Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A predicação verbal na construção do texto

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer categorias sintáticas como objeto (direto e indireto) e predicativo;
  • conceituar e identificar transitividade verbal – a necessidade de complementos que alguns verbos apresentam;
  • observar e empregar aspectos semânticos e estilísticos que envolvem  predicado verbal, nominal e verbo-nominal na construção do texto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer a estrutura sintática do período simples;
  • conhecer predicação verbal.
Estratégias e recursos da aula

utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;

atividades realizadas em duplas;

pesquisa em gramáticas.

Aula 01 (50 minutos) 

A predicação verbal diz respeito ao  modo como os predicados são formados, isto é, se os verbos exigem ou não complemento e qual tipo de complemento necessitam. Quanto à predicação os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.

A  predicação exerce função importante na construção dos enunciados, representa a expressão direta da existência do ser humano: o predicado verbal informa as  nossas ações, o nominal revela como somos ou estamos e o predicado verbo-nominal diz como estamos no momento em que fazemos alguma coisa.

Atividade

Para que uma situação de enunciação exista, é preciso que os interlocutores compreendam claramente os enunciados – frase, oração, período. Há determinadas situações de comunicação que exigem frases completas, com todos os termos nitidamente expressos nos enunciados, por exemplo, um comunicado da direção da escola aos pais dos alunos.

1. Imagine que um pai, ao chegar do trabalho, encontra sobre a mesa da sala de jantar um comunicado da direção da escola em que seu filho estuda. Trata-se de um convite para uma reunião.  

ESEBA - Escola de Educação Básica  da UFU

Uberlândia, 02 de março de 2010

Prezados Srs. Pais, sras. Mães e/ou responsáveis,

A direção da Escola de Educação Básica  preocupa-se muito.

Por isso faremos.

Precisamos no dia 20 de abril, às 20 horas, porque sem sua participação nada  poderemos decidir.

Por isso, nós convidamos, já que o assunto interessa.

Sem certas medidas, as propostas desta escola não funcionarão.

Atenciosamente.

A Direção

a. Um comunicado  deve conter as informações que garantam a  interlocução. Reescreva-o, completando-o. Para isso,  procure responder às perguntas:

O que fará a direção da escola?

Do que ela precisa? A escola convida quem?

O assunto interessa a quem?

2. Observe os verbos do comunicado que precisaram de complementos.

a. Quais deles são transitivos diretos, ou seja, quais são os que precisam de um complemento sem o uso da preposição?

b. Quais deles são transitivos indiretos, ou seja,  quais são os que precisam de um complemento por meio de uma preposição?

c. Quais foram as preposições usadas para ligar os verbos aos seus complementos?

3. Retire do texto o único verbo intransitivo, isto é aquele que apresenta sentido completo.     

Aula 2 (50 minutos)

Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou à biblioteca da escola, para realizarem em grupo uma pesquisa sobre predicação verbal.

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Predica%C3%A7%C3%A3o_verbal 

 http://www.infoescola.com/portugues/predicacao-verbal-2/  

Aula  3 (50 minutos)

Atividade

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo com a música, “Planeta água”,  de Guilherme Arantes.

Planeta Água 

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte

Serena do mundo

E que abre um

Profundo grotão

Água que faz inocente

Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão...  

Águas escuras dos rios

Que levam

A fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas

Ronco de trovão

E depois dormem tranqüilas

No leito dos lagos

No leito dos lagos...   

Água dos igarapés

Onde Iara, a mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão...   

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris

Sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão tristes, são lágrimas

Na inundação...  

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra Pro fundo da terra...  

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)  

Disponível em:

 http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ http://

www.youtube.com/watch?v=KtGbN3MFjFY   

Em sala de aula, o professor deverá reproduzir para os alunos a letra da música – Planeta água – e pedir a eles que respondam às questões seguintes, em dupla.

1. Nessa canção, Guilherme Arantes, descreve o percurso realizado pelas águas.

a. Qual é o verbo que indica o início desse percurso?

b. Qual verbo indica o seu final?

2.a.  Retire do texto os verbos que indicam ação.

b. Qual é o sujeito desses verbos?

3. Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem, encharcam e evapora.

4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância.

Exemplifique a afirmação acima com frases retiradas do texto.

5. Compare os verbos nas frases:

Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos;  vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da terra...

a. Qual desse verbos já traz em si a informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o sentido?

b. Quais são os verbos que, apesar de  conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de  expressões circunstanciais  indispensáveis à construção do sentido veiculado no contexto?

6. Observe os verbos presentes nas três primeiras estrofes da canção.

a. São verbos significativos ou de ligação?

b. Qual o tipo de predicado presentes nessas estrofes?

c. Considerando que:

o predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração 

o predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e estado

 Responda: por que há esse único tipo de predicado nessas estrofes?

7. Os verbos também  contribuem para expressar estado. Observe o verso abaixo.  Veja que ao suprimir o verbo de ligação  a informação não foi alterada.

 Gotas de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da inundação.

a. Reescreva a última frase da canção, substituindo a vírgula  por um verbo.

b. Qual verbo você usou para reescrever o último verso da questão?

c. Como se classifica o predicado da frase reescrita? Por quê?

8. Você concorda com a indicação do autor de que o nome do planeta  poderia ser  Água? Justifique.

Aula 4 (50 minutos)

Atividade

Produção de texto 

O professor deverá reproduzir para os alunos o poema, “Teu nome”, de Vinícius de Moraes. E, a seguir, apresentar a eles a proposta de produção de texto.

Teu nome

(Vinícius de Moraes)

Teu nome, Maria Lúcia

Tem qualquer coisa que afaga

Como uma lua macia

Brilhando à flor de uma vaga.

Parece um mar que marulha

De manso sobre uma praia

Tem o palor que irradia

A estrela quando desmaia.

É um doce nome de filha

É um belo nome de amada

Lembra um pedaço de ilha

Surgindo de madrugada.

Tem um cheirinho de murta

E é suave como a pelúcia

É acorde que nunca finda

É coisa por demais linda

Teu nome, Maria Lúcia...

Disponível em:

 http://v-moraes.blogspot.com/2009/09/teu-nome.html   

Proposta de produção de texto:

Tome como base a canção de Guilherme Arantes e o poema de Vinícius de Moraes e produza  um poema, utilizando predicados verbais e nominais para informar, respectivamente, ações e características  de uma pessoa que seja importante para você.

Lembre-se de que você pode  deixar implícitos os verbos de ligação.

Estabeleça como interlocutores, seus colegas e o(a) professor(a).

Dê um título ao poema.

 

Recursos Complementares

Professor, os vídeos abaixo poderão ser usados para retomar com os alunos conceitos de predicação verbal e de tipos de predicados.

http://www.youtube.com/watch?v=PRkpb4IT8pQ

http://www.youtube.com/watch?v=uZK-Z8jNkx4&feature=related

Avaliação

O ensino de itens linguísticos como a predicação verbal pode ser ensinado sistematicamente, por meio de sequências didáticas, tais como as que foram expostas com o objetivo de se ensinar uma prática de lingugem. As atividades propostas devem oferecer oportunidade para que o aluno, aos poucos,  vá se apropriando das estruturas / características textuais,  aproximando-se do uso adequado em situações reais de produção.

Professor, a avalição  do desempenho do aluno quanto ao emprego desse tópico gramatical deverá  ser feita por meio da  atividade de produção de texto, a partir do poema, Teu nome, de Vinícius de Moraes a qual possibilitará ao aluno a aplicação dos  conceitos estudados, reconhecendo a função do predicado verbal na construção do texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Regina, Escola Estadual Imaculada Conceição , Paraná - disse:
    anarpcampos@hotmail.com

    23/11/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho! Uma excelente aula!


  • estefani de araujo rocha, ESC EST DE ENSINO MEDIO OSVALDO CAMARGO , Rio Grande do Sul - disse:
    estefani_rocha@hotmail.com

    28/06/2012

    Quatro estrelas

    O plano de aula é ótimo. A prática permitirá aos alunos reconhecerem a transitividade dos verbos e compreender a importância disto. Parabéns


  • Sandra Lopes de Sousa, ESCOLA MUNICIPAL ESPIRITA ANDRE LUIZ , Goiás - disse:
    sandralopesdesousa@yahoo.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Aulas com recursos didáticos riquíssimos!


  • Maíra, Colegio Luiz Viana Filho , Bahia - disse:
    mairasillva@hotmail.com

    15/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom! Adorei a aula... Acredito q dessa forma os alunos consigam assimilar melhor o uso da predicação verbal e perceber a necessidade de aprender o assunto!


  • Ivone Vieira Chiquetti, Escola Estadual José Mamede de Aquino , Mato Grosso do Sul - disse:
    professorachiquetti@hotmail.com

    03/08/2010

    Cinco estrelas

    Aula maravilhosaaaaa! Adorei... Um show...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.