16/06/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
A língua portuguesa, com mais de 215 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), Macau e Guiné Equatorial, além de ter também estatuto oficial na União Européia, no Mercosul e na União Africana.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estado conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu).
Diante da relevância dos processos de evolução histórica da língua portuguesa nesses países, é importante que os educandos tenham um conhecimento mínimo sobre as nações lusófonas. Sabe-se que a reflexão sobre essa realidade é complexa e depende de um conhecimento abrangente e aprofundado do tema. No entanto, acredita-se ser possível iniciar um trabalho exploratório usando recursos visuais da Internet. As atividades dessa aula ou conjunto de aulas visam familiarizar o aluno com a realidade dos países de língua portuguesa de forma lúdica e motivadora.
Primeira Aula - A Pesquisa
Professor divida sua sala em grupos. Cada grupo estará incumbido de um país e responsável pela investigação de suas informações. O passo inicial é uma visita à página da comunidade dos povos de língua portuguesa. Eis o link:
Uma sugestão interessante é convidar o professor de língua portuguesa para participar dessa atividade.
Os alunos deverão pesquisar as informações sobre os países de língua portuguesa ficando a cargo dos alunos a seleção dos “conteúdos” que caracterizam os países. Solicite a seus alunos que busquem alternativas de identificação dos países em fatos, preferencialmente, históricos. Sugere-se uma visita à própria página da CPLP, onde existe um link com o perfil de cada país. Eis os links:
• Angola: http://www.cplp.org/estadosmembr os_ANG.asp
• Cabo Verde: http://www.cplp.org/estadosmembros_CAB.asp
• Guiné Bissau: http://www.cplp.org/estadosmembros_GUI.asp
• Moçambique: http://www.cplp.org/estadosmembros_MOC.asp
• São Tomé e Príncipe: http://www.cplp.org/estadosmembros_STP.asp
• Timor Leste: http://www.cplp.org/estadosmembros_TIM.asp
• Portugal: http://www.cplp.org/estadosmembros_POR.asp
• Brasil: http://www.cplp.org/estadosmembros_BRA.asp
Para visualização desses países no mapa-mundi, sugere-se a visita à pagina do IBGE.
http://www.ibge.gov.br/paisesat
Feita essa visita, recomenda-se a exibição do vídeo “Língua” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC Este é um Episódio do Programa Além Mar que fala sobre as peculiaridades da língua portuguesa falada em diversas regiões da África, Índia e em Portugal. Além disso, cita a obra de "Os lusíadas" e conta a história da língua, literatura e cultura lusofônica. Eis o link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/891
Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
Estimule em seus alunos a idéia de um seminário sobre os países lusófonos. Sugere-se resgatar a história do lugar, de dominação, razão da língua portuguesa; identificar o processo de organização do espaço desses paises e efetuar uma analise efetivamente geográfica. Conduza os alunos a pensar em questões que levem a identificação da produção do espaço dessas sociedades.
Segunda Aula – Apresentação dos Trabalhos
Professor faça um sorteio dos grupos e inicie as apresentações. Sugere-se que essas apresentações sejam trabalhadas em conjunto com outras disciplinas, convidando-se os docentes de português e história para participar deste trabalho.
Ao final, todos os alunos poderão discutir as experiências vivenciadas no projeto. Proponha um fórum para essa discussão, como os disponíveis pelo
Yahoo. Eis o link:
http://br.groups.yahoo.com/
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2010
Três estrelasEssa aula é muito interessante pois devemos conhecer-mos melhor os países que falam portugues.Os professores de portugues fazer novas pesquisas e descobrir muitas coisas interessantes.
19/04/2010
Cinco estrelasgostei, pq o conteúdo e facil entender,não existe dificuldade para assimilar o conéúdo e bastante claro.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei otima uma aula muito bem planejada e com várias dicas para trabalhar com outras disciplinas.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. era tudo que eu procurava. Bravooooooooooooooo!!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasfoi bem suscinto e objetivo
24/03/2010
Quatro estrelasque tal propor um estudo mais profundo da Língua Portuguesa e das diferenças sociais e dos significados das palavras , que embora sejam de igual grafia, identificam objetos e sentidos muito diferentes.