Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying- Caminhos e alternativas possíveis

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o conceito “bullying” e suas conseqüências no dia a dia escolar; Fazer levantamento do perfil da escola em relação ao “bullying”; Criar mecanismos na escola para combate ao “bullying”; Debater sobre a diversidade e o direito de expressão.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar sobre o que os alunos conhecem sobre o termo “bullying” .

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/bully.gif

Orientações didáticas

O clima do ambiente escolar auxilia o desenvolvimento das atividades, em contrapartida, uma escola em que o respeito à diversidade está ameaçado, há casos de violência desde física até verbal entre os alunos cabe uma medida que envolva a comunidade escolar num debate mais amplo das conseqüências destas atitudes na vida dos alunos. E na busca de alternativas que preservem a diversidade, a solidariedade e o respeito as idiossincrasias dos alunos.
A proposta parte de uma animação e sugere uma campanha pelo respeito aos colegas. Há várias sugestões de como a Internet pode disponibilizar materiais que norteiem a discussão na escola. Bom Trabalho!

Conceito: Bullying é uma violência continuada, física ou mental, praticada por um indivíduo ou grupo, diretamente contra um outro indivíduo que não é capaz de se defender por si só, na situação atual.


Seqüência Didática

Assista ao filme Lalá , a menina dos cabelos cor-de cenoura disponível no Portal do Professor.

Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura


Após a exibição do filme, abra um debate com as seguintes perguntas orientadoras:

Qual é o tema central do filme?
O que tornava Lalá diferente?
Como ela se sentia?
A intervenção da professora foi positiva, por quê?
Você já ouviu falar em “Bullying”?

Atividade de pesquisa:

Peça para os alunos pesquisarem o termo na Internet, através de um buscador, como por exemplo: www.google.com.br . Cada aluno deverá elaborar um texto de opinião sobre o tema.
Peça que os alunos troquem os textos entre si, para socializar a atividade de pesquisa.
Estimule o debate sobre os diferentes pontos de vista. 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/bully1.gif


Em Seguida assista a reportagem sobre Bullying disponível no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=mGbmqdGeokM

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/bu44.JPG

Estabeleça um paralelo com uma reportagem atual sobre o Massacre em uma escola alemã sobre um adolescente de 17 anos que assassina 15 pessoas e depois se mata a seguir.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/tim-kretschmer.jpg
Tim Kretschmer e a arma que usou.

Abra espaço para os alunos se posicionarem sobre o fato em questão.

Apresente aos alunos uma apresentação em PowerPoint sobre o tema, que está disponível no site http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/bu1.jpg

 O site ainda apresenta uma série de materiais que podem auxiliar tanto professor como aluno informarem-se sobre o tema.

Convide os alunos a iniciarem uma campanha Pró-respeito entre os estudantes.
Eles podem pedir que cada aluno da escola responda um questionário para identificar o nível de bullying na unidade.
Oriente aos alunos para explicarem o que é Bullying em cada classe e o objetivo da campanha, e que não necessidade de identificação do colega.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/bu45.JPG

Peça para os alunos tabularem as respostas de toda escola em planilha Excel e o recurso de gráficos para compartilhar as informações com a escola.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/ex1.jpg              http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/graf1.jpg

Há uma cartilha para o professor sobre Bulling que pode auxiliar no processo de tomada de decisão mediante os resultados da escola.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1890/imagens/bu43.JPG

E a escola pode aderir ao Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre estudantes no site http://www.bullying.com.br/ há o passo a passo para a escola aderir a essa campanha.
Os alunos podem convidar palestrantes para conversar com pais e responsáveis.
E criarem um fórum de debate com os representantes de classe sobre os encaminhamentos necessários durante o ano.
Divida a classe em grupos e responsabilize cada um deles pela a continuidade da campanha, por exemplo:
Grupo1- responsável por um painel sobre o tema;
Grupo 2- Coordenar o fórum de representantes de alunos;
Grupo3- Coordenar o debate entre a comunidade;
Grupo 4- Fazer seções de cinema sobre o tema e convidar um professor para mediar o debate.
Grupo 5- Aplicar ocasionalmente o questionário e tabular os dados para identificar se a campanha está dando resultados. 
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura Animação/simulação
Recursos Complementares

http://www.childsafetyaustralia.com.au/children/bullying/bullying.htm Este site está em Inglês, mas vale uma parceria com o professor de Inglês, pois ele explica de forma bem didática o bullying.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/seja-bem-vindo-423403.shtml

Avaliação
Identificar a participação no aluno no debate do filme. Avaliar a pesquisa realizada pelo aluno e como conseguiu expressar suas opiniões no texto. Identificar a participação no aluno no debate sobre o massacre na Alemanha e a consistência de seus argumentos. Verificar o empenho em realizar a aplicação dos questionários e a tabulação dos dados. Mensurar e fazer auto-avaliações entre os grupos para identificar o sucesso da tarefa coletiva. Identificar a importância que o fórum de discussão teve na escola. Avaliar o quanto as informaões vinculadas no painel ajudaram no processo de discussão da escola. Verificar a implementação de sessões de cinema para debate do tema e o número de particpantes da comunidade escolar. Fazer uma explanação dos dados dos questionários ao longo do ano para que se observe a diminuição ou extinção do bullying na escola. Aplicar uma auto-avaliação nos grupos para perceber o que eles aprenderam nesse processo. Buscar depoimentos espontâneos de alunos de outras classes que se sentiram bem com a campanha.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.