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Present Perfect e Simple Past

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a relacionar e identificar as diferenças dos tempos verbais Simple Past e Present Perfect através de situações descritas em Headlines (títulos de manchetes de jornais)

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve saber usar o Simple Past para expressar ações que aconteceram no passado e já acabaram, bem como o auxiliar DID para peguntas e frases negativas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Relate situações que aconteceram com você usando o Simple Past. Conte sobre uma viagem que você fez, ou uma compra que realizou, ou uma ação corriqueira que aconteceu e já acabou.

Um exemplo:   

1-     “ I went to the bank and the line was very long. I saw a friend of mine and I asked her to pay the bill for me.”

Relate uma outra situação, dessa vez usando o Present Perfect (fale sobre o trabalho que você tem realizado na escola, algum livro que você tem lido, um lugar que você tem ido com certa frequência).

Um exemplo:

2-      “ A politician of my city has used public money to buy houses.”    

Escreva, no quadro, frases dos dois exemplos que você usou. Pergunte aos alunos:   

“What are the differences between sentences 1 and 2?   

Depois que eles expressarem suas opiniões, complemente a explicação reforçando que, gramaticalmente, a sentença 1 mostra uma ação que começou e terminou no passado. Por isso, usou-se o Simple Past. Já a sentença 2, possui uma conexão com o presente. Ao usar o Present Perfect, fica claro que o ato de usar dinheiro público começou no passado, mas, não terminou.   

Questione os alunos:   What sorts of situations have been happened with you?   

Dê a eles alguns miniutos para organizar as idéias e elaborar respostas. Incentive-os a usar a língua alvo, o máximo que puderem. Ajude-os com o que for necessário. Anote no quadro e repita o esclarecimento dado por você, anteriormente.   

Para mais informações sobre as diferenças entre os dois tempos verbais estudados durante esta sequencia, acesse:

http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/StudyZone/410/grammar/ppvpast.htm 

http://www.alunosonline.com.br/ingles/difereca-present-perfect-e-simple-past/   (acesso 16/04/10)      

Aula 2

Apresente aos alunos a seguinte headline:   

A bomb in South Afghanistan has killed three people.   

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/south_asia/8622940.stm (16/04/10)    

Pergunte:   

What has happened in South Afghanistan?   

Os alunos deverão responder de acordo com a informação dada na headline e com o conhecimento deles sobre o assunto. Provoque uma discussão sobre o que pode ter acontecido. Se eles usarem a língua materna para se expressarem, ajude-os a dizer o mesmo na língua alvo.

Sugestão: Recorte de revistas e jornais antigos mais headlines que possam ser usadas durante este momento da aula.   

Depois, apresente mais uma headline:   

Sexual abuse issue raised as Pope Benedict visits Malta.   

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/8627429.stm (acess:16/04/10)    

Novamente questione os alunos:   

What happened in the situation above?   

Após a apresentação dessas headlines, mostre aos aprendizes quais as características desse gênero:

HEADLINE (manchete, chamada, entrada, vinheta, título): "pode se referir ao título principal, de maior destaque, em letras grandes, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante entre as notícias ou reportagens contidas na edição ou ao título de maior destaque no alto de cada página. Geralmente é um enunciado breve mas de grande força enunciativa que chama a atenção do leitor para o fato de maior destaque e até pode atrair o leitor para a leitura da matéria jornalística destacada. Como enunciado curto e objetivo, sintetiza com precisão a informação mais importante do texto e sempre procura expressar o aspecto mais específico do assunto, não o mais geral. Por essa característica fundamental, a manchete/título é uma espécie de link que o leitor tem para decidir se vai ler ou não o texto integral." (Fonte: COSTA, S. R. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008. p129)

Visite: http://modernl.com/article/how-to-write-great-headlines  (acesso:16/04/10) para outras informações a respeito de como se produz uma headline.    

Aula 3   

Produção de headlines sobre o que acontece na comunidade na qual a escola está inserida.   

Incentive os aprendizes a produzirem headlines sobre a comunidade em que vivem ou sobre a comunidade da escola. Divida a sala em grupos (5 a 7 pessoas). Cada grupo fará no mínimo 5 headlines a respeito dos temas que geralmente aparecem em um jornal: esporte, saúde, polícia, etc. Faça um sorteio desses temas.Se necessário, acesse novamente o site sugerido para criação de headlines para melhor guiar os alunos na tarefa.Encoraje-os a usarem os tempos verbais Simple Past e Present Perfect. Ao falarem de fatos já consumados devem usar o simple Past, porém, para acontecimentos com relação com o presente, devem usar o Present Perfect.     

Monte uma exposição dessas notícias.  

Recursos Complementares
Avaliação

A aula 3 deve ser usada como instrumento de avaliação. O ponto principal que deve ser observado é o uso correto das formas verbais estudadas. Considere também a adequação dos aprendizes ao produzirem headlines sobre a  comunidade em que estão inseridos. Criatividade e engajamento devem ser analisados. Para a produção escrita, siga os seguintes passos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.

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