07/04/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
O professor deverá levar cartolinas e revistas para recortes.
O professor deverá dividir a turma em quatro grupos, solicite que os alunos escrevam o caminho do lixo, de acordo com seus próprios habitos. Após isso, peça para que os alunos proponham algum tipo de solução para o destino do lixo. Em seguida leve os alunos para o laboratório de informática.
O professor deverá informar aos alunos que a classificação do lixo é utilizada para que seja possível determinar uma melhor tecnologia de tratamento ou destinação final do lixo. Em seguida, peça para que os alunos vejam a simulação abaixo:
Lixo? Nem pensar!: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14738/lixo_em_vias_publicas.swf
Obs.: a simulação oferece dois finais diferentes, peça para que os alunos vejam os dois.
Após a simulação, pergunte aos alunos qual dos lixos (chiclete, papel e uma maçã podre) pode ser classificado como lixo úmido, ou seja, lixo um pouco molhado:
Provavelmente os alunos responderão que a maçã e o chiclete podem ser classificados com lixo úmido. Em seguida pergunte aos alunos qual a classificação do papel, já que a maçã e o chiclete foram classificados como lixo úmido? Caso os alunos não respondam, informe aos alunos que o papel pode ser classificado como lixo seco. Explique aos alunos que essa classificação do lixo é levando em consideração a natureza física do lixo.
Em seguida, peça para que os alunos pesquisem nos principais sites de busca da internet, informações sobre outras formas de classificar o lixo. Os alunos encontrarão algumas classificações do lixo levando em consideração os seguintes critérios: natureza física, origem em relação aos seres vivos e origem em relação à atividade humana.
Após isso, divida a turma em três grupos, e peça para que cada grupo pesquise as características de um dos critérios de classificação do lixo. O professor poderá utilizar as informações da figura abaixo para complementar a pesquisa dos alunos:
Após a pesquisa distribua as revistas e os jornais para recorte e peça para que cada grupo encontre figuras de materiais que se enquadrem na classificação pesquisada. Peça para que cada grupo faça um cartaz com as figuras que encontraram. Esse cartaz deverá ser apresentado para os outros alunos da turma. Após a apresentação cole os cartazes no quadro ou na parede, de modo que todos os alunos possam vê-los. Pergunte aos alunos qual a classificação que os restos de alimento recebem. Os alunos responderão que os restos de alimentos podem ser classificados como sendo lixo orgânico, lixo úmido e lixo domiciliar.
Em seguida, informe aos alunos que uma grande quantidade do lixo produzido pode ser reciclado ou reaproveitado, e para facilitar esse processo foram criados alguns símbolos para identificar se o material pode ou não ser reciclado:
E para facilitar ainda mais foram atribuídas cores para cada tipo de material reciclado:
Em seguida, peça para que os alunos pesquisem na internet sobre algumas sugestões já existentes sobre o destino do lixo e anotem para voltar a pesquisar em casa. De posse dessa pesquisa os alunos deverão propor uma solução INÉDITA para o destino do lixo, escolhendo para isso uma das classificações: orgânico, papéis, vidro, lata. Os trabalhos deverão ser apresentados num blog e estes divulgados para outras turmas a fim de que seja eleita a melhor proposta. A melhor proposta deverá ser apresentada para a escola.
Para finalizar a aula peça para que os alunos respondam as questões propostas abaixo.
1 – Qual a importância de se classificar o lixo?
2 – Como podemos classificar os restos de alimentos produzidos nas residências?
3 – Veja a simulação abaixo e relacione o tempo de decomposição de cada material que pode ser encontrado no lixo:
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
Como atividade complementar os alunos poderão navegar no site do projeto Sistema de Informações Aplicado ao Sistema de Gestão Ambiental (SISGA) http://campeche.inf.furb.br/sisga/
Esse site contém vários jogos e simulações sobre educação ambiental.
Além desse site, para continuar o debate sobre o problema do lixo o professor poderá reproduzir o documentário: Ilha das Flores presente no site http://www.portacurtas.com.br/busca.asp#. O professor deverá se cadastrar no site, o cadastro é rápido e fácil, e em seguida deverá buscar o documentário pelo nome.
Link direto: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=1
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo? Nem pensar! | Animação/simulação |
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo | Animação/simulação |
Quatro estrelas 14 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2010
Cinco estrelasme ajudou muito obg
15/08/2010
Cinco estrelasGOSTEI DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS, DAS IMAGENS. REALMENTE É UMA AULA BEM ATRATIVA E MUITO IMPORTANTE PARA O ALUNO. O PLANETA AGRADECE. PARABÉNS.
01/07/2010
Cinco estrelasVALE A PENA APLICAR ESTE PROJETO PEDAGÓGICO, O CONSIDERO SER NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA QUALIDADE DE VIDA.
24/03/2010
Cinco estrelasNota 10 para essa aula, muito criativa, interessante,era tudo que eu estava precisando para análise do curso que to fazendo. Essa opções de vídeo, jogo, o portacurtas....... adorei! Ainda não tinha analisado uma aula tão legal!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito, acho que os nossos alunos prederiam mais atenção a aulas onde o uso da tecnologia desperta de certa forma a curiosidade e traz de carona as informações e conhecimentos que antes não tínhamos e isso é o ganho da aula, conhecer e em seguida a atitude, dar a importância que o nosso planete precisa.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula foi excelente, o objetivo foi passado, e nós conseguimos entender melhor os diferentes tipos de lixos. O vído apresentado foi simplesmente perfeito, caracterisa perfeitamente o que acontece em um lugar onde as pessoas não são conscientes... E o modo de separação estava muito bem apresentado. Esaa aula foi 1000.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula,esse tema deveria ser trabalhado por professores de todas as disciplinas,já que,é um problema de todos,além de fazer com que o aluno leve o seu aprendizado pra família e comunidade onde vive.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula proposta que fará com que o luno tome consciência da importância do meio ambientepara sua vida. Que o lixo pode ser catalogado e reaproveitável. Mas a aula deveria começar com um trabalho de conscientização da limpeza em sua casa, rua, comunidade, etc. Fazer um diagnóstico da realidade de cada aluno enriqueceria mais a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante essa aula. Ela apresenta recursos bem atrativos.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei demais desta proposta de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasEstamos elaborando um projeto para o PROFIPES e adoramos a sua aula. Como é bom encontrar professores com idéias tão interessantes. Tenho certeza que seus alunos amaram. Tudo de bom, sucesso sempre
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasO professor fez uma aula dinâmica, demosntrando aos alunos um tema atual e de extrema importancia. Usou mais de uma técnica de avaliação. como perguntas, participação em grupo. Usou cartazes como forma de apresentação do conteúdo (aula expositiva). O conteúdo didático está dentro dos parâmetros do ensino fundamental final.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante a aula do prof. Wesley. O fato de propor o uso da informática através de jogos e a montagem do blog torna a aula sem dúvida mto interessante. Só gostaria de sugerir que na avaliação fosse utilizado o blog e a apresentação feita pelos alunos.