.

Como podemos comprovar que o ar ocupa um lugar espaço?   

VI- Experimentação – O ar ocupa espaço 

As atividades, as discussões e as conclusões deverão ser realizadas em grupos /as compostos por até 5  alunos/as  

 Atividade 1 

Material: balões e tiras de papéis (reutilização), tesoura.

Procedimento: Encha um balão de ar. O ar preenche o espaço dentro do balão. Agora esvazie o balão, recorte figuras geométricas diversas e coloque dentro do balão vazio. Encha novamente o balão e observe. O que você conclui dessas observações?

Os alunos e alunas perceberão que o ar que forem assoprando dentro do balão promoverá a sua expansão. É perceptível também o movimento do ar dentro do balão pelo deslocamnto (circular) dos pedacinhos de papel no interior do mesmo. Nessse sentido poderão concluir, que:

  1. O ar ocupa espaço dentro do balão, provocando a sua expansão.
  2. O ar entra dentro do balão em movimentos circulares.

 

  Atividade 2 -

 Material: Seringas descartáveis sem agulha.

Procedimento: Puxe o êmbolo da seringa. Tampe com o dedo o orifício na outra extremidade e empurre o êmbolo com força até não se poder mais. O que acontece?

Os/as alunos/as perceberão que podem empurrar o êmbolo até um certo ponto quando haverá uma resistência a que esse movimento continue. O/a professor/a poderá discutir com eles por que isso aconteceu e deixá-los formular hipóteses.

Ao final da discussão, o/a professor/a deverá enfatizar que o ar que estava ocupando todo o espaço interno de seringa foi comprimido pelo êmbolo, até o limite de compressão. Isso comprova que:

  1. O ar ocupa espaço dentro da seringa;
  2. O ar pode ser comprimido, passando a ocupar um espaço menor, até um limite, a partir do qual não há mais condição de compressibilidade, já que ele ocupa o menor espaço possível.

Uma analogia pode ser feita com o que acontece dentro de um transporte coletivo: quanto mais pessoas entram, mais próximas as que já estão no veículo vão ficando, até que chega a um ponto que isso não é mais possível.

 Conclusão

Espera-se que eles concluam que: o ar ocupa espaço dentro da seringa e que o ar pode ser comprimido até o seu limite de compressibilidade.

 Discussão envolvendo todos os grupos. O professr deverá intermediar a discussão e encaminhar para as conclusões

Referências para o/a professor/a:

As páginas do caderno, o lápis, a cadeira, a água, os planetas no Universo, os seres vivos, as rochas; tudo isso é feito de matéria. Mas a matéria não é apenas aquilo que se pode tocar. Inclui também o ar que se respira.

Definimos matéria como tudo aquilo que possui massa e que, por sua vez, ocupa lugar no espaço. Esse é um conceito básico que pode ser observado ao nosso redor. Assim podemos generalizar e dizer que existe matéria em toda parte, considerando o ambiente em que vivemos.   

Releitura das imagens

Para enfatizar essas considerações sugere-se que o/a professor/a encaminhe uma releitura das imagens vistas e analisadas anteriormente, enumerando os diferentes tipos de matéria. 1- Pedra Escorada, no Parque Nacional do Caparão; 2- Pôr-do-sol em Santo Antônio, Vitória. 3- Macaco comendo caqui em Matilde. 4- Carvoaria Fontes: fotos 1, 2 e 3 (Gabriel Lordêllo) : <http://blog.mosaicoimagem.com.br/natureza-e-paisagem/> acesso em 11/04/2010 Foto 4- <osverdestapes2.googlepages.com/artigonajartubino3 acesso em 11/04/2010        

 

Fundamentação teórica

O/A professor poderá fazer comentários e registrar , com a participação dos/as alunos/as, a síntese das informações mais relevantes na lousa. Dessa forma, construirão um texto coletivo.

A CONSTITUIÇÃO E O ESTUDO DA MATÉRIA 

Toda matéria é constituída de pequenas partículas chamadas átomos, que por sua vez são formadas de partículas ainda menores, chamadas partículas subatômicas. A Química envolve o estudo da matéria e do que ela é feita, e como os átomos se unem para formar materiais diferentes.

Mais informações sobre a matéria e suas propriedades, acesse http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm.  Acesso em 11/04/2010.  O/a professor/a poderá utilizar essas informações para produção de um texto ou possibilitar o acesso direto pelos/as alunos/as para que façam a leitura do texto e o registro das informações mais relevantes.

CORPO E OBJETO 

Mas, quando estudamos a matéria, costumamos considerar apenas porções limitadas, que recebem o nome de corpos. Um corpo que tenha passado por transformações para ser utilizado pelo ser humano é chamado de objeto. Por exemplo, em uma fábrica, pedaços brutos (corpos) de plástico (matéria) são processados por máquinas e transformados em diversos objetos: bolas e outros brinquedos, embalagens, vasilhas etc.

Verifique a imagem para compreender melhor esses conceitos, acesse: <www.profpc.com.br/Matéria_propriedades.htm> Acesso em 11/04/2010.   

Se não houver a posssibilidade de acesso individual pelos/as alunos/as o professor poderá salvar a imagem no PowerPoint e projetá-la utilizando o data show. Poderá montar um cartaz tendo esse quadro como referência.

Professor/a: Tanto a imagem quanto o texto dessa página ajudarão na compreensão dos conceitos e a diferenciação entre matéria, corpo e objeto :<www.profpc.com.br/Matéria_propriedades.htm> Acesso em 11/04/2010. 

 

Recursos Complementares

Computador com acesso à internet, data show. Gravuras/fotografias. Retro projetor         

Referências bibliográficas:

BARROS, C. PAULINO, W. R. Ciências: física e química. São Paulo: Ática, 2002.

< http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm      Sugestão de outra experimentação para mostrar que o ar ocupa espaço: http://www.cientec.or.cr/ciencias/experimentos/fisica.html#39.   Acesso em 11/04/2010,   

Recurso educacional indicado pelo portal do professor em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24617   

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser  utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios das atividades experimentais e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas.

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