Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vivenciando os movimentos do elemento bola da Ginástica Rítmica (aula 1)

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o elemento bola e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas.

Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execução de cada movimento.

Realizar as atividades, percebendo suas dificuldades e auxiliando os colegas quando necessário.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Caro Professor, inicie esta aula explicando que desenvolveremos atividades relacionadas com a GRD e a BOLA será o material utilizado. Em seguida, distribua uma bola para cada aluno, podendo ser de diferentes pesos e tamanhos. Cada aluno utilizará a bola como desejar, pois é importante que o aluno antes de realizar os movimentos pedidos pelo professor, familiarize-se com o objeto trabalhado na aula

Na sequência, apresente alguns desafios a serem realizados com a bola, pois no final da aula haverá um debate sobre a complexidade de cada movimento. A seguir, sugiro que o professor estimule os alunos a realizar movimentos como:

 

 Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_fNNYYtc_-cQ/SMrgKSnaTkI/AAAAAAAAAc4/M9MNUX-ZLLc/s320/sem+t%C3%ADtulo.bmp

 

  • Passar a bola por um dos braços;

 

  • Passar a bola pelos dois braços passando pelo corpo;

 

  • Quicar a bola;

 

  • Quicar a bola girando o corpo;

 

  • Quicar a bola em torno do corpo;

 

  • Jogar a bola para o alto com uma mão e pegar com a mesma mão que jogou;

 

  • Jogar a bola para o alto com uma mão e pegar com a outra mão;

 

  • Jogar a bola para o alto com as mãos e pegar de costas;

 

  • Jogar a bola para o alto de costas e pegar de frente;

 

  • Jogar a bola para o alto com uma mão e pegar com os pés, sem deixar cair no chão;

 

  • Jogar a bola para o alto com uma mão e pegar com os pés sentado ou deitado;

 

  • Jogar a bola para o alto com os pés e pegar com as mãos, em pé.

 

Professor, lembre aos alunos que o elemento BOLA na GRD é um objeto clássico e, que para uma iniciação a GRD pode facilitar muito, já que a maioria das crianças já teve alguma experiência com a BOLA.

Nessa fase da atividade proponha os seguintes desafios:
 

A - "Pessoal, tivemos a oportunidade de experimentar alguns movimentos que solicitei. Neste momento, quero que vocês criem alguns movimentos diferentes ou algumas variações dos movimentos já realizados. Iniciem, individualmente, depois podem criar movimentos em duplas e em trincas, ok?!".

 

B - "Pessoal, continuem utilizando o material da aula ( bola) e, ao sinal do meu apito vocês deverão trocar de material, porém, deverão criar situações para isso, pois, as bolas não podem cair no chão. Vamos lá, ritmo com criatividade, atenção ao som do apito".

 

 

ATIVIDADE 2

Depois dos desafios, o professor explicará que na Ginástica Rítmica também é importante equilibrar a bola com o corpo. Assim, o professor irá dividir a turma em quatro equipes. Cada equipe formará quatro colunas para ser realizado um conteste. As colunas ficarão lado a lado no final da quadra. Será colocado um cone no meio da quadra. O objetivo da brincadeira será sair da sua coluna, equilibrando a bola com a parte do corpo que o professor determinar, dar a volta no cone e entregar para o próximo da coluna, e quem receber a bola, fará a mesma coisa até que todos tenham equilibrado a bola. Sendo vencedor, a coluna que terminar primeiro. A bola poderá ser equilibrada com a palma da mão, com o dorso da mão, cabeça, ombro, nuca, etc.

 

CONTESTES

Contestes

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/13133/imagens/img293.jpg

 

DICA 1 - Professor, procure proporcionar que os alunos vivenciem a experiência de utilizar varias partes do corpo para desenvolverem essa atividade.

DICA 2 - Proponho ainda que, na sequência desta atividade, os alunos criem alguns movimentos e os demais tenham que repetí-los.

 

ATIVIDADE 3

 

Agora será realizado um jogo entre duas equipes, uma de cada lado da quadra para começar. Cada equipe deverá  escolher um jogador para ficar numa área determinada pelo professor no final da quadra do time adversário. O objetivo do jogo será trocar passes com a bola até arremessar para o colega que está colocado no final da quadra adversária. Algumas regras deverão ser colocadas: o aluno não poderá dar mais de três passes com a bola na mão; para ter a posse de bola o time deverá interceptar o passe do adversário; e fica proibido invadir a área delimitada pelo professor onde ficará o aluno escolhido anteriormente. Depois de algum tempo de jogo, o professor colocará como nova regra que quando o último passe para o jogador na área delimitada for feito de maneira não tradicional, a equipe marcará dois pontos, ao invés de um. Vencerá a equipe que marcar mais pontos, portanto, aquela equipe que for mais criativa na execução dos passes ganhará mais pontos.

 

Bola à Torre

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002207/0000026437.jpg

 

 

FINALIZANDO A AULA

Ao final da aula, reúna os alunos e estimule-os a avaliarem as atividades da aula; a participação da turma; a forma como o elemento BOLA da GRD foi desenvolvido durante a aula.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula, o professor perguntará aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na realização dos movimentos. Qual a parte do corpo que foi mais difícil de equilibrar a bola, e de como a bola pode ser utilizada nas atividades de GRD.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Robson, Donizete Braga , São Paulo - disse:
    rico2014@hotmail.com

    03/03/2014

    Cinco estrelas

    Melhor Site Que Achei Ótimo conteúdo,Todos os movimentos Qualidade do site Simplesmente Perfeito!!!!


  • ana, unigran , Mato Grosso do Sul - disse:
    aninha.beatriz2003@hotmail.com

    20/09/2013

    Cinco estrelas

    amei essa aula vou fazer com meus alunos


  • beatriz, napoleão carvalho freire , São Paulo - disse:
    biashs@hotmail.com

    10/06/2013

    Quatro estrelas

    Eu achei a aula maravilhosa pude aprender bastante sobre o assunto e também tirar as minhas duvidas. Realmente adorei foi espetacular, espero que eu possa encontra resultados assim da próxima vez.


  • amanda , a kela la , São Paulo - disse:
    amanda_18galvao@hotmail.com

    19/08/2011

    Quatro estrelas

    legal


  • Drausio Pinto Rebessi, EE Senador Adolfo Gordo , São Paulo - disse:
    drausiorebessi@ig.com.br

    15/08/2011

    Cinco estrelas

    muito boa a aula, vai me ajudar muito a preparar minhas aulas para esse bimestre.


  • Sulmar, NTE Goiania Sudoeste , Goiás - disse:
    sulmar@cultura.com.br

    04/05/2011

    Uma estrela

    Faltou especificar a "diversidade" das bolas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.