Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESAFIOS COM NOSSO ALFABETO E OUTRAS FORMA GRÁFICAS

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a identificação e organização do nosso alfabeto: uso de letra maiúscula, uso de letra minúscula, com apresentações diferentes grafias diferentes, ou seja, letra de forma e letra cursiva.  

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer, identificar o alfabeto e dar nome às letras.

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas terão a finalidade de propiciar à criança o reconhecimento da organização do nosso alfabeto, em situações diversas e com grafias diferentes, além de propiciar  a  percepção do aprendiz  com relação às situações de uso das letras maiúsculas e minúsculas.

Para iniciar, prepare para cada dupla de trabalho, um alfabeto maiúsculo em letra de forma. Este material deve ser de tamanho médio a grande, sugiro trabalhar com a folha tamanho A4.  Divida a folha em quatro partes. Registre então, as letras do alfabeto a mão, com um canetão ou mesmo no computador, acrescente também, alguns símbolos como &, @, %, €, β, ∑, ∞, #, !, ?, etc.  

 Inserir estes símbolos tem por finalidade desafiar a criança a identificar o que de fato compõe nosso alfabeto, no caso as letras. Coloque algumas letras em minúsculo e/ou com grafia diferente, como  a cursiva.  

 1-    Trabalhe oralmente o alfabeto. Solicite que recitem três vezes coletivamente.

 2 - Solicite que recitem para que você professor(a) faça o registro no quadro. Em seguida, peça que leiam na ordem. Na seqüência, faça alguns desafios perguntando de modo alternado o nome de algumas letras.

3 - Com os cartões em mãos, a dupla deverá deixar o alfabeto em ordem e  separar o que julgarem não fazer parte do mesmo.

 No caso, da turma não possuir o domínio adequado, deixe no quadro o registro realizado na atividade 2, como orientação.

4 – Acrescente aos símbolos e ao alfabeto maiúsculo, um alfabeto completo com letras minúsculas, que poderá ser com letra de forma, cursiva ou em outro modelo. Nesta atividade, solicite também que façam a organização e que observem o que houve de novidade.

É esperado que o grupo chegue à conclusão que houve um novo “modelo” de alfabeto,  e que as mesmas letras podem ser escritas de formas diferentes. Oriente uma conversa, que vise problematizar o uso de letras maiúsculas e minúsculas, as formas e tamanhos diferentes de escrever as mesmas letras e porque isso ocorre.  Folhetos de propaganda  e outros materiais de usos social podem auxiliar nesse tipo de análise.

5 - Para trabalhar o entendimento do uso da letra maiúscula e minúscula e também as forma e tamanhos utilizados, organize uma pesquisa de observação ainda em dupla. Como material de observação, ofereça às crianças, jornais, livros, revistas, panfletos, embalagens, entre outros.

 a)    As crianças deverão observar e identificar quando e onde encontramos letras maiúsculas, minúsculas e o que normalmente orienta o uso diferente de formas e tamanhos das letras.

b)    Através de uma exposição oral os grupos deverão apresentar suas conclusões.

Sugiro, que a fim de sistematizar a experiência, que se produza um registro coletivo das idéias principais, no quadro/lousa para que todos possam anotar no caderno.

É esperado nesta atividade, que as crianças concluam que sempre que iniciamos frases ou escrevemos nomes de pessoas e lugares, é usada a letra maiúscula. Seguida da letra maiúscula que é inicial, sempre vem letras minúsculas, sendo estas utilizadas também em palavras no “meio” de frases. Sobre tamanhos e formas, é importante que compreendam que títulos, capas de livros, produtos, propagandas e outros utilizam deste recurso para destacar, para chamar a atenção do leitor.   

6– Escolha um texto, poesia ou história que se identifique  com a turma ou com outros trabalhos que esteja realizando e direcione as questões a seguir:

 a)    Junto com seu professor(a) acompanhe a leitura do texto.  

  b)    Circule com lápis de colorir vermelho as palavras que devem ser iniciadas com letra maiúscula e copie nas linhas abaixo:

 _____________________                 _____________________            _____________________                 _____________________

c)    Colora o título e nome do(a) autor(a) do texto    

d)    Registre, pelo menos quatro das palavras que você conseguir ler sozinho(a).

 _____________________                 _____________________             _____________________                 _____________________

Recursos Complementares

Para complementar seus estudos, conheça o texto da pesquisadora Isabel Cristina da Silva Frade (Fae-UFMG), que encontra-se disponível, no endereço http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/50.pdf (consulta em 19 de abril de 2010) .

Avaliação

Ao final dessa sequência didática os aprendizes deverão estar mais atentos ao uso da letra maiúscula e minúscula, pelo menos no uso da letra maiúscula nos nomes próprios e no início de frases. Deverão também saber nomear as letras do alfabeto. É importante também que já estejam realizando observações quanto à adequação do tamanho e tipo das letras como no uso social do suporte que analisaram (material de circulação social sugerido na atividade).  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Suzana, Escola Nucleo , Minas Gerais - disse:
    suzanadrumond@gmail.com

    18/05/2010

    Quatro estrelas

    Achei este artigo muito bom. Espero que em sala de aula funcione, pois vou utilizá-lo nos proximos dias. Gostaria de saber tb de voces têm ai um modelo de aula para Substantivos, teria que ser uma aula bem estimulante pois as salas nas quais leciono são super lotadas, poucos alunos que têm interesse, a escola é estadual em uma periferia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.