01/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
· Identificar, com uma situação espacial os pontos pertencentes aos planos de projeção;
· Identificar as características fundamentais dos pontos pertencentes aos planos;
· Realizar a operação de representação dos pontos contidos nos planos de projeção;
· Resolver questões básicas dos pontos contidos nos planos de projeção, nas situações espaciais e nas épuras.
Os diedros, posição relativa do ponto nos diedros com suas coordenadas e épura dos pontos.
Professor, nessa aula estaremos criando uma maquete para representação.
Abaixo, está o passo-a-passo da construção da maquete que iremos utilizar.
Você irá precisar:
2 placas de isopor
2 potes de tinta guache de cores diferentes
1 pincel médio.
1 caneta grossa preta de hidrocor.
Alfinetes de cabeça colorida
Passo 01:
Pegue uma placa de isopor e pinte totalmente com uma das cores, faça o mesmo para a outra placa.
Passo 02:
Trace uma linha horizontal no meio da placa com hidrocor preto que represente a linha de terra e os planos:
Plano Horizontal Anterior = πA
Plano Horizontal Posterior = πP
Plano Vertical Superior = π’S
Pano Vertical Inferior = π’I
Com a maquete pronta, pegue os alfinetes e represente os seguintes pontos:
1. Ponto pertencente ao plano horizontal de projeção anterior:
(H) = 0
2. Ponto pertencente ao plano horizontal de projeção posterior:
(R) = 0
Trabalhe com o plano (πP) e (πA) unidos. Assim observamos que todo ponto pertencente a (π) tem projeção horizontal coincidindo com ele mesmo e projeção vertical na Linha de Terra.
Observamos tanto na situação espacial como em épura.
3. Ponto pertencente ao plano vertical de projeção superior:
(V) = 0
4. Ponto pertencente ao plano vertical de projeção inferior:
(S) = 0
Temos agora professor os planos verticais unidos, ou seja, (π’S) e (π’I) então todo ponto pertencente a (π’) tem projeção vertical coincidindo com ele mesmo e projeção horizontal na Linha de Terra.
4. Ponto pertencente ao mesmo tempo ao plano horizontal e ao vertical de projeção:
(T) = 0 e (T) = 0
Observa-se professor que todo ponto pertencente à interseção dos planos horizontal e vertical de projeção (Linha de Terra) tem ambas as projeções coincidindo com ele mesmo, na L.T.
Atividade 1:
Agora é a vez do aluno criar a mesma maquete, aproveite e oriente conforme o passo-a-passo anterior.
Teremos a colocação de placas de isopor na posição horizontal e vertical. A proposta será solicitar aos alunos participarem, determinando pontos contidos nos planos e a representação das projetantes utilizando uma régua.
Exemplo:
Solicite também aos alunos a representação em épura dos pontos contidos nos planos. As épuras poderão ser entregues em papel formato A4.
Atividade 2:
Sugere-se professor que os alunos continuem utilizando as placas de isopor e representem três pontos distintos contidos em (πP), de forma que unidos representem a projeção de um triângulo.
Exemplo:
Os alunos poderão trabalhar em grupos e apresentarem várias projeções de triângulos em (πp).
Solicite que os grupos apresentem também as épuras dos triângulos determinados como o exemplo acima.
Acrescente aos alunos para que façam agora pontos no plano (πa) e determinem as novas projeções de triângulos.
Professor pergunte aos alunos o que eles observaram em relação às projeções verticais dos triângulos representados em (πp) e (πa)?
Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
· O aluno soube identificar, com uma situação espacial, os pontos pertencentes aos planos de projeção?
· O aluno demonstrou saber identificar as características fundamentais dos pontos pertencentes aos planos?
· O aluno soube realizar a operação de representação dos pontos contidos nos planos de projeção?
· O aluno soube resolver questões dos pontos de projeção, nas situações espaciais e em épura?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!