Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma abordagem virtual: produção de histórias em quadrinhos em blogs

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá:

  • Conhecer e problematizar a escrita em suporte virtual.
  • Analisar e compreender os processos de transposição de um gênero para suportes distintos.
  • Interagir com recursos multimídia.
  • Refletir sobre a pertinência de sua interferência no processo criativo do colega.
  • Perceber-se como um sujeito em potencial no uso de recursos multimídias.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, seria bom levar os alunos numa visita ao laboratório de informática antes de iniciar essa sequência de aulas, para que eles pesquisem a origem das histórias em quadrinhos. Indica-se, entre outros sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil  - Histórias em quadrinhos no Brasil - acesso em 13/04/2010; Quadrinhos turma da Mônica - http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm - acesso em 13/04/2010; Histórias em quadrinhos: a oralidade em sua construção - http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html - acesso em 13/04/2010.

Também é importante que os alunos tenham um bom conhecimento prévio de informática, e que, além disso, haja um professor de informática disponível para assessorá-los.

Estratégias e recursos da aula

 1ª AULA

 

 

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/baloes.gif - Balões das histórias em quadrinhos - acessado em 13/04/2010.  

Professor, pretende-se com essa sequência de aulas propor a criação de histórias em quadrinhos em blogs. É fato que cada dia mais os alunos tem feito uso de recursos da informática no seu dia a dia, por isso é fundamental aproximar as práticas de ensino desse contexto tão utilizado por eles.

Para iniciar a aula, é importante falar um pouco sobre Histórias em Quadrinhos. Em 'Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno' há indicação de sites com o fim de  que os alunos os visitem anteriormente no laboratório de informática e conheçam a origem das histórias em quadrinhos. Então, promova um debate com os alunos: o que eles sabem sobre esse formato de histórias? O que as difere de outro formato de texto? Quais os quadrinhos eles costumam ler? De acordo com o que for levado à discussão pelos alunos, forneça novas informações sobre as Histórias em Quadrinhos. Explique que os quadrinhos são narrativas visuais que combinam texto e imagem. Diga que em geral elas não têm narrador e que quando ele aparece, sua fala é escrita em forma de legenda, em retângulos ou quadrados e não em balões. Esclareça que essa fala tem a função de explicar acontecimentos, marcar a passagem do tempo ou dar continuidade à história. Você pode ter em mãos, professor, a cópia de uma história ampliada que possa ser visualizada pelos alunos. Partindo dela, demonstre as especificidades desse formato de história. Mostre como se formam os quadrinhos, como se configuram os personagens, a maneira como são distribuídas as falas, entre outros recursos.

Isso feito, a próxima  estratégia da aula será levar alguns gibis tradicionais para a sala de aula. Deixe que os alunos, em círculo, observem com detalhes as histórias em quadrinhos. Eles devem fazer colocações sobre as características dessas histórias e você, professor, pode registrá-las no quadro.

Fica também como dica a exibição de um vídeo explicativo com dicas de como fazer uma história em quadrinhos http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo – Dicas para criar HQs - acesso em 13/04/2010. Embora esse vídeo não seja suficiente por não abordar vários aspectos importantes da produção de uma História em quadrinhos, ele permite a visualização de algumas características que podem ser aproveitadas durante a aula, como as dicas de como fazer uma ilustração para os quadrinhos, por exemplo. É necessário, portanto, que no decorrer da exibição você, professor, esclareça dúvidas, acrescente informações, explique alguns termos que os alunos não compreendam, como roteiro, argumento, clímax, apresentação, conflito, e outros mais.

Enquanto ouvem as dicas, eles deverão estar com as revistas em quadrinhos nas mãos, e poderão registrar no caderno perguntas e observações sobre o que veem, para uma discussão posterior.

Quando acabarem de ver o vídeo, ouça a opinião dos alunos sobre ele. E o que mais eles observaram ao folhearem os gibis? Promova um debate entre os alunos para que discutam sobre o que sabem e o que acabaram de descobrir a respeito das HQs.     

2ª AULA

Nessa segunda aula, professor, você deverá levar seus alunos ao laboratório de informática. Eles vão acessar o site Make a Comic - http://www.wittycomics.com/ - acesso em 13/04/2010. Esse site é um software próprio para a criação de histórias em quadrinho simples, que permite que os alunos escolham os personagens, cenários e diálogos e espaço de narração, numa sequência de três quadrinhos. Ele está em inglês, mas as próprias ilustrações o tornam autoexplicativo. Oriente os seus alunos a trabalhar no site. Eles deverão explorar as suas ferramentas até que criem uma história definitiva. Nesse percurso, deixe bem claro a diferença entre os recursos que podem ser utilizados na confecção das HQs com papel e lápis de cor e essa feita pelo site. É preciso que fique bem claro que o uso de um novo suporte, agora virtual, implicará em novas possibilidades de criação, às vezes menos, às vezes mais maleáveis.  

Voltando à confecção da história, sua temática será livre, restrita apenas aos instrumentos que são oferecidos pelo site.

É importante que um professor de informática esteja presente nessa aula, pois na medida em que as histórias forem ficando prontas, ele deverá orientar os alunos a fazerem um PRINT SCREEN da imagem, para salvá-la como imagem normal. Então, professor, você poderá imprimir esse material e montar um grande mural de HQs. Além disso, pode fazer uma seleção das melhores histórias e, quando da criação do blog, postá-las como o primeiro trabalho realizado pelos alunos sobre isso.

3ª AULA

Professor, agora que os alunos já tiveram noção tanto das histórias em quadrinhos tradicionais quanto da possibilidade dessa criação no meio virtual, apresente a eles a proposta efetiva dessa sequência de aulas: eles deverão criar um blog em que serão postadas suas histórias em quadrinhos, de forma que o colega poderá acessar a história do outro e dar continuidade a ela. Há, portanto, duas grandes diferenças nesse formato de criação, pois a autoria das histórias será compartilhada com os colegas e isso se dará em um espaço virtual.

Então, comece com a criação do blog. A aula do portal do professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804 - Literoblog: a criação de um blog literário em sala de aula - acesso em 13/04/2010 – traz um passo a passo sobre como fazer isso. Quando o blog já tiver sido criado, é hora de providenciar um título (sugere-se Gibi virtual) e um texto de apresentação. Agora é que os alunos aproveitarão a pesquisa que realizaram sobre HQs. Eles deverão fazer um resumo da origem das HQs e no mesmo texto falar sobre em que consiste o site e, por último, apresentar a turma deles. Eis um site com dicas para a construção de um resumo Como fazer um resumo - http://portuguesonline.no.sapo.pt/resumo.htm – acesso em 13/04/2010. Você, professor, deverá orientar os alunos nessa construção, e pode utilizar o site como apoio. É importante que eles compreendam que no resumo deverão escrever apenas as ideias fundamentais que marcam a trajetória das histórias em quadrinhos, e devem ser também concisos quanto aos objetivos que atribuirão ao site.

Essa aula será toda empregada na formatação e organização do blog. Os alunos já poderão também postar as imagens que salvaram de sua experiência da segunda aula, quando fizeram uma pequena tirinha em um site.

4ª AULA 

Agora, professor, é preciso que os alunos entendam que vão poder postar no blog textos oriundos tanto do método tradicional de criação de quadrinhos, quanto oriundos da criação virtual. Isso porque, tanto eles poderão postar o material resultante do uso dos sites especializados em criação de histórias, quanto poderão, de posse de papel e lápis, criar as histórias pelo método antigo e, após escaneadas, serão postadas no blog.

Nessa quarta aula é hora dos alunos colocarem a mão na massa e criarem, em grupos, uma historinha no papel. Mas atenção, deixe claro a eles que não deverão escrever o final da história. Forneça todo o material que for necessário para a criação. Sugere-se que a temática seja livre: eles poderão escrever histórias de terror, piadas ou o que lhes vier à cabeça. Antes que eles comecem a produzir, o tema sobre o qual escreverão deverá ser aprovado por você, professor.

Vamos relembrar alguns passos para a produção de quadrinhos:

1 – Qual será o tema da minha história?

2 - Quantos quadrinhos ela pode ter?

3 – O que eu pretendo falar em cada balão?

4 – Quais serão as ilustrações, as falas e os balões de diálogo utilizados para cada quadrinho?

5 – Quais outros recursos que posso utilizar para aprimorar a cena dos meus quadrinhos? Onomatopeias, formatos diferentes de balões.

6 – Para criar cada quadrinho, é importante começar sempre pelo texto. A partir dele que se pensará nas ilustrações da história.

7 – Apenas no final da criação deve-se inventar um título para a história.

Depois da produção, revise todo o trabalho das equipes. Apenas após as correções é que os textos poderão ser fotografados ou escaneados e postados no blog.   

5ª AULA 

Agora, professor, lembra-se que as histórias das equipes haviam ficado incompletas? Nessa aula final, você misturará as equipes, de forma que uma terminará o trabalho da outra. Esse trabalho poderá ser feito também no papel e depois transcrito para o blog. Essa perspectiva de trabalho com os alunos será benéfica por vários pontos: primeiro permite que a equipe que terminará a história analise a coerência do texto que já havia sido apresentado. Os autores iniciais se fizeram entender? Deixaram clara qual era a sua intenção com a parte do texto que conseguiram criar? E a continuidade do texto, seguiu uma lógica de sentido que pode ser entendida por qualquer leitor? Aproveite essas deixas, professor, para enfatizar que um texto, seja qual for o seu formato, sua estrutura, tem por premissa ser compreendido por um olhar alheio ao de quem o escreveu. Portanto, o importante é que a história possa ser compreendida integralmente pelo leitor.

Essa sequência de aulas se encerra, mas a ideia é de que o blog seja mantido e que os alunos continuem postando quadrinhos de sua autoria. Por que não propor um trabalho em parceria com outras escolas, outras cidades, outros estados? Ao invés de serem os colegas de sala a completarem suas histórias, você, professor, poderá estabelecer um contato com escolas distantes, para que o projeto seja feito entre elas. Isso aumentará o entusiasmo e a autoestima dos alunos em relação as suas produções.

Ainda como proposta de continuidade do blog, indica-se outro software que permite a produção de histórias em quadrinhos, o Stripcreator - http://www.stripcreator.com/make.php - acessado em 13/04/2010. Apesar de ser um software em inglês, ele possui um Manual de Instruções Stripcreator - http://www.slideshare.net/lenepiupiu/tutorial-stripcreator - acesso em 13/04/2010, em português para facilitar o uso e é muito fácil de ser compreendido e manuseado pelos alunos. Ele fornece mais recursos do que o site visitado na segunda aula, de forma que os alunos poderão soltar a imaginação. Da mesma forma, os alunos podem criar em grupos ou individualmente, mais histórias que podem ser incorporadas ao blog, a partir do recurso de Print Screen. Outro dado interessante é que, embora o software só disponibilize 3 quadros de história por vez, os alunos podem dar sequência à história, modificando cenários e enredos.   

Recursos Complementares

Histórias em quadrinhos no Brasil  - [acesso em 13/04/2010].

http://www.mafalda.net/pt/comic.php - Site oficial da Mafalda - [acesso em 13/04/2010].

http://www2.uol.com.br/niquel/ - Site oficial Niquel Nause - [acesso em 13/04/2010]. 

Avaliação

Professor, o processo sugerido nesta proposta de aula oferece possibilidades de avaliação dos alunos sobre muitos aspectos. Inicialmente, é possível verificar: o potencial criativo; sua capacidade de dar continuidade, de forma coerente, às histórias dos colegas; suas habilidades em relação ao uso da língua; sua habilidade de argumentar em relação aos temas debatidos na sala e sobre as atividades propostas para os grupos realizarem.

E em relação à organização do trabalho, à divisão de tarefas, foi um processo tranquilo? Os alunos se comportaram adequadamente ou houve algum tipo de conflito?

Você pode sugerir que eles usem o espaço do próprio blog para se autoavaliarem e avaliar a pertinência da proposta. O que eles acharam de trabalhar com HQs sob essa nova perspectiva? Eles podem, inclusive, fazer uma enquete no site, em que perguntarão qual formato de criação das HQs chama mais atenção, se o virtual ou o tradicional.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fco Rezende, particula , Ceará - disse:
    fcorezende@gmail.com

    12/03/2011

    Cinco estrelas

    Este assunto sempre me dispertou, a ideia do tema só surgiu agora quando escutava a veiculação da TV Globo, o assunto em questão. de uma ideia ocasional obtive este saite, e que vou aprofundar, neste foco, pois tenho um finho que de se tem facilidade, de trabalha e criar artes. sei que para ele sera muito qualificativo. Vou indicar este materil


  • yara, Marcelo Cândia , Rondônia - disse:
    yara-evelyng142010@hotmail.com

    05/09/2010

    Cinco estrelas

    muito legal, com direito a avaliação e tudo mais


  • luiza cristina lira, Escola Municipal Prefeito Sírio Borges , Mato Grosso do Sul - disse:
    luiza.lira@yahoo.com.br

    09/06/2010

    Quatro estrelas

    Ana achei muito interressante esse conteúdo , pois adoro HQs. Sempre incentivo meus alunos com gibis, pois nem todos gostam de ler. A partir do momento que eles conhecem e interpretam melhor os quadrinhos , acabam gonstando. Parabéns pela proposta.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.