15/05/2010
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Reconhecer o gênero convite; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; perceber a função textual das estruturas identificadas; ser capaz de produzir no gênero estudado.
Habilidades básicas de leitura e escrita; noções de modo verbal (imperativo).
Atividade 1
A) O professor deve pedir aos alunos para observarem os seguintes textos:
IMAGEM 1
http://picasaweb.google.com/lh/photo/hldsKbxvXGTr8yJvd8Sxrw (Acesso em 09/04/2010)
IMAGEM 2:
http://picasaweb.google.com/marcia.conviteslembrancinhas/ExemplosDeConvitesDeAniversRio#5216115700739236002 (Acesso em 09/04/2010)
IMAGEM 3:
http://picasaweb.google.com/lh/view?q=convites+de+casamento&uname=marcia.conviteslembrancinhas&psc=G&filter=1#5274957316992078290 (Acesso em 09/04/2010).
IMAGEM 4:
http://picasaweb.google.com/lh/view?q=convites+para+festas&uname=marcia.conviteslembrancinhas&psc=G&filter=1#5422124083483882034 (Acesso em 09/04/2010)
IMAGEM 5:
http://programaserelepe.blogspot.com/2008/12/convite-show-de-lanamento-cd-docemente.html (Acesso em 13/04/2010).
B) Em seguida, após observarem os textos, o professor deve provocar uma discussão na turma abordando questões em torno dos seguintes aspectos:
a) que gênero textual é esse;
b) quais os tipos de convites evidenciamos nos exemplos;
c) quais as funções comunicativas do gênero (ex.: informar o local do evento, a hora etc.);
d) quais os elementos que aparecem, em geral, em um convite;
e) como se relacionam as imagens de cada convite com a informação que ele contém;
f) qual convite acharam mais legal e por que; etc.
g) qual a diferença entre os três primeiros convites e os dois últimos.
Obs.: O professor, neste momento, deve encaminhar a discussão de forma que os alunos consigam perceber:
- a importância das informações referenciais em um convite, tais como quem convida, para que, local, hora, dia, se é preciso levar algo, se é preciso apresentar o convite, se é preciso confirmar presença etc.;
- a importância da interface do convite como apelo para seduzir o convidado a ler o convite inteiro e a se interessar pelo evento;
- a diferença entre um convite pessoal (ex.: aniversário, casamento, bodas, batismo etc.) e um convite impessoal (ex.: publicidade de festas, eventos beneficente etc.).
Atividade 2
A) Após a discussão, o professor deve entregar aos alunos uma cópia dos textos abaixo:
TEXTO 1:
http://picasaweb.google.com/lh/view?q=convites+de+casamento&uname=marcia.conviteslembrancinhas&psc=G&cuname=marcia.conviteslembrancinhas&filter=1#5331358135302673154 (Acesso em 09/04/2010).
TEXTO 2:
http://www.convitesdeaniversario.blogger.com.br/convite%20de%20aniversario%20moranguinho02.jpg (Acesso em 13/04/2010).
TEXTO 3:
http://bnpress.files.wordpress.com/2008/08/convite-para-show.jpg (Acesso em 13/04/2010).
TEXTO 4:
http://www.moppe.com.br/_upload/rteImages/Convite%20da%20Festa.jpg (Acesso em 13/04/2010).
B) Divida a turma em grupos pequenos (de três ou quatro - é interessante o professor deixar a turma realizar em pequenos grupos, porque promove a discussão entre eles dos tópicos estudados, o que ajuda a reforçar o processo de aprendizagem) e peça que realizem as seguintes questões:
1) Qual a intenção comunicativa dos textos?
Texto I:
Texto II:
Texto III:
Texto IV:
2) Identifique no Texto I:
a) quem convida:
b) quando o evento irá acontecer:
c) onde o evento irá acontecer:
3) Identifique no Texto II:
a) quem convida:
b) quando o evento irá acontecer:
c) onde o evento irá acontecer:
4) Identifique no Texto III:
a) quem convida:
b) quando o evento irá acontecer:
c) onde o evento irá acontecer:
5) Identifique no Texto IV:
a) quem convida:
b) quando o evento irá acontecer:
c) onde o evento irá acontecer:
6) Observe as respostas sobre “quem convida” em cada convite. Baseado nisso, em que sentido podemos estabelecer uma diferença entre os convites I e II e os convites III e IV? OBS.: espera-se que os alunos percebam que se trata de convites pessoais e de convites impessoais.
7) O que há de semelhante em todos os quatro convites?
8) Observe o texto II. Em “Venha comemorar.”, a forma verbal “venha” sugere:
a) ordem b) convite c) dúvida
9) Observe o texto IV. Em “Ponha seu traje e venha curtir...”, as formas verbais “ponha” e “venha” sugerem:
a) ordem b) convite c) dúvida
- PROFESSOR: sugerimos que comente com seus alunos o uso do modo imperativo, muito utilizado em textos desse gênero. A sistematização desse modo verbal será realizada na Atividade 3. O momento, agora, é somente para já acionar-lhes a questão.
C) Durante a realização da atividade, o professor deve transitar pela sala de aula assessorando os grupos com eventuais dúvidas.
D) A correção das questões deve ser realizada em conjunto, com toda a turma, sob coordenação do professor.
Atividade 3: Obs.: O texto abaixo é apenas uma sugestão. O professor pode consultar uma gramática para auxiliá-lo em sua explicação sobre o uso do modo imperativo.
A) O professor deve entregar aos alunos uma cópia do texto abaixo:
IMPERATIVO: É o modo pelo qual se expressa uma ordem ou um pedido. Ex.: "VENHA enrolar os docinhos!".
O imperativo pode ser afirmativo e negativo. O negativo é sempre precedido de palavra negativa: "Não venha enrolar os docinhos".
- Adaptado de: CEREJA, William Roberto. GRAMÁTICA: TEXTO, REFLEXÃO E USO. São Paulo: Atual, 1998.
B) O professor deve pedir aos alunos que façam uma leitura individual e silenciosa do texto.
C) Em seguida, o professor deve explicar o modo imperativo e esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.
Atividade 4:
A) Peça aos alunos para observarem com atenção os textos trabalhados nas atividades 1 e 2.
B) Após a leitura dos dois textos e as discussões anteriores, o professor deve questioná-los, retomando o que já foi visto: quais seriam, então, as características do gênero convite? Quais são os aspectos formais do mesmo? Qual sua função social?
C) Depois dessas discussões sobre o tema, sugerimos uma atividade final a ser realizada com o auxílio do professor:
- O professor deve sugerir aos alunos que pensem nos próximos eventos que serão realizados no colégio em que estuda, ex.: Semana do livro, Festa junina etc. - Em seguida, o professor deve ver para qual dos temas os alunos desejam elaborar um convite o qual, dentro das disponibilidades financeiras do colégio, serão distribuídos para todos os alunos na época do evento;
- O professor deve dividir a turma em grupos, os quais vão elaborar, cada um, um convite sobre o evento escolhido. O professor deve lembrar aos alunos da importância dos aspectos visuais de um convite, condizentes com o evento para o qual se presta;
- O professor deve estipular uma data para a entrega dos convites. Após a correção, os alunos da turma devem votar em qual o convite que circulará no colégio.
COSTA, Sérgio Roberto. DICIONÁRIO DE GÊNEROS TEXTUAIS. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
A avaliação dessa aula pode ser dividida em duas etapas:
A) - Primeiramente, a avaliação poderá ocorrer através da realização das atividades anteriores, realizadas durante as aulas em sala. A cada etapa o professor poderá observar se os alunos estão dominando o gênero, suas características estruturais e linguísticas etc.
B) - Para avaliação individual, o professor deve solicitar um convite de cada aluno para o seu próximo aniversário. O que auxiliará na conclusão final a respeito da compreensão do gênero convite por parte do aluno.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/02/2015
Cinco estrelasAula excelente principalmente para quem se encontra em interior de município onde as pesquisas são restrita. Agradecemos a SEDUC por implantar a aula por tecnologia que abriu-no a possibilidade de termos acesso a obra. obrigada.
03/02/2012
Quatro estrelasmuito bom
11/06/2011
Quatro estrelaseu so kero saber as caracteristicas *-*
08/10/2010
Cinco estrelasAs sugestões foram de excelente qualidade. Parabéns.