29/04/2010
Maria de Fátima Araújo, Naire Jane Capistrano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Conhecer as características externas do leão.
Identificar o leão entre outros animais.
Conhecer a família do leão.
Diferenciar o leão da leoa.
Comparar tamanho entre os membros da família do leão
O profesor deverá propor uma conversa informal sobre o que as crianças já sabem sobre o leão, em seguida deverá enviar para casa um bilhete pedindo a colaboração dos pais para que possam, junto com seus filhos, pesquisarem sobre o estudo que estão iniciando, enviando livros, imagens, CDs e DVDs que tratem do assunto
1º Momento:
Na roda inicial, perguntar quem das crianças trouxe o material sobre o leão. Deixar que as crianças apresentem o que trouxeram e ampliar com imagens e/ou miniaturas de alguns animais. Apresentar para as crianças, questionando qual que eles conhecem; quem é o leão; perguntar para as crianças se esses animais vistos nas imagens são iguais; se há diferenças entre eles; quais são essas diferenças. Em seguida, apresentar o leão, a leoa e os filhotes. Em relação a família do leão questionar se todos são iguais, se há diferenças entre eles e que diferenças são essas (enfatizar tamanho, cor, partes do corpo). Deixar que as crianças falem, manuseiem as imagens e/ou miniaturas dos animais; instigá-las a observar o corpo dos animais, a contar as partes como: patas, olhos, orelhas, rabo.
2º Momento:
Desenhar no quadro chamando atenção para as partes do corpo do animal. Na cabeça do leão o que tem (olhos, boca, bigode, orelhas etc). No corpo do leão o que se pode colocar? Quantas são as patas? Vamos combinar se este leão é o pai, a mãe ou o filhote. Se é o pai, ele é adulto? Então tem juba? Se tem, onde fica a juba dele? Se não tem juba, porque não tem? É a leoa ou o filhote?
3º Momento:
Levar às crianças as mesas com papel e caneta hidrocor para que façam um desenho do leão, chamando atenção para as partes do corpo do animal. Na cabeça, não esquecer os olhos, boca, bigode orelhas, não esquecer os detalhes do corpo do leão: as patas, o rabo. Este momento é importante para que a professora possa avaliar o nível do desenho da crianças, os detalhes que conseguem representar através do desenho.
4º Momento:
Organizar novamente as crianças em círculo para que possam apresentar ao grupo suas produções. O professor deve estimular as crianças a falar porque fez desse jeito. Depois que todas as crianças apresentarem seus desenhos, a professora pode organizar uma exposição no mural da sala.
Imagens sobre leões: http://www.nature-pictures.org/pt/foto/445/1947/.
Informações básicas sobre o leão: http://www.minerva.uevora.pt/itic/2000_2001/animal/leao.htm.
Avaliação:
O professor poderá avaliar:
- O nível de envolvimento das crianças como o tema, durante toda a aula;
- o que conseguiram aprender sobre o leão e sua família;
- o nível do desenho das crianças;
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/10/2014
Quatro estrelasATIVIDADES BEM ELABORADAS E EM CIMA DESSAS PODEMOS PLANEJAR OUTRAS TENDO ESTAS COMO PRINCIPIO.