01/10/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O espaço geográfico é aquele que as sociedades humanas ocupam, usam e transformam, interagindo-se homem e natureza. O conhecimento desse espaço é fundamental para se compreender assuntos importantes como a questão ambiental ou a desigual distribuição da riqueza na superfície da Terra. Nesse contexto, a análise de notícias constitui-se uma excelente oportunidade para compreensão do processo de produção do espaço geográfico. Os recursos pedagógicos para alcançar esse objetivos serão leituras das notícias e trabalho em dupla.
A fontes de pesquisa das notícias poderão ser: revistas, jornais, internet
Primeira Aula - A Pesquisa
Atenção: Caso sua escola não disponha de laboratório de informática, solicite aos alunos que tragam revistas e jornais da semana, tesoura cartolina e cola.
Divida a sala em duplas e solicite aos alunos a pesquisa de um texto jornalístico que pode ser encontrado em revistas ou na internet. As notícias serão escolhidas pelos alunos ou selecionadas à critério do docente. Para análise da notícia proponha os seguintes questionamentos, que deverão estar escritos no quadro:
• O quê trata a notícia?
• Quem está envolvido?
• Como ocorreu o fato retratado na notícia?
• Onde ocorreu o fato?
• Por quê ocorreu?
• Quando ocorreu?
Solicite que as duplas elaborem um resumo da notícia contemplando as questões acima especificadas.
Atenção: essa atividade deverá ser realizada no curso dessa aula e, se necessário, concluída em casa, para posterior apresentação, na aula seguinte.
Segunda Aula – elaboração de painel e apresentação dos trabalhos
Professor retome as duplas da aula anterior para a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos. Lembre-se que a geografia se propõe a analisar o processo de organização espacial de uma dada sociedade ou território. Assim, sugere-se a realização de uma análise geográfica que supere a mera localização, descrevendo os processos relacionados às notícias no sentido local-global, englobando formas, funções, estruturas e processos, ou seja, todas as dinâmicas e interações, posicionamentos e jogos de interesses envolvidos. Para isso conduza as discussões decorrentes das apresentações para a identificação:
• dos processos globais que afetam o território em questãoo;
• do(s) centro(s) econômico(s) vinculado(s) ao fato?;
• do papel desse lugar na economia mundo?;
• do jogo de forças ou interesses es tão relacionados a essas notícias?
• dos possíveis desdobramentos das mesmas?
Oriente as apresentações no sentido de que, ao final, os alunos percebam que os processos são globais. Que o lugar, qualquer que seja, concretiza, materializa as mesmas praticas. Proponha um fórum para essa discussão, como os disponíveis pelo Yahoo. Eis o link:
br.groups.yahoo.com/
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2011
Cinco estrelasadorei sua aula professora, vejo que vc é bem fundamentada e atualizada pois o seu plano de aula é moderno e de bom entendimento, pois atraves do plano se conhece o bom professor. parabens!!!
05/05/2010
Quatro estrelasadorei. .aula maravilhosa.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela escolha do tema da aula e pela seqüência lógica estabelecida no plano de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei essa aula, também gosto de trabalhar com duplas e apresentação das pesquisas pelos alunos, sempre superam nossa expectativas, sem contar com a dedicação e apresentar seus trabalhos para a classe, todos gostam de expor aquilo que fizeram...é muito gratificante. Parabéns pela excelente aula, dinâmica e dentro do contexto atual.