14/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o elemento bola e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas.
Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execução de cada movimento.
Realizar as atividades, percebendo suas dificuldades e auxiliando os colegas quando necessário.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1
Caro Professor, inicie esta aula explicando que desenvolveremos atividades relacionadas com a GRD e a BOLA será o material utilizado. Em seguida, distribua uma bola para cada aluno, podendo ser de diferentes pesos e tamanhos. Cada aluno utilizará a bola como desejar, pois é importante que o aluno antes de realizar os movimentos pedidos pelo professor, familiarize-se com o objeto trabalhado na aula
Na sequência, apresente alguns desafios a serem realizados com a bola, pois no final da aula haverá um debate sobre a complexidade de cada movimento. A seguir, sugiro que o professor estimule os alunos a realizar movimentos como:
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_fNNYYtc_-cQ/SMrgKSnaTkI/AAAAAAAAAc4/M9MNUX-ZLLc/s320/sem+t%C3%ADtulo.bmp
Professor, lembre aos alunos que o elemento BOLA na GRD é um objeto clássico e, que para uma iniciação a GRD pode facilitar muito, já que a maioria das crianças já teve alguma experiência com a BOLA.
Nessa fase da atividade proponha os seguintes desafios:
A - "Pessoal, tivemos a oportunidade de experimentar alguns movimentos que solicitei. Neste momento, quero que vocês criem alguns movimentos diferentes ou algumas variações dos movimentos já realizados. Iniciem, individualmente, depois podem criar movimentos em duplas e em trincas, ok?!".
B - "Pessoal, continuem utilizando o material da aula ( bola) e, ao sinal do meu apito vocês deverão trocar de material, porém, deverão criar situações para isso, pois, as bolas não podem cair no chão. Vamos lá, ritmo com criatividade, atenção ao som do apito".
ATIVIDADE 2
Depois dos desafios, o professor explicará que na Ginástica Rítmica também é importante equilibrar a bola com o corpo. Assim, o professor irá dividir a turma em quatro equipes. Cada equipe formará quatro colunas para ser realizado um conteste. As colunas ficarão lado a lado no final da quadra. Será colocado um cone no meio da quadra. O objetivo da brincadeira será sair da sua coluna, equilibrando a bola com a parte do corpo que o professor determinar, dar a volta no cone e entregar para o próximo da coluna, e quem receber a bola, fará a mesma coisa até que todos tenham equilibrado a bola. Sendo vencedor, a coluna que terminar primeiro. A bola poderá ser equilibrada com a palma da mão, com o dorso da mão, cabeça, ombro, nuca, etc.
CONTESTES
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/13133/imagens/img293.jpg
DICA 1 - Professor, procure proporcionar que os alunos vivenciem a experiência de utilizar varias partes do corpo para desenvolverem essa atividade.
DICA 2 - Proponho ainda que, na sequência desta atividade, os alunos criem alguns movimentos e os demais tenham que repetí-los.
ATIVIDADE 3
Agora será realizado um jogo entre duas equipes, uma de cada lado da quadra para começar. Cada equipe deverá escolher um jogador para ficar numa área determinada pelo professor no final da quadra do time adversário. O objetivo do jogo será trocar passes com a bola até arremessar para o colega que está colocado no final da quadra adversária. Algumas regras deverão ser colocadas: o aluno não poderá dar mais de três passes com a bola na mão; para ter a posse de bola o time deverá interceptar o passe do adversário; e fica proibido invadir a área delimitada pelo professor onde ficará o aluno escolhido anteriormente. Depois de algum tempo de jogo, o professor colocará como nova regra que quando o último passe para o jogador na área delimitada for feito de maneira não tradicional, a equipe marcará dois pontos, ao invés de um. Vencerá a equipe que marcar mais pontos, portanto, aquela equipe que for mais criativa na execução dos passes ganhará mais pontos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002207/0000026437.jpg
FINALIZANDO A AULA
Ao final da aula, reúna os alunos e estimule-os a avaliarem as atividades da aula; a participação da turma; a forma como o elemento BOLA da GRD foi desenvolvido durante a aula.
Sites: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-ritmica.php
No final da aula, o professor perguntará aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na realização dos movimentos. Qual a parte do corpo que foi mais difícil de equilibrar a bola, e de como a bola pode ser utilizada nas atividades de GRD.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/03/2014
Cinco estrelasMelhor Site Que Achei Ótimo conteúdo,Todos os movimentos Qualidade do site Simplesmente Perfeito!!!!
20/09/2013
Cinco estrelasamei essa aula vou fazer com meus alunos
10/06/2013
Quatro estrelasEu achei a aula maravilhosa pude aprender bastante sobre o assunto e também tirar as minhas duvidas. Realmente adorei foi espetacular, espero que eu possa encontra resultados assim da próxima vez.
19/08/2011
Quatro estrelaslegal
15/08/2011
Cinco estrelasmuito boa a aula, vai me ajudar muito a preparar minhas aulas para esse bimestre.
04/05/2011
Uma estrelaFaltou especificar a "diversidade" das bolas.