Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ordem alfabética

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Perceber o uso da ordem alfabética no dia a dia.

- Utilizar a ordem alfabética na organização de diferentes listas.

- Facilitar a busca de palavras ou informações em dicionários, enciclopédias, catálogos, etc.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecer as letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Material:

- Cartelas de papel ofício para o jogo de adedanha.

- Agendas de telefones para os alunos.

 -Materiais diversos para serem organizados: CDS, DVDS, livros, gibis...

1ª atividade:

 Jogo de adedanha

As crianças devem estar organizadas em duplas e recitam juntas a palavra: A-DE-DA-NHA!

 No final da última sílaba devem colocar na sua frente a quantidade de dedos (de apenas 1 das mãos) que desejam. Neste momento conta-se quantos  dedos há e cada dedo representa uma letra do alfabeto.

 Cada criança deve escrever na tabela palavras que comecem com a letra sorteada. E deve também registrar a soma dos pontos feitos por cada palavra acertada. Um ponto para cada palavra.

Nome da dupla: _____________________ e ______________________________  

LETRA

NOME

FRUTA

OBJETO

ANIMAL

TOTAL DE PONTOS

B

Y

D

Professor, comente com os alunos que as letras k,w e y pertencem ao nosso alfabeto, mas são usadas para escrever nomes próprios e comuns de língua estrangeira  e certas abreviaturas, como, por exemplo, Km, Kg.

Faça uma pesquisa com os alunos e registre no caderno.

Vocês conhecem alguma coisa que é organizada em ordem alfabética?

Depois do levantamento de ideias, procure pela escola ou peça para trazerem de casa o material citado e organize uma exposição no fundo da sala.

Ex: Lista telefônica; guias de ruas e viagem; dicionários; enciclopédias; catálogos de livros; etc.

2ª atividade:

 Confeccione uma agenda pessoal com a turma. Para isso, cada aluno deve receber uma folha de rascunho, onde vai anotar o nome completo do colega, telefone de casa e celular, e-mail e data de aniversário. Proponha que circulem, livremente, pela sala e recolham as informações.

NOME

TELEFONES

E-MAIL

ANIVERSÁRIO

casa:

celular:

casa:

celular:

casa:

celular:

Logo depois, organize com a turma como vão escrever cada informação, pois os nomes estão embaralhados e precisam ser organizados em ordem alfabética. Aproveite para  ouvir as soluções propostas pelos alunos ou questione-os, exemplo :

1- Se tivesse na classe mais de um colega com nome que se inicia com uma mesma letra, como, por exemplo: Barbara, Bianca e Beatriz. Qual nome deveria vir escrito na agenda primeiro?

2- E se as duas primeiras letras fossem iguais, como em  Ana, André e Antônio? Qual nome escreveria primeiro?

3- E se fossem estes nomes João Vitor Mendes e João Vitor da Silva. Qual deles escreveria primeiro?

Organize junto com as crianças um texto coletivo sobre as conclusões feitas.

Ex: Quando organizamos uma lista em ordem alfabética e a primeira letra de mais de uma palavra é igual, devemos olhar para a segunda e assim por diante.

3ª atividade:      

    Jogo: Quem procura, acha!

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 componentes para descobrirem os nomes pedidos. Cada equipe irá receber três listas ( Lista de ruas,lista de títulos de livros e lista de animais) ao sinal do professor devem procurar o nome sorteado. Uma lista deve estar em ordem alfabética e as outras fora de ordem. O jogo termina quando uma das equipes tiver encontrado 5 nomes.

Por último pergunte aos alunos o que acharam do jogo e qual foi a lista mais fácil de encontrar as informações pedidas. Por quê?

Recursos Complementares

 Jogo de adedanha online:

 http://www.stopots.com.br/ 

 Livros para leitura:

 Coleção de A a Z do Ziraldo – WWW.ziraldo.com.br  

Avaliação

 Avalie através das respostas dadas pelos alunos:

  Se entenderam a utilidade e o uso da ordem alfabética no dia a dia;

Se conseguiram organizar a agenda pessoal em ordem alfabética;

Se  participaram ativamente dos jogos propostos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GILDA RODRIGUES DA SILVA ROSA, CIEP Brizolão 288 Prof. Ruy Gonçalves Ramos , Rio de Janeiro - disse:
    GILDA.5LAGOS@GMAIL.COM

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    Hoje é meu 2º dia de aula com uma turma de 24 alunos do 4º ano do ensino fundamental I em uma escola municipal. Sei da importância do lúdico e adorei sua idéia! Já estou imaginando a turma aprendendo de maneira prazeirosa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.