14/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
O aluno poderá:
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de resolver fatos fundamentais da adição e de trabalhar em pequenos grupos. Assim, professor retome com os alunos operações de adição com parcelas iguais antes de propor a presente atividade.
Professor para iniciar a primeira atividade providencie a letra da música “Um elefante incomoda muita gente”. Com esta música será trabalhada a adição de parcelas iguais.
Já para a segunda atividade faça cartelas só de numerais compostos por dois e/ou três algarismos, cada aluno ou dupla deverá ter a sua. Utilize as cartelas para fazer um bingo (a forma de jogar será descrita abaixo). Para a segunda atividade utilize o caderno de Matemática para fazer o registro das atividades que serão propostas.
Veja o desenho explicativo de uma cartela com numerais compostos de dois e/ou três algarismos:
27 |
18 |
333 |
126 |
45 |
39 |
219 |
92 |
429 |
48 |
21 |
135 |
102 |
300 |
51 |
84 |
63 |
150 |
1ª Atividade – Trabalhando a música: “Um elefante incomoda muita gente”. Sessenta (60) minutos.
Professor dialogue com seus alunos sobre o animal elefante. Pergunte se já viram um elefante, se sabem: o que ele come, onde vive, qual seu peso aproximadamente, seu tamanho, qual a utilidade da tromba, dentre outros. Veja algumas informações básicas sobre os elefantes no sitio
https://www.edminuano.com.br/default.asp?acao=NOTICIA&cod_noticia=116
Em seguida apresente a letra da música “Um elefante incomoda muita gente”. Com ela você poderá trabalhar a adição de parcelas iguais. Caso não saiba cantar a música apresente apenas a letra. Você poderá registrar a letra da música na lousa e pedir que os alunos façam uma ilustração sobre a mesma. Aproveite a oportunidade para fazer leitura oral, solicite que leiam coletivamente ou individualmente.
Um elefante incomoda muita gente
(música de tradição popular, de autoria desconhecida)
Um elefante incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais.
Dois elefantes incomodam muita gente.Três elefantes incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Três elefantes incomodam muita gente.Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Quatro elefantes incomodam muita gente. Cinco elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Cinco elefantes incomodam muita gente. Seis elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Seis elefantes incomodam muita gente. Sete elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Sete elefantes incomodam muita gente. Oito elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Oito elefantes incomodam muita gente. Nove elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Nove elefantes incomodam muita gente. Dez elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
2ª Atividade- Estruturando a atividade. Sessenta (60) minutos.
Professor para realização desta atividade você deverá organizar a turma em duplas. Incentive os alunos a darem sugestão/ões de como organizar as duplas. Ressalte a importância de vivenciarmos experiências com outros colegas que não aqueles que estamos sempre muito próximo.
Você poderá utilizar dinâmica de grupo para formar as duplas. Por exemplo, escreva em uma ficha um número e em outra ficha este mesmo número por extenso. Assim, se você tiver vinte e seis alunos faça vinte e seis fichas, sendo treze com números e outras treze com a escrita por extenso destes números. Dobre as fichas, coloque-as em uma caixinha e solicite que cada aluno retire uma delas. Quando todos estiverem com suas fichas solicite que encontrem o número e a escrita do mesmo, dessa forma terá encontrado seu colega de trabalho. Se a quantidade de alunos for ímpar, poderá ter uma equipe de três elementos, neste caso não se esqueça de providenciar um trio de fichas que coincidam: poderá ser uma ficha com número, outra com escrita por extenso e por fim outra escrita em número ordinal. Veja um exemplo para turma com número impar de alunos:
13 treze décimo terceiro
Depois de definidas as duplas explique que farão um bingo. Investigue se a turma sabe o que é e como se joga bingo. Caso você considere importante poderá utilizar alguns sítios, exemplos alguns bingos postados neste portal: Bingo Cooperativo e Bingo de Letras nos respectivos sitios
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10018
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13752 , assim, você poderá vivenciar algumas experiências (se optar por esta experiência acrescente mais uma atividade para realização da atividade proposta).
Feitos os devidos esclarecimentos, distribua as cartelas e comece a cantar o bingo. Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 100+100+100; 3+3+3+3+3+3; 23+23+23+23.
Para assinalar as respostas poderá ser utilizado lápis de escrever (neste caso a cartela não poderá ser utilizada em outro momento) ou tampinhas de refrigerantes, pedrinhas, dentre outros. Ganha o jogo a dupla que preencher a cartela primeiro.
3ª Atividade – Registrando a atividade. Sessenta (60) minutos.
Professor registre a atividade no caderno de Matemática.
Faça um relatório coletivo com a ajuda dos alunos, questione o que foi feito, inclusive como foram formadas as duplas. Elabore o relatório escrevendo parágrafo por parágrafo, incentive os alunos para que participem expondo suas ideias de como elaborar as frases.
Concretizado o relatório solicite que respondam as questões:
a) Você se lembra de alguma operação que foi cantada durante a realização do bingo? Em caso afirmativo registre-a: (Aguarde que responda, no caderno, a questão apresentada. Seguidamente faça a correção a fim de continuar as próximas perguntas).
b) Qual é o nome desta operação?
c) Como a lemos esta operação?
Fique atento! Temos novidade!!!
Agora, vamos escrever uma das operações cantadas: 3+3+3+3+3+3.
Lemos esta operação da seguinte forma: três mais três mais três mais três mais três mais três mais três é igual a dezoito. Ou seja, resolvemos a situação anterior por meio da adição.
Quantas vezes nós somamos o três? (Aguardar que respondam). Somamos seis vezes.
Será que existe uma forma diferente de somar várias vezes o mesmo número? Será que tem outra operação para resolver esta situação? (Aguardar resposta).
Hoje estamos descobrindo uma nova operação. Ela se chama multiplicação. O que vocês pensam que é a multiplicação? (Aguardar resposta).
A multiplicação é uma operação utilizada para resolver muitas situações problema. Por exemplo, nós a usamos quando queremos somar várias vezes uma mesma quantidade.
Veja: 3+3+3+3+3+3= 18 6 x 3= 18
Lemos: três, mais três, mais três, mais três, mais três, mais três, mais três é igual a dezoito ou seis vezes o três é igual a dezoito.
Variações
Professor ao elaborar as cartelas de bingo você poderá ditar os numerais e os alunos deverão escrevê-los na sequência ditada. Poderá ser trabalhada individualmente ou até mesmo com grupos de quatro elementos. Você poderá utilizar o jogo pega varetas para propor atividades.
Importante
Professor a construção dos conceitos dependerá das questões que apresentará nos momentos mais adequados, levando em conta as considerações feitas pelos alunos, as situações vivenciadas por eles e seus questionamentos pessoais durante a ação. As situações-problema colocadas devem ser significativas para as crianças. O principal objetivo é permitir que os alunos elaborem por si mesmo. Neste caso estamos utilizando sentido aditivo da multiplicação – adição repetida de vários grupos iguais. Assim, valorize as soluções apresentadas pelos alunos através da linguagem espontânea entre os diferentes grupos.
Professor outras sugestões de sitios que contribuem para o enriquecimento desta atividade são: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-500425.shtml http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/todas-contas-num-punhado-so-428119.shtml
Professor permita que os participantes relatem suas opiniões sobre as atividades e expressem seus sentimentos em relação ao prazer ou desprazer em realizá-las. Durante a realização das diferentes atividades verifique se os alunos são capazes de reconhecer a multiplicação como adição de parcelas iguais, percebendo a relação existente entre adição e multiplicação, bem como se são capazes de interpretar situações que podem ser resolvidas pela soma de parcelas iguais.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2012
Quatro estrelasGostei muito das sugestões, através delas é possível desenvolver outras atividades. Muito Interessante!