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Protozoários - Reino Protista

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar e classificar os protozoários. Caracterizar os protozoários.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante trabalhar anteriormente a divisão taxonômica dos reinos da natureza.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1884/imagens/labinformatica.png
Conhecer os seres vivos unicelulares é importante, pois além de componentes do ecossistema, contam uma parte da história evolutiva de toda a vida na Terra, segundo acreditam alguns pesquisadores. Mas afinal, quem são estes organismos e como estão agrupados?

O Reino Protista foi originalmente formado por organismos unicelulares eucariontes, isto é, seres cujas células já apresentam organóides especializados e núcleo individualizado. Esse reino era composto pela reunião de dois grandes grupos de organismo: os protozoários, que vieram da antiga classificação do reino animal e as algas unicelulares que vieram da antiga classificação do reino vegetal.
Mas os protistas estão representados por muitas linhas evolutivas cujos limites são difíceis de definir. A maioria destes organismos é unicelular e microscópica, também existem os que formam colônias, como os foraminíferos. Esta organização, mais complexa, está mais próxima dos organismos pluricelulares superiores e indica que estes evoluíram a partir de ancestrais protistas.

Leve os alunos ao laboratório de informática, instrua-os a ver as imagens abaixo e ficarem atentos às características que as diferenciam:

Imagem de ciliado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7638
Colpodela – flagelado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5705

Agora peça que acesse o recurso “Exemplo de organismos flagelados e ciliados”.
 

Instrua-os a tentar classificar quais imagens pertencem aos ciliados e quais são flagelados. Como tarefa final desta atividade, peça aos alunos para fazerem uma tabela comparativa entre os filos integrantes do Reino Protista. Eles podem  incluir na tabela imagens um integrante de cada filo, para isto, podem pesquisar no sítio a seguir: http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:Search?search=protista
Sugerimos a atividade de modalidade Webquest, “Os Protistas”, disponível no endereço abaixo: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2007-1/2-2/index.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1884/imagens/labquimica.png
Para tal atividade, serão necessários:

- Conta-gotas;
- Recipiente para cultivo;
- Algumas folhas de alface;
- Lâminas;
- Lamínulas;
- Microscópio;
- Clara de ovo;

Para cultivo, colocar água e algumas folhas de alface no recipiente. Este deve ficar exposto por, aproximadamente, uma semana.

Após este período, já poder&atild e;o observar alguns microorganismos na água.

Com auxílio de pipeta, colocar uma gota da infusão na lâmina e cobri-la com lamínula.

Os protozoários já poderão ser visualizados ao microscópio.

Dicas:

Peça para que seus alunos identifiquem e desenhem as formas de vida encontradas.

Per mita com que todos seus alunos vejam todos os tipos de protozoários que forem visualizados, encaminhando-os para os microscópios específicos.

Faça-os observar a locomoção e estruturas que estes possuem para tal.

Para melhor acompanhamento dos movimentos destes organismos, adicionar uma gota de clara de ovo na lâmina, antes de colocar a lamínula.

Ao final da atividade, peça para a semana seguinte um relatório contendo introdução, os procedimentos da aula, protozoários encontrados (com desenho), seus sistemas de locomoção e classificação (ciliados, amebóides, flagelados ou esporozoários), de acordo com as características observadas.
Atividade retirada de http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cultura-protozoarios.htm
O vídeo recomendado abaixo mostra como fazer a coleta destes organismos, e métodos para visualizar os protozoários. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5257
DICA – professor, acesse previamente o vídeo e baixe-o para um pen-drive.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1884/imagens/saiba_mais.png

Para reflexão do Professor:
Protista ou Protoctista?
Este reino é assunto de discussões taxonômicas, por agrupar seres vivos de origens evolutivas distintas. Já foi chamado de Protoctista, incluiu grupos e depois separou outros. Sabendo que há pesquisadores propondo mudanças no número de reinos que agrupam os seres vivos, faz-se necessário o professor tomar conhecimento destas propostas. Uma delas é a divisão dos seres vivos em seis reinos, modificando o critério de agrupamento principalmente dos Monera (bactérias) e dos Protistas. 
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Exemplos de organismos ciliados e flagelados Animação/simulação
Recursos Complementares

A seguir, indicamos sítios para o professor ler e conhecer mais sobre classificação.

Sistemas de Classificação -  http://lgm.esalq.usp.br/LEF321/classificacao.pdf 
Classificação dos seres vivos -  http://www.simbiotica.org/reinos.htm 

Only six kingdoms of life - http://www.cladocera.de/protozoa/cavalier-smith_2004_prs.pdf 

Avaliação
A avaliação se dará por meio da produção e participação dos alunos em sala de aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 1/8 - 12.5%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOHNY DE CARLI SANTOS, Universidade Federal de Mato Grosso , Mato Grosso - disse:
    johnydecarli@gmail.com

    23/02/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns


  • LUCAS OTAVIO PERES, EMEB MARIA APARECIDA MELO E SOUZA , São Paulo - disse:
    otavio_lucas@yahoo.com.br

    28/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa


  • Kamilla, Uece , Ceará - disse:
    kmilla_star@yahoo.com.br

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula! Promove uma dinamicidade incrível!


  • Murilo Chaves Jayme, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - disse:
    murilochaves@live.com

    25/02/2012

    Cinco estrelas

    Nossa muito boa a aula, gostei da interação dos alunos com a matéria, tendo ao mesmo tempo a teoria misturado com a prática. Muito bom.


  • EUNICE BASTOS, GRUPO ESCOLAR WALDIR CARDOSO , Bahia - disse:
    nizecte@yahoo.com.br

    17/11/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE!!!!!! Quando vejo essas sugestoes vou logo colocando nos favoritos pois contribuem imensamente para as minhas aulas


  • Nykole, Casa grande , Rio Grande do Sul - disse:
    nicolinha_futsal@yahoo.com.br

    30/06/2010

    Quatro estrelas

    Muito bem explicado adorei muito mesmo


  • maria aparecida da silva gonçalves, Escola Municipal Elizio Ramirez Vieira , Mato Grosso do Sul - disse:
    m.aparecida86@yahoo.com

    07/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito especial. A minha escola tem um microscópio e nascentes no pátio. Sempre que posso uso o microscópio para os alunos apreciarem a microvida. Parabéns!


  • FRANCISCO TABOSA HONORIO DOS SANTOS, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    profhonorio@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    O conteúdo da aula é suficiente para o tempo previsto.Não foram citados os conhecimentos prévios dos alunos.A leitura de imagens de protozoários no computador foi um procedimento didático excelente.A cultura de protozoários feita com folhas de alface para preparação de lâminas no laboratório de quimica também foi magnifica.Para a minha prática eu posso extrair dessa aula: as fotos dos protozoários apenas, pois não disponho ainda do laboratório de ciencias(está sendo construído).


Sem classificação.
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