21/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Identificar os numerais em diferentes gêneros textuais;
- Elaborar o conceito de numerais de acordo com seu uso;
- Saber classificar os numerais (em ordinais e cardinais) de acordo com o uso nos textos estudados;
- Analisar em que situação os numerais são usados e a importância de seu emprego em diferentes textos;
- Produzir um texto, empregando adequadamente os numerais estudados.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Utilização do Laboratório de Informática ou do datashow na sala de aula.
Atividade 1 – Motivação: pesquisa individual em casa
Professor, peça aos alunos que realizem a seguinte pesquisa, registrando os dados em seus cadernos:
1º) Consulte em sua certidão de nascimento os dados:
- Nº do livro de registro;
- Nº da folha de registro;
- Nº do assento;
- Dia, mês e o ano do registro;
- Dia, mês e a hora do nascimento.
2º) Levar para a sala de aula a xerox da certidão de nascimento.
Atividade 2 - Atividade oral: análise e reflexão a partir de dados
Professor, dispor os alunos em círculo para socializarem os dados pesquisados. Em seguida, peça que cada aluno, com sua certidão, analise os seguintes dados, a partir das perguntas:
- Que dados numéricos existentes na certidão foram escritos por extenso? Ou seja, foram escritos por meio de palavras e não de números?
- Qual seria a razão de terem sido escritos desta forma?
- Qual é a importância de se registrar estes dados em uma certidão de nascimento?
Atividade 3 – Laboratório de Informática: atividade em dupla
Professor, peça aos alunos que acessem e leiam o texto O homem na Lua, de Marcelo Duarte, em: O guia dos curiosos. São Paulo: Cia. da Letras, 1996. p. 23-24, disponível no site:
http://www.curiosidadesnaomatam.com/2009/10/o-homem-na-lua.html
Obs.: Caso o professor não tenha acesso à internet, ele poderá escrever o texto no quadro ou imprimi-lo.
Segue o texto:
O primeiro passo na lua foi dado com um pé tammanho 41.Este era o número da bota azul do astronauta Neil armstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31(hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo. Ao pisar na lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Armstrong disse a célebre frase: "Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade". Calcula-se que 1,2 bilhão de pessoas acompanharam esse momento pela TV no mundo inteiro. Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, finacaram ali uma bandeira metálica dos Estados unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade.
Em seguida, oriente-os para responderem no caderno o seguinte roteiro de leitura com base no texto lido:
1º)Quem foi o primeiro homem a pisar na Lua?
2º) Qual era o número da bota do astronauta Neil Armstrong?
3º) Que idade tinha Neil Armstrong?
4º) Qual era o batimento cardíaco de Neil Armstrong no momento em que pisou na Lua?
5º) Em que dia, mês e hora isto aconteceu?
6º) Estima-se que este evento foi visto por aproximadamente quantas pessoas?
7º) Quem foi Edwin "Buzz" Aldrin?
8º) Quando os astronautas puseram os pés na Lua?
9º) O que vocês compreendem pela abreviatura d.c.?
Atividade 4 -Correção da atividade
Após a correção, o professor promove, oralmente, a seguinte reflexão, a partir das questões, tendo como base os textos analisados.
1)Quando são usados algarismo e quando são usadas palavras para representar os números?
2)Que numerais indicam quantidade exata e que numerais indicam a posição de uma pessoa em relação à outra?
3) Em que situações usamos os numerais que indicam quantidade exata e em que situação usamos os numerais que indicam posição?
4) Em que outras situações usam-se os números?
Atividade 5
Professor, divida a turma em grupos de três alunos e oriente-os para construir com suas palavras um conceito de numeral a partir dos textos estudados.
Atividade 6
Leve a turma para o Laboratório de Informática e peça-os que pesquisem e registrem no caderno o conceito, a classificação e a função dos numerais, segundo a gramática. Disponível no site: http://www.brasilescola.com/gramatica/numerais.htm
Atividade 7 - Apresentação da pesquisa
Apresentação pelos alunos da pesquisa realizada e explicação pelo professor de dúvidas existentes. Ao mesmo tempo, pedir a eles que comparem o conceito elaborado com o conceito pesquisado.
Atividade 8 – Atividade em dupla no Laboratório de Informática
Leitura do texto: A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente, disponível em:
http://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf acessado em 11.04.2010
- Após a leitura, peça à turma que, registre no caderno, identifiquem e classifiquem os numerais e também informem em que situações foram usados.
Atividade 9
Dispor a turma em círculo para a correção da atividade 8.
Professor, explore as informações do texto e explique o que é um estatuto; em seguida, faça a correção do exercício sobre a classificação mostrando a importância do uso dos numerais neste tipo de texto.
Professor, para explorar com seus alunos outros contextos de uso dos numerais, acesse:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/numerais.htm
Para aprofundar os conhecimentos sobre a prática de ensino sob a perspectiva interacionista da linguagem, visando à reflexão e ao uso da língua materna nos diferentes contextos sociais, o professor poderá consultar a bibliografia:
TRAVAGLIA.Luiz Carlos.(1996) Gramática e Interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo:Cortez
Para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá propor à turma que, em grupos de quatro alunos, tendo como modelo o Estatuto da Criança e do Adolescente apresentado pela Turma da Mônica, tente produzir um simples estatuto da turma. Discuta com os alunos a finalidade deste tipo de texto, os seus direitos e deveres. O estatuto deve ser dividido em títulos, capítulos, artigos e parágrafos.O professor fará a correção dos textos, verificando se os alunos usaram adequadamente a estrutura deste tipo de texto e, principalmente, se empregaram os numerais corretamente.
Cinco estrelas 4 classificações
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13/09/2015
Cinco estrelasAula muito interessante, esclarecedora e de fácil entendimento. Adorei e recomendo, pois me foi muito produtiva em minhas aulas de estágio. Parabéns, muito boa mesmo.
14/07/2013
Cinco estrelasParabéns! Amei a ideia de se trabalhar numerais de forma que todos se mobilizem e busquem novas alternativas de aprendizado... É disto que nossa educação está precisando: de caminhos mil de oportunidades de aprendizado e , assim, fazermos parte da formação de cidadãos capazes de entrar num âmbito social sem dúvidas do que se realmente busca. Gostaria muito que, sempre que possível, me enviassem ideias criativas dos diversos assuntos que a Língua Portuguesa nos proporciona. Com gratidão.
05/06/2012
Cinco estrelasÉ prazeroso ver a criatividade na mediação entre o aluno e o saber. Parabéns.
09/11/2010
Cinco estrelasAdorei estou trabalhando numerais com meus alunos e entrei no site em busca de novidades e estou apaixonada com essas idéias. Muito obrigada!