10/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
atividades realizadas em duplas;
pesquisa em gramáticas.
Aula 01 (50 minutos)
A predicação verbal diz respeito ao modo como os predicados são formados, isto é, se os verbos exigem ou não complemento e qual tipo de complemento necessitam. Quanto à predicação os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
A predicação exerce função importante na construção dos enunciados, representa a expressão direta da existência do ser humano: o predicado verbal informa as nossas ações, o nominal revela como somos ou estamos e o predicado verbo-nominal diz como estamos no momento em que fazemos alguma coisa.
Atividade
Para que uma situação de enunciação exista, é preciso que os interlocutores compreendam claramente os enunciados – frase, oração, período. Há determinadas situações de comunicação que exigem frases completas, com todos os termos nitidamente expressos nos enunciados, por exemplo, um comunicado da direção da escola aos pais dos alunos.
1. Imagine que um pai, ao chegar do trabalho, encontra sobre a mesa da sala de jantar um comunicado da direção da escola em que seu filho estuda. Trata-se de um convite para uma reunião.
ESEBA - Escola de Educação Básica da UFU
Uberlândia, 02 de março de 2010
Prezados Srs. Pais, sras. Mães e/ou responsáveis,
A direção da Escola de Educação Básica preocupa-se muito.
Por isso faremos.
Precisamos no dia 20 de abril, às 20 horas, porque sem sua participação nada poderemos decidir.
Por isso, nós convidamos, já que o assunto interessa.
Sem certas medidas, as propostas desta escola não funcionarão.
Atenciosamente.
A Direção
a. Um comunicado deve conter as informações que garantam a interlocução. Reescreva-o, completando-o. Para isso, procure responder às perguntas:
O que fará a direção da escola?
Do que ela precisa? A escola convida quem?
O assunto interessa a quem?
2. Observe os verbos do comunicado que precisaram de complementos.
a. Quais deles são transitivos diretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento sem o uso da preposição?
b. Quais deles são transitivos indiretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento por meio de uma preposição?
c. Quais foram as preposições usadas para ligar os verbos aos seus complementos?
3. Retire do texto o único verbo intransitivo, isto é aquele que apresenta sentido completo.
Aula 2 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou à biblioteca da escola, para realizarem em grupo uma pesquisa sobre predicação verbal.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Predica%C3%A7%C3%A3o_verbal
http://www.infoescola.com/portugues/predicacao-verbal-2/
Aula 3 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo com a música, “Planeta água”, de Guilherme Arantes.
Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)
Disponível em:
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ http://
www.youtube.com/watch?v=KtGbN3MFjFY
Em sala de aula, o professor deverá reproduzir para os alunos a letra da música – Planeta água – e pedir a eles que respondam às questões seguintes, em dupla.
1. Nessa canção, Guilherme Arantes, descreve o percurso realizado pelas águas.
a. Qual é o verbo que indica o início desse percurso?
b. Qual verbo indica o seu final?
2.a. Retire do texto os verbos que indicam ação.
b. Qual é o sujeito desses verbos?
3. Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem, encharcam e evapora.
4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância.
Exemplifique a afirmação acima com frases retiradas do texto.
5. Compare os verbos nas frases:
Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos; vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da terra...
a. Qual desse verbos já traz em si a informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o sentido?
b. Quais são os verbos que, apesar de conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de expressões circunstanciais indispensáveis à construção do sentido veiculado no contexto?
6. Observe os verbos presentes nas três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de ligação?
b. Qual o tipo de predicado presentes nessas estrofes?
c. Considerando que:
- o predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração
- o predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e estado
Responda: por que há esse único tipo de predicado nessas estrofes?
7. Os verbos também contribuem para expressar estado. Observe o verso abaixo. Veja que ao suprimir o verbo de ligação a informação não foi alterada.
Gotas de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da inundação.
a. Reescreva a última frase da canção, substituindo a vírgula por um verbo.
b. Qual verbo você usou para reescrever o último verso da questão?
c. Como se classifica o predicado da frase reescrita? Por quê?
8. Você concorda com a indicação do autor de que o nome do planeta poderia ser Água? Justifique.
Aula 4 (50 minutos)
Atividade
Produção de texto
O professor deverá reproduzir para os alunos o poema, “Teu nome”, de Vinícius de Moraes. E, a seguir, apresentar a eles a proposta de produção de texto.
Teu nome
(Vinícius de Moraes)
Teu nome, Maria Lúcia
Tem qualquer coisa que afaga
Como uma lua macia
Brilhando à flor de uma vaga.
Parece um mar que marulha
De manso sobre uma praia
Tem o palor que irradia
A estrela quando desmaia.
É um doce nome de filha
É um belo nome de amada
Lembra um pedaço de ilha
Surgindo de madrugada.
Tem um cheirinho de murta
E é suave como a pelúcia
É acorde que nunca finda
É coisa por demais linda
Teu nome, Maria Lúcia...
Disponível em:
http://v-moraes.blogspot.com/2009/09/teu-nome.html
Proposta de produção de texto:
Tome como base a canção de Guilherme Arantes e o poema de Vinícius de Moraes e produza um poema, utilizando predicados verbais e nominais para informar, respectivamente, ações e características de uma pessoa que seja importante para você.
Lembre-se de que você pode deixar implícitos os verbos de ligação.
Estabeleça como interlocutores, seus colegas e o(a) professor(a).
Dê um título ao poema.
Professor, os vídeos abaixo poderão ser usados para retomar com os alunos conceitos de predicação verbal e de tipos de predicados.
http://www.youtube.com/watch?v=PRkpb4IT8pQ
http://www.youtube.com/watch?v=uZK-Z8jNkx4&feature=related
O ensino de itens linguísticos como a predicação verbal pode ser ensinado sistematicamente, por meio de sequências didáticas, tais como as que foram expostas com o objetivo de se ensinar uma prática de lingugem. As atividades propostas devem oferecer oportunidade para que o aluno, aos poucos, vá se apropriando das estruturas / características textuais, aproximando-se do uso adequado em situações reais de produção.
Professor, a avalição do desempenho do aluno quanto ao emprego desse tópico gramatical deverá ser feita por meio da atividade de produção de texto, a partir do poema, Teu nome, de Vinícius de Moraes a qual possibilitará ao aluno a aplicação dos conceitos estudados, reconhecendo a função do predicado verbal na construção do texto.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/11/2012
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho! Uma excelente aula!
28/06/2012
Quatro estrelasO plano de aula é ótimo. A prática permitirá aos alunos reconhecerem a transitividade dos verbos e compreender a importância disto. Parabéns
15/03/2011
Cinco estrelasParabéns!!! Aulas com recursos didáticos riquíssimos!
15/08/2010
Quatro estrelasMuito bom! Adorei a aula... Acredito q dessa forma os alunos consigam assimilar melhor o uso da predicação verbal e perceber a necessidade de aprender o assunto!
03/08/2010
Cinco estrelasAula maravilhosaaaaa! Adorei... Um show...