17/05/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar e perceber o ritmo correto da “batida” da corda.
Observar e compreender que o movimento de rodar a corda não está no braço e sim no punho.
Realizar uma pesquisa em casa sobre os movimentos possíveis de se executar com a corda em uma apresentação de Ginástica Rítmica.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Esta segunda aula, será iniciada pelo professor numa sala de áudio-visual, onde ele terá a oportunidade de passar para os alunos alguns vídeos de como pular corda, mostrando o movimento dos punhos na hora de rodar a corda, e os diferentes ritmos e movimentos. Esses três vídeos mostram, de forma clara, que o movimento básico de se rodar a corda não está no braço e sim no punho. E o ritmo da corda varia, de acordo com a velocidade da rotação do punho.
http://www.youtube.com/watch?v=IOM5k2rzgRM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-qyRSHHEvEo&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=p7rkR23AqvY&feature=related
Em seguida o professor mostrará outros vídeos, com alguns movimentos possíveis de serem realizados com a corda, tanto na ginástica rítmica quanto nas brincadeiras de rua.
http://www.youtube.com/watch?v=SohvHOksVrE
http://www.youtube.com/watch?v=vuMaxrw_tLE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=VpBkE7FVD_w&feature=related
Após a apresentação dos vídeos, o professor seguirá para a quadra e distribuirá uma corda para cada aluno. Em seguida o professor explicará que será realizado um "pique corda", onde o pegador e os fugitivos só pederão se deslocar, pulando corda. Quando o pegador pega um dos fugitivos, este passa a ser o pegador.
Na próxima atividade, os alunos continuarão com uma corda na mão e executarão educativos para aprender a movimentar o punho na hora de rodar a corda. O professor pedirá que eles rodem essa corda com apenas uma das mãos ao lado do corpo, utilizando apenas a rotação do punho. Depois, continuando com apenas uma das mãos, os alunos rodarão a corda, passando uma vez pelo lado esquerdo do corpo e outra pelo lado direito. Em seguida os alunos segurarão no meio da corda com as duas mãos, e rodarão as duas pontas, simultaneamente, do lado do corpo, lembrando de realizar essa rotação apenas com o punho. E por último, os alunos rodarão a corda segurando as duas pontas.
Fonte: http://imagens.portaisdamoda.com.br/gal48_3870lis.jpg
Dica: Se o professor desejar, poderá colocar, durante os exercícios com a corda, músicas com diferentes ritmos.
Como desafio, o professor dividirá a turma em grupos de cinco alunos e distribuirá duas cordas grandes para cada grupo. Dois alunos segurarão as cordas, um em cada ponta, e outro ficará no meio, pulando as cordas rodadas simultaneamente pelos dois colegas. O desafio final para cada grupo, será que todos os componentes consigam pular as duas cordas.
Fonte: http://www.zubaloo.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/cordaderua.jpg
Para finalizar a aula, o professor pedirá que a turma se divida em grupos de cinco alunos. Ele explicará que como dever de casa esses grupos terão que pesquisar movimentos possíveis para serem realizados com a corda, para que na próxima aula, seja montada uma coreografia com a corda por cada grupo, podendo ser utilizada música na coreografia. Ele explicará também que será avaliado o empenho, a criatividade, a participação de cada um e os movimentos realizados na coreografia.
Dica: O professor poderá sugerir que os alunos peçam auxílio a professora de música para sugerir algum ritmo para colocar na coreografia.
Sites: http://www.youtube.com/watch?v=IOM5k2rzgRM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-qyRSHHEvEo&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=p7rkR23AqvY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SohvHOksVrE
No final da aula o professor reunirá a turma e fará algumas perguntas para testar o conhecimento da turma sobre o assunto tratado na aula.
Perguntas:
a) Qual a articulação do corpo que é responsável por rodar a corda?
b) Qual foi o movimento realizado na aula que gerou mais dificuldade de ser executado?
c) Quais serão os critérios a serem avaliados nas coreografias da próxima aula?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!