21/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Perceber que há diferentes linguagens das quais podemos nos apropriar para contar histórias
Articular conhecimentos prévios com as informações presentes no “texto”
Leitura do livro “Simbad, o Marujo”. História lida em capítulos.
Recomendo: "Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione
Sala de vídeo da escola
Sessão do filme: Simbad, o Marujo Trapalhão. Um filme com duração de 90 minutos, lançado em 1976, ainda antes da formação tradicional do quarteto dos Trapalhões.
Resumo: Kiko e Duda, trabalhadores de um circo, envolvem-se em uma grande confusão quando Kiko é confundido com o trapezista Simbad. O rapaz trapalhão é então raptado pelos asseclas do mágico Ali Tuffi, que já tem em seu poder o gênio da lâmpada mágica, mas precisa do trapezista Simbad para localizar a pedra filosofal com a qual tornar-se-á um homem muito rico, com muita fortuna e poder. Na tentativa de ajudar os amigos, Simbad e a namorada Luciana também terminam por ficar prisioneiros no navio dos bandidos.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbad,_o_Marujo_Trapalh%C3%A3o
Professor: É importante que você tenha contato com o material antes de apresentá-lo às crianças.
Depois de assistir ao filme, arrumar a turma em círculo e iniciar um debate.
Um proposta para tornar o debate mais interessante é preparar, para cada criança, um trio de placas presas em palito com os seguintes dizeres:
a- Concordo e quero completar a ideia do colega,
b- Discordo e quero me colocar sobre isso,
c- Tenho uma nova ideia.
Colocar as seguintes perguntas para incentivar o início do debate:
1- Quem é Kiko?
2- Por que ele foi confundido com o trapezista Simbad?
3- Segundo o filme, qual era a relação do Simbad trapezista e o Simbad marujo?
4- As histórias são iguais?
5- Se você não conhecesse a história do Simbad, o marujo, você teria condição de entender a história do filme?
6- O que as histórias têm em comum?
7- O que as histórias têm de diferentes?
8- O livro possui mais imagens ou palavras?
9- E o filme?
10- Do que você gostou mais, do filme ou do livro? Por quê?
Após o debate, separar a turma em dois grupos. Um vai recontar a história do livro e o outro vai recontar a história do filme. Depois que as histórias forem escritas, montar com cada grupo os desenhos das partes mais significativas da história. Explicar a técnica do cinema que eles irão usar, permitir que se dividam para a elaboração das atividades. Um pode ser o diretor, outros os desenhistas, outros os “montadores” do filme, outros os apresentadores...
Montar um cineminha com as crianças.
Você sabe fazer isso?
Imagine que cada grupo desenhou dez folhas. Pegue o material do primeiro grupo, numere-o e cole um no outro. Pegue dois cabos de vassoura e prenda em um a ponta inicial dos desenhos (com cola) e no outro, a ponta final dos desenhos. Enrole os desenhos no cabo de vassoura que tem o desenho número 10 colado. Em seguida, pegue uma caixa de papelão, recorte o fundo e prenda os cabos de vassoura por dentro da caixa. Comece a virar o cabo de vassoura que ficou na parte de cima, de forma que os desenhos se desenrolem a partir do número 1. A história passará como um filminho. Enquanto o filme passa, as crianças vão contando a história que escreveram. Assim, depois de muito ensaio, um grupo conta para o outro e, se for possível, podem contar para outras turmas da escola.
Caso você tenha acesso à sala de informática, você pode fotografar os desenhos e montar um filme usando um programa de computador.
Há vários programas que fazem isso. Um deles é o Picasa.
http://picasaweb.google.com.br/home
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”
Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?
Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum
Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva
Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Aula 5 - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema
Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico
1- Leitura das histórias feita pelas crianças e corrigida junto com elas,
2- Observação da articulação das crianças nos grupos,
3- Apresentação do cineminha.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!