Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber que há diferentes linguagens das quais podemos nos apropriar para contar histórias

Articular conhecimentos prévios com as informações presentes no “texto”

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura  do livro “Simbad, o Marujo”. História lida em capítulos.

Recomendo: "Simbá, o marujo" Coleção: Reencontro Infantil, Ilustrador: Mariângela Haddad, Adaptação: Edson Rocha Braga, Editora: Scipione

Estratégias e recursos da aula

Sala de vídeo da escola

Sessão do filme: Simbad, o Marujo Trapalhão. Um filme com duração de 90 minutos, lançado em 1976, ainda antes da formação tradicional do quarteto dos Trapalhões.

Resumo: Kiko e Duda, trabalhadores de um circo, envolvem-se em uma grande confusão quando Kiko é confundido com o trapezista Simbad. O rapaz trapalhão é então raptado pelos asseclas do mágico Ali Tuffi, que já tem em seu poder o gênio da lâmpada mágica, mas precisa do trapezista Simbad para localizar a pedra filosofal com a qual tornar-se-á um homem muito rico, com muita fortuna e poder. Na tentativa de ajudar os amigos, Simbad e a namorada Luciana também terminam por ficar prisioneiros no navio dos bandidos.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbad,_o_Marujo_Trapalh%C3%A3o 

Professor: É importante que você tenha contato com o material antes de apresentá-lo às crianças.

Depois de assistir ao filme, arrumar a turma em círculo e iniciar um debate.

Um proposta para tornar o debate mais interessante é preparar, para cada criança, um trio de placas presas em palito com os seguintes dizeres:

a- Concordo e quero completar a ideia do colega,

b- Discordo e quero me colocar sobre isso,

c- Tenho uma nova ideia.

Colocar as seguintes perguntas para incentivar o início do debate:

1-      Quem é Kiko?

2-      Por que ele foi confundido com o trapezista Simbad?

3-      Segundo o filme, qual era a relação do Simbad trapezista e o Simbad marujo?

4-      As histórias são iguais?

5-      Se você não conhecesse a história do Simbad, o marujo, você teria condição de entender a história do filme?

6-      O que as histórias têm em comum?

7-      O que as histórias têm de diferentes?

8-      O livro possui mais imagens ou palavras?

9-      E o filme?

10-   Do que você gostou mais, do filme ou do livro? Por quê?

Após o debate, separar a turma em dois grupos. Um vai recontar a história do livro e o outro vai recontar a história do filme. Depois que as histórias forem escritas, montar com cada grupo os desenhos das partes mais significativas da história. Explicar a técnica do cinema que eles irão usar, permitir que se dividam para a elaboração das atividades. Um pode ser o diretor, outros os desenhistas, outros os “montadores” do filme, outros os apresentadores...

Montar um cineminha com as crianças.

Você sabe fazer isso?

Imagine que cada grupo desenhou dez folhas. Pegue o material do primeiro grupo, numere-o e cole um no outro. Pegue dois cabos de vassoura e prenda em um a ponta inicial dos desenhos (com cola) e no outro, a ponta final dos desenhos. Enrole os desenhos no cabo de vassoura que tem o desenho número 10 colado. Em seguida, pegue uma caixa de papelão, recorte o fundo e prenda os cabos de vassoura por dentro da caixa. Comece a virar o cabo de vassoura que ficou na parte de cima, de forma que os desenhos se desenrolem a partir do número 1. A história  passará como um filminho. Enquanto o filme passa, as crianças vão contando a história que escreveram. Assim, depois de muito ensaio, um grupo conta para o outro e, se for possível, podem contar para outras turmas da escola.

Recursos Complementares

Caso você tenha acesso à sala de informática, você pode fotografar os desenhos e montar um filme usando um programa de computador.

Há vários programas que fazem isso. Um deles é o Picasa.

http://picasaweb.google.com.br/home 

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “As mil e uma noites”

Aula 1- Interpretando texto – Quem foi Sherazade?   

Aula 2 – Simbad, o Marujo – Substantivo próprio e comum   

Aula 3 – Simbad, o Marujo – Adjetivo e locução adjetiva   

Aula 4 – Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro

Aula 5  - Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema   

Aula 6 – Simbad, o Marujo – Produção de texto fantástico

 

Avaliação

1-      Leitura das histórias feita pelas crianças e corrigida junto com elas,

 2-      Observação da articulação das crianças nos grupos,

3-      Apresentação do cineminha.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.