30/04/2010
Edson Luís Nunes; José Angelo de Faria ; Isnard Dominngos Ferraz; José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Inicie esta aula recordando que os ímãs atraem corpos ferromagnéticos e quanto mais próximo do objeto mais forte é a interação. Levante as seguintes hipoteses:
Exiba o filme a seguir, em que num simples experimento com ímãs atuando sobre um fluído contendo fragmentos magnéticos, podem ser observadas as linhas de campo magnético. Observe a região em que é mais intensa o campo magnético e como pode ser produzido uma região de campo uniforme.
Campo magnético 3D do site http://www.youtube.com/watch?v=E0fWYJKGoLs&feature=related
Figura 1. Imagem das linhas de campo entre dois ímãs, da experiência exibida no filme do link http://www.youtube.com/watch?v=E0fWYJKGoLs&feature=related
imagem obtida do endereço: http://img.youtube.com/vi/E0fWYJKGoLs/0.jpg
A experiência exibida no filme é simples e pode ser reproduzida facilmente. Como outra alternativa de fluído pode ser usado óleo mineral e pó de esponjas de aço de lavar panelas, como pode ser observado no experimento dos estudantes do Colégio Vicente Rijo -Feliciano Gomes e Sílvia Bertazzo 3ME.
http://www.youtube.com/watch?v=4Cxd4ZXo9r8&NR=1
Após a exibição do experimento proposto anteriormente, promova um debate onde um dos alunos seja o mediador e retome as hipóteses anteriores e acrescente as questões que seguem.
Figura 2 . Um ímã em forma de ferradura produz entre os pólos um campo magnético uniforme, esta imagem foi obtida do endereço: http://blog.imatec.ind.br/up/i/im/blog.imatec.ind.br/img/fig240.gif
Um descrição vetorial simbólica dos campos magnéticos constantes é feita com linhas, pontos ou x igualmente espaçados, como pode ser visto no texto a seguir que é obtido do site : http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-campo-magnetico-uniforme
Levante a hipótese: como deve ser a atração do ímã sobre as cargas?
Apresente o seguinte texto: http://www.colegioweb.com.br/fisica/movimentos-particulares-de-uma-particula-eletrizada-num-campo-magnetico-uniforme
Para esclarescer apresente o seguinte filme: http://www.youtube.com/watch?v=yyDxyd6gs1w
Neste filme é colocado a representação das linhas de campo uniforme e como as forças atuam nas cargas, bem como a trajetória das partículas quando penetram no campo magnético.
Para finalizar, após ter apresentado os recursos anteriores que visam sanar a hipótese desta etapa, promova um novo debate direcionado pelas questões que seguem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!