01/07/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Identificar, a partir de vídeos na televisão ou internet, diferentes tipos de quadras utilizadas nos torneios de tênis e suas especificidades.
Identificar as técnicas empregadas pelos jogadores em uma partida de tênis: forehand, backhand, voleio, saque.
Compreender a contagem do jogo de tênis e suas especificidades.
Conhecer o nome dos principais fundamentos do jogo de tênis - forehand, backhand, voleio, smash e saque.
Caro professor, essa aula faz parte do plano de unidade, que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o tema será o desporto Tênis. O objetivo central da aula é que os alunos sejam capazes de dialogar com o desporto tênis ao assistir uma partida pela televisão.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18375
Atividade 1: Essa aula será realizada na sala de vídeo ou laboratório de informática da escola. Inicialmente o professor apresentará 3 vídeos para os alunos. Ao final da exibição, os alunos deverão responder 2 perguntas:
1) quais tipos de quadra foram observadas nos vídeos?
2) quais as características de cada quadra?
Um debate será mediado pelo professor com o objetivo de destacar as diferenças entre os três principais tipos de quadra de tênis: cimento, grama e saibro. O debate deverá caminhar para destacar:
1) a velocidade do jogo em cada quadra;
2) os estilos de jogo que melhor se adaptam a cada quadra;
3) os golpes mais importantes em cada quadra.
Saibro: http://www.youtube.com/watch?v=LwW1GHV5nik&feature=related
Grama: http://www.youtube.com/watch?v=mc5gMXnh2uM&feature=related
Cimento: http://www.youtube.com/watch?v=QRo72MUUZnE
O último vídeo chamado “batalha das superfícies” explicita os diferentes desafios que cada jogador enfrenta ao tentar se adaptar a uma nova superfície de jogo. Cada um dos atletas dessa partida é especialista em um tipo de quadra, a saber Rafael Nadal – canhoto – é campeão nas quadras de saibro e Roger Federer – destro – é multicampeão nas quadras de grama.
DICA: Caro professor peça aos alunos para mapearem no bairro da escola ou nos bairros próximos locais que possuam quadras de tênis. Há quadras de tênis públicas na sua cidade? Elas estão mais presentes em praças públicas ou em clubes privados? Essa escassez de locais públicos para a prática do tênis ou outras modalidades pouco populares pode ser fruto de debates na sala. Como popularizar uma nova prática esportiva? Quais os investimentos devem ser priorizados pelo poder público?
Batalha das Superfícies: Grama e Saibro – desafio especial http://www.youtube.com/watch?v=z8Biz3P9u94
Atividade 2: Nessa atividade, os alunos deverão identificar, em dois vídeos selecionados pelo professor, os fundamentos presentes ao longo dos pontos. Nessa atividade, os alunos deverão indicar ao longo das trocas de bola, quais fundamentos os atletas estão utilizando. O professor deverá reprisar os vídeos várias vezes para que os alunos possam identificar os diferentes fundamentos utilizados pelos jogadores em cada jogada.
Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=cN2bu-2ZvyM&feature=related
Sequência de: a) saque, b) devolução de saque de (backhand), c) aproach de forehand, d) lob de backhand.
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=zZJtP7M589s&feature=related
Sequência de: a) saque, b) devolução de saque de forehand, c) forehand, d) forehand, e) forehand, f) aproach de forehand, g) backhand, h) voleio, i) forehand, j) backhand, l) forehand, m) backhand.
Atividade 3:
Os alunos deverão ler os textos indicados pelo professor nos sites:
http://www.lattinmedia.com.br/torneiosdetenis/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=38
http://cbtenis.uol.com.br/Arquivos/Download/Upload/55.pdf
Após a leitura o professor irá realizar uma série de perguntas:
1) quantos pontos são necessários para um jogador ganhar um "game"? (resposta quatro)
2) quantos "games" são necessários para o jogador ganhar um "set"? (resposta seis)
3) por fim, quantos pontos são necessários para completar um "set"? (resposta vinte e quatro pontos)
Estimule os alunos a compararem o sistema de pontuação do tênis com outras modalidades mais populares, como por exemplo o basquete. Explicite a diferença entre modalidades esportivas que tem o tempo como elemento limitador das partidas (por exemplo, futebol ou basquete) e outras modalidades que não possuem limite de tempo para o término das partidas (por exemplo, tênis ou vôlei). Para uma pesquisa sobre as regras do tênis e do basquete ver os sites indicados abaixo:
http://www.fbtenis.com.br/docs/regrasFBT.pdf
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp
Jogo quadra de saibro:
http://www.youtube.com/watch?v=LwW1GHV5nik&feature=related
Jogo quadra de grama:
http://www.youtube.com/watch?v=mc5gMXnh2uM&feature=related
Jogo quadra de cimento:
Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de:
1) identificar, ao longo de uma partida, as técnicas empregadas pelos jogadores nas rebatidas. Relembre os vídeos dos jogos assistidos ao longo da aula e faça uma revisão dos fundamentos existentes na prática do tênis.
2) identificar os diferentes tipos de quadra nos torneios de tênis e os estilos de jogo que melhor se adéquam a cada uma das superfícies. Quais dos três tipos de quadra (saibro, cimento ou grama) torna o jogo mais rápido/acelerado? Qual torna o jogo mais lento? Como a característica do piso influencia a forma dos atletas jogarem?
3) descrever o sistema de pontuação no tênis compreendendo o que é um "game" e um "set".
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!