Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Na dissertação, não basta expor as ideias, é preciso convencer!

 

28/08/2010

Autor e Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·observar a importância da dissertação dentro do cotidiano.

·identificar as características do texto dissertativo-argumentativo.

·identificar e analisar recursos e estratégias de construção de discursos de persuasão.

·identificar e analisar os recursos e estratégias de construção da ideologia que está na base do texto.

·elaborar e construir textos dissertativos, com fins de propaganda para o Orkut.

Duração das atividades
4 aulas geminadas. (Sugerimos a utilização de duas aulas de 50min. cada, correspondendo a uma aula geminada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a melhor compreensão e desenvolvimento das atividades a serem propostas, o aluno deverá ter adquirido conhecimento sobre o conceito de objetividade e subjetividade  e quais os efeitos que o emprego dessas formas de escrita propiciam.

Deve ainda, conhecer a estrutura e o funcionamento  do Orkut.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula (1h40min.)

Professor, a argumentação ( a tentativa de convencer o outro) é uma prática comum no nosso cotidiano. O objetivo desta aula é fazer com que o aluno perceba o argumento como um recurso cotidiano do qual ele faz uso, portanto tem a habilidade para compreendê-lo e utilizá-lo. Ainda, pretende que, partindo dessa contextualização, o aluno expanda seu olhar observando a intencionalidade presente no discurso argumentativo.

Um tema muito atrativo para ser discutido é o amor, a discussão sobre relacionamentos afetivos permite que o aluno se envolva à medida que ele se sente, de alguma forma, contemplado com a temática, pois vê, nessa interação, uma abertura para comparar suas vivências às dos demais.

Sugerimos que você trabalhe uma carta (autor desconhecido) e tal trabalho prevê dois momentos distintos. Inicialmente, você abordará a carta de origem. Professor, você pode optar pela reprodução do texto ou pela projeção em lâmina ou no data-show.

TEXTO I 

Querido,

         Estou escrevendo esta carta para dizer que vou lhe deixar para sempre. Fui uma boa mulher para você durante sete anos e não tenho nada para provar. As duas últimas semanas foram um inferno. O seu chefe me chamou para dizer que você tinha se demitido, você não me contou nada e isto foi a última gota.             

         Na semana passada, você chegou em casa e não notou que eu tinha um novo penteado e novo corte de cabelo, como não comentou nada, ficou provado que não liga mais para mim. Neste mesmo dia, cozinhei a sua refeição preferida, coloquei nossa musica e até usei uma nova lingerie, você nem aí... Chegou em casa, comeu em dois minutos, não mexeu na mistura, foi ver o jogo...Depois dormiu.             

         Você não diz mais que me ama, nunca mais fizemos sexo. Ou está me enganando ou já não me ama mais, seja qual for o caso, vou lhe deixar.

          P.S . - Se quiser me encontrar, desista. O Júlio, aquele seu “melhor Amigo” das noitadas de boliche, e eu vamos viajar para Praia Grande e vamos nos casar!

         Assinado: Sua Ex-mulher.                                                                                                                                                            (Texto de autor desconhecido)

                                                             http://www.piadasonline.com.br/MostraPiadas.asp?carta-da-ex-mulher-e-resposta-do-marido                  [acesso em 28/08/2010] 

Partindo da leitura desse texto, explore as marcas presentes nele que denotam a argumentação. Estimule os alunos a opinarem a respeito dos argumentos apresentados pela mulher ( ela apresenta motivos que justifiquem uma separação?) Explore a vivência deles, o posicionamento que eles assumem , as perspectivas. Instigue-os a perceberem traços de ironia, de contradição (a mulher já tinha um amante, logo ela mesma contraria o argumento por ela levantado de que o marido, talvez, a estivesse traindo).

Após a discussão, solicite aos alunos que, assumindo a posição do marido, produzam uma resposta para a "ex-esposa". Dê a eles a liberdade de tentarem reatar o relacionamento ou de aceitarem a separação. Apenas ressalte a importância dos argumentos que eles utilizarão nesta construção do texto.

Professor, você pode optar pela produção individual que te dará margem para avaliar a percepção individual do aluno a respeito da argumentação, quais recursos ele conseguiu apreender; ou pela produção em duplas, privilegiando a discussão, a interação e a possibilidade de uma (re)discussão sobre o texto, promovida pelas duplas.

Segunda aula (1h40min.)

Nesta aula propomos a abordagem das formas de se construir a argumentação, a intenção, as estratégias de convencimento.

Sugerimos alguns textos, a título de exemplificação, mas você poderá utilizar outros, conforme a disponbilidade de recursos e acesso a produções diversificadas.

http://2.bp.blogspot.com/_14GRtn_PWi8/Sowd0pgN8-I/AAAAAAAAAe0/577O1fNx9Jk/s400/diadora2.jpg 

[acesso em 12/06/2010]

http://2.bp.blogspot.com/_8BMcbsZ4YSE/SANwjvfao4I/AAAAAAAACAA/9U_3wnrqCHk/s1600-h/outidor4.jpg 

[acesso em 12/06/2010]

http://www.vitrinepublicitaria.net/imagem/noticias/sensacoesfit.jpg              [acesso em 12/06/2010]  

 http://lh6.ggpht.com/_hrlWKuzL5Mw/SpXQiNjs1pI/AAAAAAAADpo/ppBmrHGs8Gk/s1600-h/Propaganda%20Fusca%5B6%5D.jpg                    [acesso em 04/05/2010]   

http://lh5.ggpht.com/_hrlWKuzL5Mw/SpM5ezgie1I/AAAAAAAADpg/3WJibDNpaL8/s1600-h/Edison%20-%20Briga%20de%20casal%205%5B12%5D.jpg  

[acesso em 04/05/2010]

Elogio do pecado

“Se para salvação do espírito é necessário o arrependimento, para o arrependimento é necessário o pecado. Então o espírito que quer ser salvo deve começar a pecar o quanto antes.” Monge Grigori Yefimovich Novykh (Rasputin), 1869 – 1916

http://edisonjr.blogspot.com/search/label/Aforismos/religiao                              [acesso em 04/05/2010]   

Professor, estimule os alunos a definirem as estratégias utilizadas nos textos para convencer o leitor. Proponha uma atividade em grupos, distribua os textos entre os grupos, dê a eles um tempo para a análise e, na sequência, socialize as observações levantadas e questione os demais grupos a respeito da análise feita, de aspectos relevantes que puderam observar e que não foram contemplados pelos grupos.

Terceira aula (1h40min.)

Nossa sugestão para esta aula é a retomada dos textos produzidos na primeira aula. Sugerimos que você, professor, retome as produções solicitadas na primeira aula. Devolva os textos aos alunos. Oriente-os para o momento da revisão textual. Este momento privilegia a reescrita, ressignificando-a, uma vez que o aluno fará a releitura do texto agregando as observações feitas na segunda aula, revendo os argumentos utilizados ou associando a argumentação feita à observação dos recursos feita pelos grupos.

Professor, dê a liberdade aos alunos para lerem os textos por eles produzidos, incentive-os a coletivizarem as produções. Uma alternativa válida e muito significativa é realizar a troca dos textos entre os alunos. Tal procedimento permitirá que os textos circulem em sala e possibilitará uma participação mais efetiva do aluno.

Quarta aula (1h40min.)

Nesta aula, trabalharemos o texto que é a resposta do texto I. Denominaremos este, como texto II. Novamente, você pode optar pela reprodução do texto ou pela projeção.

Texto II

Querida ex-mulher,

Nada me fez mais feliz do que ler a sua carta. É verdade que estivemos casados durante sete anos, mas aí dizer que você foi uma boa mulher é exagero!!!

Vejo futebol para tentar não lhe ouvir resmungar a toda hora. Assim não valia a pena jantar e ficar com você.

Realmente reparei que tinha um novo penteado na semana passada, mas a primeira coisa que me veio à cabeça foi: "Parece um homem...e mais parece o Bozo!!!!". Mas, como a minha mãe sempre me disse para não dizer nada que não fosse bonito, fui ver o jogo. Para ficar olhando pra homem, prefiro ver o jogo do que você com aquela cara!!!

Quando cozinhou a minha refeição preferida, deve ter confundido com a do meu amigo Júlio, porque nunca gostei de frango ... Depois do jogo fui dormir porque reparei que a lingerie ainda tinha a etiqueta do preço... Achei muita coincidência, o meu melhor amigo me pedir emprestado R$ 100,00 e a lingerie ter custado R$99,99.

Depois de tudo isto, eu ainda te amava e senti que poderíamos resolver os nossos problemas... Assim, quando descobri que eu tinha ganhado na Mega-Sena sozinho, deixei o meu emprego e comprei dois bilhetes de avião para o Taiti. Mas quando cheguei em casa você já tinha ido... Fazer o quê? Tudo acontece por alguma razão. Divirta-se na Praia Grande. Espero que você tenha a vida que sempre sonhou.

O meu advogado me disse que devido à carta que você escreveu, não vai ter direito a nada. Portanto se cuida!

P.S. - Não sei se eu, alguma vez, te disse isto, mas o Julio, o meu “melhor amigo”, é portador do vírus HIV. Espero que isso não seja um problema...

Assinado: Milionário, Bonitão, Gostosão e Solteirão.

                                                                                                                                                                                                     (Autor desconhecido).

                  http://www.piadasonline.com.br/MostraPiadas.asp?carta-da-ex-mulher-e-resposta-do-marido                            [acesso em 28/08/2010] 

Professor, este é um momento importante na sistematização e apropriação, pelos alunos, de elementos textuais importantes para a construção da argumentação e dos jogos de sentido explicitados nas duas cartas e nos textos produzidos em aula . Explore a argumentação construída pelo marido. Na sequência, promova a comparação com o texto I. Aborde: o formato ( a resposta do marido obedeceu ao mesmo padrão do texto da ex-esposa); a ironia presente no vocativo e na assinatura; o uso do P.S. (como uma informação menos importante, somente lembrada depois) - o tom irônico que esse recurso confere ao texto; os argumentos apresentados - definindo padrões de validação dos argumentos. Enfim, instigue a turma e promova a observação detida e minunciosa dos recursos e estratégias argumentativas e do humor nos textos.

Com essa base bem construída, solicite uma nova produção textual. Hoje, temos um recurso inserido na página do Orkut que privilegia a propaganda, a promoção de temáticas variadas (texto, evento, pessoa, atitude) e estimula a divulgação. Solicite que, em dulplas, os alunos promovam um produto, serviço, ideia, evento, comunidade ou delimite um tema que esteja em evidência no momento (copa do mundo, eleições, africanidades, biodiversidade) . Ressalte que essa produção consiste mais na exploração da imagem e na utilização de textos curtos.

http://googlediscovery.com/wp-content/uploads/orkut-publicidade2.jpg      

[acesso em 12/06/2010]

Caso a escola não disponha de computadores suficientes para a execução da atividade, solicite a produção em papel e a inserção dos textos na página do Orkut como atividade extra-classe.

Obs.: Se o grupo não tiver acesso à internet, promova um espaço de divulgação dos textos na escola. Monte um painel e exponha os textos ou, se possível, mantenha um blog ativo para a divulgação dos textos na web.

Recursos Complementares

Professor, para saber um pouco mais sobre persuasão, convencimento, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15142 

É uma proposta de aula, elaborada pela professora Fabiane de Oliveira Braga Felício, que tem por título Publicidade e propaganda: o poder de persuasão.

CITELLI, A. Linguagem e persuasão. 15ed. Série Princípios. São Paulo: ed.Ática. 2002.

ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciamento razão e emoção. 5ªed. São Paulo: Ateliê.2002.

Avaliação

Professor, avalie cada aula conforme o objetivo estabelecido. Sendo assim, avalie a percepção do aluno a respeito dos elementos constituintes da argumentação, observe, principalmente, as marcas presentes no texto que ele produziu na primeira aula.

Na segunda aula, observe a participção, a interação nas atividades coletivas, as observações feitas em sala.

Na terceira aula, avalie a proposta de reescrita, atente para as correções feitas, bem como a pertinência da nova proposta ou do texto final (veja se o aluno percebeu e utilizou recursos abordados na discussão) .

Por fim, avalie a produção da dupla, a criatividade, a utilização dos recursos (marcas presentes que remetem às estratégias estudadas).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roze, Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira , Tocantins - disse:
    linacesilva2002@yahoo.com.br

    05/02/2017

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!!


  • GEISA MARIA, Centro Educacional 30 de Junho , Bahia - disse:
    geisamol26@hotmail.com

    03/03/2016

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!! Meus alunos do 3º ano amaram. Obrigada por compartilhar!!!


  • Graciele, Colegio estadual João Durval Carneiro , Bahia - disse:
    gallcoite@hotmail.com

    15/07/2014

    Cinco estrelas

    Gostei da sugestão, aula muito bacana. Utilizarei! Parabéns!


  • Andreza, Josepha , São Paulo - disse:
    professora_andreza@hotmail.com

    08/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, utilizei esta aula com meus terceiros, eles adoraram, parabéns!! Sempre que tiver idéias novas compartilhe conosco. Grande abraço.


  • ALVINA ANTUNES SOARES, E.E.SANTOS DUMONT , Minas Gerais - disse:
    soaresalvina@yahoo.com.br

    29/08/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessantes suas aulas, vou utilizá-las em minhas turmas. Parabéns!


  • Magnólia, CE Raimundo Soares da Cunha , Maranhão - disse:
    prof.magnolia@gmail.com

    26/09/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns gostei muito de sua aula. Um desafio fazer com que o aluno perceba essa importância na produção de textos.


  • maria, COLEGIO LEITÃO , São Paulo - disse:
    mamaocommel@yahoo.com.br

    31/10/2010

    Cinco estrelas

    PARABENS!!!! ADOREI SUA AULA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.