Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a usar both/either/neither

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá como usar as expressões both, either e neither em situações autênticas de comunicação.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve mostrar/relembrar qual a melhor maneira de falar sobre preferências e opiniões. Para isso, ele deve trabalhar expressões como "I think...", "In my opinion...", "I agree that...", "I don't agree with...", "In my point of view...". Faça perguntas ou afirmações associadas a temas de interesses dos seus alunos e peça-os para concordar ou discordar, sempre incentivando a justificativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Mostre as seguintes imagens para seus alunos (ou outras imagens semelhantes que você tenha disponível - imagens de um Pit Bull e de um Rottweiller).

Figura 1:

Pit bull

Fonte: http://gusvato.files.wordpress.com/2008/07/pitbull.jpg (acesso:17/04/10) 

Figura 2:

Rottweiller

Fonte: http://www.dogsindepth.com/working_dog_breeds/images/rottweiler_id73.jpg (acesso:17/04/10) 

Escreva no quadro: “Both dogs are brave and strong.”

Pergunte aos alunos:

“Do  you agree with me?”   

Neste momento, eles provavelmente vão responder YES. Mostre a eles a resposta completa: "Yes, I agree with you."

Figura 3:

Praia

Fonte: http://4cuisinart-resort.com/1LG-cusinart-resort-sandy-beaches.jpg (acesso:17/04/10) 

Figura 4:

Praia

Fonte: http://www.destination360.com/australia-south-pacific/guam/images/s/guam-beaches.jpg (acesso:17/04/10) 

Relate aos seus alunos que um amigo perguntou a você:

Which one would you like to visit?

(explique a expressão WOULD LIKE aqui, caso eles não a conheçam - WOULD LIKE = gostaria)

E você respondeu:  

I don’t mind. Either of them are wonderful!   

Figura 5

White Chocolate 

Fonte: http://ronaldorossi.com.br/blog/wp-content/uploads/chocolate%20branco.jpg (acesso:17/04/10) 

Figura 6:

Black Chocolate 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_WbDewSSIjdY/SpHJw0c8q1I/AAAAAAAAAbY/ujau3gsnl5w/s320/chocolate+negro.jpg (acesso:17/04/10) 

Diga a eles que o mesmo amigo perguntou a você: "Which one do you prefer ?"

E você respondeu: I don’t like neither of them. (Se não for o seu caso, use figuras que se aplicam a você).

Crie outros exemplos a partir de coisas da sala de aula e de situações que os alunos vivem no dia a dia.

Após mostrar as figuras aos alunos, reforce as palavras BOTH, EITHER e NEITHER e verifique a compreensão deles, questionando-os sobre o que eles perceberam em relação ao uso das palavras nas frases que você usou como exemplo.  Faça com que eles expliquem o que entenderam, reúna as informações no quadro e deixe-as como referência.

(Acesse: http://esl.about.com/od/grammarintermediate/a/cm_bothand.htm e http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-4826.php   (acesso: 17/04/10) para mais informações sobre o assunto.)   

Recorte várias figuras de jornais e revistas, que possam ser relacionadas como nos exemplos acima, divida a sala em grupos e peça aos aprendizes que formulem sentenças, baseadas nas figuras, e apresentem aos colegas de sala.

 Observação: Durante a apresentação das sentenças formuladas pelos alunos, anote os possíveis erros para usá-los como referência na aula 2.

Aula 2

Revise com os alunos o significado e a forma correta de usar as expressões: both/ neither/ either.

Após revisar as diferenças entre as três expressões, peça aos alunos que produzam mais exemplos. Deixe-os à vontade para isso. Dessa forma, a aprendizagem será mais fixada. Divida a sala em 3 grupos. Vá ao laboratório de informática e acesse os quizzes referentes ao uso de BOTH/NEITHER/EITHER: Verifique os endereços:

Grupo 1 ficará com: http://www.usingenglish.com/quizzes/52.html 

Grupo 2 ficará com: http://www.myenglishgrammar.com/english/exercise-20--either-and-neither.html 

Grupo 3 ficará com: http://perso.wanadoo.es/autoEnglish/gr.both.i.htm 

Sites acessados em: 17/04/10

Estipule um tempo para que os alunos façam as questões. Premie de alguma forma o grupo que terminar em primeiro lugar, com todas as questões corretas.

Sugestão: Se não houver possibilidade de acesso a internet na sua escola, reproduza os questionários em folhas A4. Distribua as mesmas aos alunos e faça a competição da maneira indicada acima.

Observação: Faça uma etapa 2 desta brincadeira. Depois que os grupos resolverem suas questões, se achar conveniente, peça que faça as perguntas aos colegas de outros grupos. Como são três quizzes diferentes, não há possibilidade de cola entre as equipes. O grupo que mais acertar as questões feitas pelo outro grupo, ganha esta fase.   

Atenção: Corrija sempre qualquer erro que os alunos cometam.

Aula 3

Durante esta aula incentive seus alunos a encontrarem grupos de pessoas com os mesmos interesses deles. Deixe claro que eles vão produzir cartazes para uma exposição sobre as preferências da sala. Para que os grupos se formem, instrua-os a perguntarem aos amigos qual é a comida favorita deles, qual o tipo de música que gostam ou não gostam, etc. Enfim,tudo que for em comum entre os alunos deve ser levado em conta. Figuras devem constar nos cartazes para efeito de ilustração e capricho.

Veja os passos que devem ser seguidos para a formulação desses cartazes:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.

Observação: Determine uma aula para que esses trabalhos sejam expostos. Convide a comunidade escolar para visitarem a exposição.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula deverá ser feita através das produções escritas e orais (o cartaz e a apresentação dele). Durante a aula 2, a sugestão de avaliação é a etapa 2 da brincadeira descrita. A interação aluno/aluno é importante para a formação desses aprendizes. A produção escrita é determinada pelos cartazes. Observe os passos a serem seguidos em uma produção escrita e avalie o desempenho e interesse de cada aluno e de cada grupo durante a atividade.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jojo, Lima , Minas Gerais - disse:
    jojo@hotmail.com

    26/01/2012

    Três estrelas

    Na última " I don't like neither of them." Não seria mais correto " I don't like either of them"? Pois a sentença está na forma negativa e pelo o que eu sei não se pode usar "neither" em uma frase negativa. Eles não negam duas vezes. Estou errada? Fiquei confusa agora!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.