21/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Perceber a função destas palavras nas frases e no texto
Compreender o que são os substantivos
Diferenciar substantivos comuns e próprios
Leitura de um trecho do livro “Simbad, o Marujo”.
Recomendo o livro "Simbá, o marujo", Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione
Turma dividida em grupos de 4 ou 5 crianças.
1° momento
Fazer uma breve discussão sobre o trecho lido, fazendo, em seguida, as seguintes perguntas, para que as crianças completem com as respostas.
1) Nome do reino em que nasceu Simbad ___________
2) Poderoso Marajá, proprietário dos melhores cavalos do mundo, gerados pelos cavalos do mar. _______________________
3) Porto de onde partiu Simbad no início da história. ___________________
Anotar as respostas no quadro-negro e lançar a seguinte questão.
Por que as palavras descobertas nas respostas foram escritas com letras maiúsculas?
Pedir que cada criança escreva a sua resposta/suposição e, em seguida, leia para o grupo.
Escolher as respostas que encaminhem para o fato de todas as respostas serem nomes de pessoas ou lugares.
Registrar (no caderno) com eles, então, que estas palavras recebem o nome de substantivos próprios, porque nomeiam um elemento específico dentro de um grupo, individualizando-o e devem ser escritos sempre com a letra inicial maiúscula. Obs: Este registro é apenas uma sugestão, o ideal é que este registro seja feito com as palavras das próprias crianças.
2° momento
Colocar no retroprojetor a capa do livro que está sendo lido e pedir que as crianças nomeiem os objetos que estão vendo nela.
Registrar no quadro as palavras que aparecerem: castelo, casa, mar, barco, navio, homem... (entre outras).
Mostrar que estas palavras nomeiam objetos, elementos da natureza ou criados pelo homem e recebem o nome de substantivos comuns.
Registrar com eles (no caderno) o que são os substantivos comuns: aqueles que designam os seres de uma espécie de forma genérica. Obs1: Mais uma vez, é importante que o registro seja feito com as palavras de seus alunos. Obs2: Professor, traga para a discussão exemplos de frases em que apareçam substantivos abstratos, sem nomeá-los, apenas para que seus alunos percebam que estes também são substantivos.
Exercício de fixação
Adedanha em grupo
Entregue para cada grupo uma ficha assim:
letra |
substantivo comum |
substantivo próprio |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A brincadeira funcionará assim:
Sorteie uma letra do alfabeto. Após este sorteio, cada grupo tem 1 minuto para escrever o maior número de substantivos que “encontramos na sala de aula” que comecem com a letra sorteada.
Ao final da brincadeira, peça que cada criança, individualmente,escolha um substantivo comum e um substantivo próprio e faça uma frase no seu caderno.
Dicas e sugestões: Professor, na verdade, o uso do livro Simbad é uma escolha individual, use a história de sua escolha e adapte esta aula.
Professor, aqui você encontrará uma brincadeira para avaliar os conhecimentos de seus alunos a respeito dos substantivos comuns e próprios. Que tal adaptá-la para a sua turma?
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11659
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”
Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?
Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum
Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva
Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Aula 5 - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema
Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico
1- Participação na aula,
2- Participação no registro coletivo,
3- Participação no jogo Adedanha
4- Leitura individual da frase escrita no caderno
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/10/2014
Cinco estrelasExcelente aula!
22/02/2012
Cinco estrelassou professora e adorei a aula 1 foi muito util parabénsssssssssssss