Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero convite

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o gênero convite; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; perceber a função textual das estruturas identificadas; ser capaz de produzir no gênero estudado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Habilidades básicas de leitura e escrita; noções de modo verbal (imperativo).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A) O professor deve pedir aos alunos para observarem os seguintes textos:

IMAGEM 1

http://picasaweb.google.com/lh/photo/hldsKbxvXGTr8yJvd8Sxrw (Acesso em 09/04/2010) 

IMAGEM 2:

http://picasaweb.google.com/marcia.conviteslembrancinhas/ExemplosDeConvitesDeAniversRio#5216115700739236002 (Acesso em 09/04/2010) 

IMAGEM 3:

http://picasaweb.google.com/lh/view?q=convites+de+casamento&uname=marcia.conviteslembrancinhas&psc=G&filter=1#5274957316992078290 (Acesso em 09/04/2010). 

IMAGEM 4:

http://picasaweb.google.com/lh/view?q=convites+para+festas&uname=marcia.conviteslembrancinhas&psc=G&filter=1#5422124083483882034 (Acesso em 09/04/2010) 

IMAGEM 5:

http://programaserelepe.blogspot.com/2008/12/convite-show-de-lanamento-cd-docemente.html (Acesso em 13/04/2010). 

B) Em seguida, após observarem os textos, o professor deve provocar uma discussão na turma abordando questões em torno dos seguintes aspectos:

a) que gênero textual é esse;

b) quais os tipos de convites evidenciamos nos exemplos;

c) quais as funções comunicativas do gênero (ex.: informar o local do evento, a hora etc.);

d) quais os elementos que aparecem, em geral, em um convite;

e) como se relacionam as imagens de cada convite com a informação que ele contém;

f) qual convite acharam mais legal e por que; etc.

g) qual a diferença entre os três primeiros convites e os dois últimos.

Obs.: O professor, neste momento, deve encaminhar a discussão de forma que os alunos consigam perceber:

- a importância das informações referenciais em um convite, tais como quem convida, para que, local, hora, dia, se é preciso levar algo, se é preciso apresentar o convite, se é preciso confirmar presença etc.;

- a importância da interface do convite como apelo para seduzir o convidado a ler o convite inteiro e a se interessar pelo evento;

- a diferença entre um convite pessoal (ex.: aniversário, casamento, bodas, batismo etc.) e um convite impessoal (ex.: publicidade de festas, eventos beneficente etc.).

Atividade 2

A) Após a discussão, o professor deve entregar aos alunos uma cópia dos textos abaixo:

TEXTO 1:

http://picasaweb.google.com/lh/view?q=convites+de+casamento&uname=marcia.conviteslembrancinhas&psc=G&cuname=marcia.conviteslembrancinhas&filter=1#5331358135302673154 (Acesso em 09/04/2010). 

TEXTO 2:

http://www.convitesdeaniversario.blogger.com.br/convite%20de%20aniversario%20moranguinho02.jpg (Acesso em 13/04/2010). 

TEXTO 3:

http://bnpress.files.wordpress.com/2008/08/convite-para-show.jpg (Acesso em 13/04/2010). 

TEXTO 4:

http://www.moppe.com.br/_upload/rteImages/Convite%20da%20Festa.jpg (Acesso em 13/04/2010). 

B) Divida a turma em grupos pequenos (de três ou quatro - é interessante o professor deixar a turma realizar em pequenos grupos, porque promove a discussão entre eles dos tópicos estudados, o que ajuda a reforçar o processo de aprendizagem) e peça que realizem as seguintes questões:

1) Qual a intenção comunicativa dos textos?

Texto I:

Texto II:

Texto III:

Texto IV:

2) Identifique no Texto I:

a) quem convida:

b) quando o evento irá acontecer:

c) onde o evento irá acontecer:

3) Identifique no Texto II:

a) quem convida:

b) quando o evento irá acontecer:

c) onde o evento irá acontecer:

4) Identifique no Texto III:

a) quem convida:

b) quando o evento irá acontecer:

c) onde o evento irá acontecer:

5) Identifique no Texto IV:

a) quem convida:

b) quando o evento irá acontecer:

c) onde o evento irá acontecer:   

6) Observe as respostas sobre “quem convida” em cada convite. Baseado nisso, em que sentido podemos estabelecer uma diferença entre os convites I e II e os convites III e IV? OBS.: espera-se que os alunos percebam que se trata de convites pessoais e de convites impessoais.

7) O que há de semelhante em todos os quatro convites?

8) Observe o texto II. Em “Venha comemorar.”, a forma verbal “venha” sugere:

a) ordem                        b) convite                           c) dúvida

9)  Observe o texto IV. Em “Ponha seu traje e venha curtir...”, as formas verbais “ponha” e “venha” sugerem:

a) ordem                        b) convite                           c) dúvida

- PROFESSOR: sugerimos que comente com seus alunos o uso do modo imperativo, muito utilizado em textos desse gênero. A sistematização desse modo verbal será realizada na Atividade 3. O momento, agora, é somente para já acionar-lhes a questão.

C) Durante a realização da atividade, o professor deve transitar pela sala de aula assessorando os grupos com eventuais dúvidas.

D) A correção das questões deve ser realizada em conjunto, com toda a turma, sob coordenação do professor.

Atividade 3: Obs.: O texto abaixo é apenas uma sugestão. O professor pode consultar uma gramática para auxiliá-lo em sua explicação sobre o uso do modo imperativo.

A) O professor deve entregar aos alunos uma cópia do texto abaixo:

IMPERATIVO: É o modo pelo qual se expressa uma ordem ou um pedido. Ex.: "VENHA enrolar os docinhos!".

O imperativo pode ser afirmativo e negativo. O negativo é sempre precedido de palavra negativa: "Não venha enrolar os docinhos".

- Adaptado de: CEREJA, William Roberto. GRAMÁTICA: TEXTO, REFLEXÃO E USO. São Paulo: Atual, 1998.

B) O professor deve pedir aos alunos que façam uma leitura individual e silenciosa do texto.

C) Em seguida, o professor deve explicar o modo imperativo e esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.

Atividade 4:

A) Peça aos alunos para observarem com atenção os textos trabalhados nas atividades 1 e 2.

B) Após a leitura dos dois textos e as discussões anteriores, o professor deve questioná-los, retomando o que já foi visto: quais seriam, então, as características do gênero convite? Quais são os aspectos formais do mesmo? Qual sua função social?

C) Depois dessas discussões sobre o tema, sugerimos uma atividade final a ser realizada com o auxílio do professor:

- O professor deve sugerir aos alunos que pensem nos próximos eventos que serão realizados no colégio em que estuda, ex.: Semana do livro, Festa junina etc. - Em seguida, o professor deve ver para qual dos temas os alunos desejam elaborar um convite o qual, dentro das disponibilidades financeiras do colégio, serão distribuídos para todos os alunos na época do evento;

- O professor deve dividir a turma em grupos, os quais vão elaborar, cada um, um convite sobre o evento escolhido. O professor deve lembrar aos alunos da importância dos aspectos visuais de um convite, condizentes com o evento para o qual se presta;

- O professor deve estipular uma data para a entrega dos convites. Após a correção, os alunos da turma devem votar em qual o convite que circulará no colégio.

  

 

 

 

Recursos Complementares

 COSTA, Sérgio Roberto. DICIONÁRIO DE GÊNEROS TEXTUAIS. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Avaliação

A avaliação dessa aula pode ser dividida em duas etapas:

A) - Primeiramente, a avaliação poderá ocorrer através da realização das atividades anteriores, realizadas durante as aulas em sala. A cada etapa o professor poderá observar se os alunos estão dominando o gênero, suas características estruturais e linguísticas etc.

B) - Para avaliação individual, o professor deve solicitar um convite de cada aluno para o seu próximo aniversário. O que auxiliará na conclusão final a respeito da compreensão do gênero convite por parte do aluno.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.