Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a função destas palavras nas frases e no texto

Compreender o que são os substantivos

Diferenciar substantivos comuns e próprios

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de um trecho do livro “Simbad, o Marujo”.

Recomendo o livro "Simbá, o marujo", Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione

Estratégias e recursos da aula

Turma dividida em grupos de 4 ou 5 crianças.

1° momento

 Fazer uma breve discussão sobre o trecho lido, fazendo, em seguida, as seguintes perguntas, para que as crianças completem com as respostas.

1) Nome do reino em que nasceu Simbad ___________

2) Poderoso Marajá, proprietário dos melhores cavalos do mundo, gerados pelos cavalos do mar. _______________________

3) Porto de onde partiu Simbad no início da história. ___________________

Anotar as respostas no quadro-negro e lançar a seguinte questão.

Por que as palavras descobertas nas respostas foram escritas com letras maiúsculas? 

Pedir que cada criança escreva a sua resposta/suposição e, em seguida, leia para o grupo.

Escolher as respostas que encaminhem para o fato de todas as respostas serem nomes de pessoas ou lugares.

Registrar (no caderno) com eles, então, que estas palavras recebem o nome de substantivos próprios, porque nomeiam um elemento específico dentro de um grupo, individualizando-o e devem ser escritos sempre com a letra inicial maiúscula. Obs: Este registro é apenas uma sugestão, o ideal é que este registro seja feito com as palavras das próprias crianças.

 2° momento

Colocar no retroprojetor a capa do livro que está sendo lido e pedir que as crianças nomeiem os objetos que estão vendo nela.

 Registrar no quadro as palavras que aparecerem: castelo, casa, mar, barco, navio, homem... (entre outras).

Mostrar que estas palavras nomeiam objetos, elementos da natureza ou criados pelo homem e recebem o nome de substantivos comuns.

Registrar com eles (no caderno) o que são os substantivos comuns: aqueles que designam os seres de uma espécie de forma genérica. Obs1: Mais uma vez, é importante que o registro seja feito com as palavras de seus alunos. Obs2: Professor, traga para a discussão exemplos de frases em que apareçam substantivos abstratos, sem nomeá-los, apenas para que seus alunos percebam que estes também são substantivos.

Exercício de fixação

Adedanha em grupo

 Entregue para cada grupo uma ficha assim:

letra                              

substantivo comum

substantivo próprio

                                                     

A brincadeira funcionará assim:

Sorteie uma letra do alfabeto. Após este sorteio, cada grupo tem 1 minuto para escrever o maior número de substantivos que “encontramos na sala de aula” que comecem com a letra sorteada.  

Ao final da brincadeira, peça que cada criança, individualmente,escolha um substantivo comum e um substantivo próprio e faça uma frase no seu caderno.

Dicas e sugestões: Professor, na verdade, o uso do livro Simbad é uma escolha individual, use a história de sua escolha e adapte esta aula.  

Recursos Complementares

Professor, aqui você encontrará uma brincadeira para avaliar os conhecimentos de seus alunos a respeito dos substantivos comuns e próprios. Que tal adaptá-la para a sua turma?

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11659 

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”

Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?   

Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum   

Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva   

Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro   

Aula 5  - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema  

 Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico

Avaliação

1- Participação na aula,

2- Participação no registro coletivo,

3- Participação no jogo Adedanha

4- Leitura individual da frase escrita no caderno

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.